???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7828
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Formação de professores formadores e construção de sentidos : uma meta-análise sobre o processo formativo
???metadata.dc.creator???: Ferreira, Isabel Cristina Fernandes 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bissoli, Michelle de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Garcia, Fabiane Maia
???metadata.dc.contributor.referee3???: Peixoto, Reginaldo
???metadata.dc.contributor.referee4???: Mello, Suely Amaral
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese apresenta os resultados da pesquisa de doutorado inserida na Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. A pesquisa “Formação de professores formadores e construção de sentidos: uma meta-análise sobre o processo formativo” sustenta-se no entendimento de que os sentidos da formação e da atividade docentes são plurais e construídos historicamente e na necessidade de investir na formação do professor formador de modo comprometido com a efetivação de propostas emancipatórias que superem a dicotomia entre vida, formação e profissão. Os objetivos do trabalho são: compreender como a reflexão sobre as vivências presentes nas biografias (vida, formação e atuação docentes) dos professores formadores, mediada pela Arte, possibilita a construção de sentidos acerca da atividade docente; analisar as vivências presentes nas biografias (vida, formação e atuação) dos professores formadores e sua influência sobre a atribuição de sentidos acerca da formação docente; e refletir sobre como o processo formativo mediado pela pesquisa possibilita a tomada de consciência do professor formador em relação a sua formação. O estudo embasa-se na Teoria Histórico-Cultural, na perspectiva do Materialismo Histórico-Dialético. A pesquisa, de cunho formativo, realizou-se com quatro professores formadores de um Curso de Licenciatura em Pedagogia de uma Universidade pública da cidade de Manaus, AM atuantes em componentes curriculares relacionados à Infância. A estrutura organizativa constituiu-se de seis Encontros realizados de abril de 2018 a fevereiro de 2019, sendo o primeiro para a apresentação da pesquisa e dos sujeitos, quatro para as reflexões mediadas sobre as vivências na infância, na Educação Básica, na formação profissional institucionalizada e na atuação docente, selecionadas como aspectos constituintes da concreticidade da formação de professores e, o último, para a reflexão sobre as vivências nos/dos Encontros. Os dados produzidos foram textos escritos pelos participantes a partir de roteiros; autoapresentação; imagens fotográficas; e gravações de áudio das participações nas Rodas de Conversa, que foram registrados no caderno de campo da pesquisadora. A sistematização e a análise dos dados acompanharam toda a investigação. A formação de professores formadores, como resultado de um processo organizado intencionalmente, requer a reflexão sobre as vivências que marcam a biografia de cada um. Quando revisitadas e tomadas como objeto de reflexão, as vivências de cada sujeito geram a possibilidade de construção de sentidos à docência e à formação.
Abstract: This thesis presents the results of the doctoral research inserted in the Research and Formation Research Line of the Educator Facing the Amazon Challenges of the Post Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas. The research “Training of trainers teachers and construction of meanings: a meta-analysis of the training process” is based on the understanding that the meanings of teacher training and activity are plural and historically constructed and on the need to invest in training teacher in a way committed to the effectiveness of emancipatory proposals that overcome the dichotomy between life, training and profession. The aims of the work are: to understand how the reflection on the experiences present in the biographies (life, formation and teaching performance) of teacher educators, mediated by Art, allows the construction of meanings about the teaching activity; to analyze the experiences present in the biographies (life, training and performance) of teacher educators and their influence on the attribution of meanings about teacher education; and reflect on how the formative process mediated by the research makes the teacher educator aware of his training. The study is based on Historical-Cultural Theory, from the perspective of Historical-Dialectic Materialism. The research, of a formative nature, was carried out with four teachers who formed a Pedagogy Degree Course at a public University in the city of Manaus, AM working on curricular components related to Childhood. The organizational structure consisted of six meetings held from April 2018 to February 2019, the first being for the presentation of research and subjects, four for mediated reflections on childhood experiences, in Basic Education, in institutionalized professional training and in teaching activities, selected as constitutive aspects of the concreteness of teacher training and, the last, for reflection on the experiences in / of the meetings. The data produced were texts written by the participants from scripts; self-presentation; photographic images; and audio recordings of the participations in rounds of conversation, which were recorded in the researcher's field notebook. The systematization and analysis of the data accompanied the entire investigation. The training of teacher educators, as a result of an intentionally organized process, requires reflection on the experiences that mark each one's biography. When revisited and taken as an object of reflection, the experiences of each subject generate the possibility of building meanings for teaching and training.
Esta tesis presenta los resultados de la investigación doctoral insertada en la Línea de Investigación Formación y Praxis del Educador frente a los desafíos amazónicos del Programa de Posgrado en Educación de la Universidad Federal de Amazonas. La investigación "Formación de profesores formadores y construcción de sentidos: un metanálisis del proceso de formación" se basa en la comprensión de que los sentidos de la formación y la actividad docente son plurales e históricamente construidos y la necesidad de invertir en formación del profesor formador de manera comprometida con la realización de propuestas emancipatorias que superen la dicotomía entre vida, formación y profesión. Los objetivos del trabajo son: comprender cómo la reflexión sobre las experiencias presentes en las biografías (vida, formación y desempeño docente) de los profesores formadores, mediada por el arte, permite la construcción de sentidos sobre la actividad docente; analizar las experiencias presentes en las biografías (vida, capacitación y desempeño) de los profesores formadores y su influencia en la atribución de sentidos sobre la formación docente; y reflexionar sobre cómo el proceso formativo mediado por la investigación hace que el profesor formador sea consciente de su formación. El estudio se basa en la Teoría Histórico-cultural, desde la perspectiva del Materialismo histórico-dialéctico. La investigación, de carácter formativo, se llevó a cabo con cuatro profesores formadores del Curso de Pedagogía de una Universidad pública de la ciudad de Manaus, AM, trabajando en componentes curriculares relacionados con la infancia. La estructura organizativa consistió en seis reuniones celebradas entre abril de 2018 y febrero de 2019, la primera para la presentación de investigaciones y de los sujetos, cuatro para reflexiones mediadas sobre experiencias infantiles, en Educación Básica, en capacitación profesional institucionalizada y en el desempeño docente, seleccionados como aspectos constitutivos de la concreción de la formación de profesores y, por último, para la reflexión sobre las experiencias en / de los encuentros. Los datos producidos fueron textos escritos por los participantes a partir de guiones; auto- presentación; imágenes fotográficas; y grabaciones de audio de las participaciones en las ruedas de conversación, que fueron registradas en el cuaderno de campo de la investigadora. La sistematización y el análisis de los datos acompañaron toda la investigación. La formación de profesores formadores, como resultado de un proceso intencionalmente organizado, requiere una reflexión sobre las experiencias que marcan la biografía de cada uno. Cuando se revisan y se toman como objeto de reflexión, las experiencias de cada sujeto generan la posibilidad de construcción de sentidos para la enseñanza y la capacitación.
Keywords: Professores - Formação - Manaus (AM)
Professores
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Formação de professores formadores
Vivências
Biografia
Teoria Histórico-Cultural
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FERREIRA, Isabel Cristina Fernandes. Formação de professores formadores e construção de sentidos : uma meta-análise sobre o processo formativo. 2020. 305 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7828
Issue Date: 18-Feb-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_IsabelCristinaFernandesFerreira_PPGE.pdf3.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons