???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7841
???metadata.dc.type???: Tese
Title: PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores
???metadata.dc.creator???: Sales, Clotilde Tinoco 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Thomé, Zeina Zeina Rebouças Correa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Molin, Beatriz Helena Dal
???metadata.dc.contributor.referee2???: Lima, Roceli Pereira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Costa, Carlos Rubens de Souza
???metadata.dc.contributor.referee4???: Castro Junior, Alberto Nogueira de
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo insere-se no campo das pesquisas que abordam a formação continuada de professores alfabetizadores mediada pelas novas tecnologias da informação e comunicação – TIC’s, tendo como foco o acompanhamento pedagógico a distância. Investiga o processo de acompanhamento didático da formação continuada de professores no âmbito do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC no estado do Amazonas. Analisa o uso de Ambiente Virtual (AV) concebido e desenvolvido numa perspectiva construtivista pela equipe do Centro de Formação Continuada, Desenvolvimento de Tecnologia e Prestação de Serviços para as Redes Públicas de Ensino (Cefort) da Faculdade de Educação (Faced) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Identifica as motivações para a utilização das TIC’s e as implicações para superar os obstáculos do acompanhamento pedagógico em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as) nos 62 municípios do estado do Amazonas. Ressalta que implementar programas de formação continuada para professores (as) da educação básica em rede nacional e local com a abrangência do PNAIC num estado com a dimensão territorial do Amazonas requer o conhecimento de suas singularidades locais como o acesso à grande maioria dos municípios por via fluvial percorrendo longas distâncias. Discute que o atendimento da segunda meta do programa de formação através do acompanhamento pedagógico das atividades extrassala e em serviço dos (as) orientadores (as) de estudo e alfabetizadores (as), exigiu da gestão do PNAIC no âmbito da Cefort/Faced/Ufam a criação de novas estratégias de mediação com o desenvolvimento das Salas ambientes Virtuais customizadas na plataforma Moodle. Fundamenta-se nos estudos de Pierre Lévy sobre as tecnologias da inteligência mediadas por ambiente virtual. Tem como método a cartografia pesquisa-intervenção para produção do percurso investigativo. Dialoga com uma extensa legislação educacional brasileira analisando e discutindo suas implicações para a formação continuada de professores (as) da educação básica e sua valorização profissional, tendo como principal foco a área de alfabetização. Como principais resultados constatou-se que as TIC’s se constituíram como mediadoras das inteligências coletivas e que as mediações e interações se davam através da linguagem hipertextual: oral, escrita, imagética, virtual tanto nas conexões entre o Ministério da Educação (MEC) e as universidades quanto desta instituição com os sistemas de ensino estadual e municipal, nos eventos, nos fóruns de discussão e debate, nos diálogos entre formadores (as) da IES e orientadores (as) de estudo. A experiência do uso das TIC’s no acompanhamento didático pedagógico no âmbito do PNAIC foi um processo inédito no âmbito da Formação Continuada de Professores Alfabetizadores no estado do Amazonas, atendeu as expectativas e necessidades dos 62 municípios do estado aproximando as distâncias geográficas e favorecendo a produção das inteligências coletivas. Potencializou o trabalho das inteligências coletivas em regime de colaboração, atingiu metas exitosas na qualidade da prática pedagógica, assegurou o direito dos (as) professores (as) à formação continuada como sujeitos de seu pensar e fazer docente.
Abstract: This study is included in the field of research that addresses the ongoing literacy-teaching training mediated by new information and communication technologies – ICT's, focusing on distance pedagogical follow-up. It investigates the process of didactic follow-up of the continuing training of teachers within the framework of the National Pact for Literacy at the Right Age - PNAIC- in the state of Amazonas. It analyzes the use of Virtual Environment (AV) conceived and developed from a constructivist perspective by the team of the Center for Continuing Training, Technology Development and Service Delivery for Public Education Networks (Cefort) of the Faculty of Education (Faced) of the Federal University of Amazonas (Ufam). It identifies the motivations for the use of ICT's and the implications to overcome the obstacles of pedagogical follow-up in service of the (as) advisors of study and literacy students in the 62 municipalities of the state of Amazonas. It points out that implementing ongoing training programs for teachers of basic education in national and local network with the scope of the PNAIC in a state with the territorial dimension as Amazonas which requires the knowledge of its local singularities such as access to the vast majority of municipalities by river walking along long distances. It argues that meeting the second goal of the training program through the pedagogical monitoring of extra class activities and in service of study advisors and literacy providers required the management of the PNAIC within the scope of Cefort/Faced Ufam the creation of new mediation strategies with the development of virtual rooms customized in Moodle platform. It is based on Pierre Lévy's studies on intelligence technologies mediated by a virtual environment. It uses research-intervention cartography to produce the investigative path. It dialogues with extensive Brazilian educational legislation, analyzing and discussing its implications for the ongoing training of teachers and their professional appreciation, focusing mainly on literacy. The main results were found that ICT's constituted as mediators of collective intelligence and that mediations and interactions were made through hypertextual language: oral, writing, imaging, virtual both in the connections between the Ministry of Education (MEC) and universities, and this institution with state and municipal education systems, in events, in discussion and debate forums, in the dialogues between formation leaders and advisors of study. The experience of the use of ICT's in pedagogical didactic monitoring within the PNAIC was an unprecedented process in the framework of the Ongoing Literacy-teaching Training in the state of Amazonas, met the expectations and needs of the 62 municipalities of the state approaching geographical distances and favoring the production of collective intelligences. It enhanced the work of collective intelligence scans in a collaborative regime, achieved successful goals in the quality of pedagogical practice, ensured the right of teachers to ongoing education as subjects of their thinking and teaching. Key words: Ongoing training. Literacy. New technological mediations. Pedagogical monitoring of teachers.
Keywords: Programas de alfabetização - Amazonas
Professores alfabetizadores - Amazonas
Alfabetização
Educação básica
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
CIÊNCIAS HUMANAS: CIÊNCIA POLÍTICA
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Alfabetização
Novas mediações tecnológicas
Acompanhamento pedagógico de professores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SALES, Clotilde Clotilde Tinoco. PNAIC Amazonas: a emergência de novas mediações para o acompanhamento pedagógico da formação continuada de professores alfabetizadores. 2020. 219 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7841
Issue Date: 6-Mar-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
7841. Tese_ClotildeSales_PPGE.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons