???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7955
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Aprender a interagir: tensões e lições da educação permanente em saúde na atenção domiciliar na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Cunha, Davi Araújo da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barbato, Silviane Bonaccorsi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee3???: Neves, André Luiz Machado das
???metadata.dc.contributor.referee4???: Ferla, Alcindo Antônio
???metadata.dc.description.resumo???: A proposta da educação permanente em saúde ocorre no território da micropolítica como trabalho vivo em ato, nos agires cotidianos dos sujeitos, na relação entre si e nos cenários em que se encontram. O fazer público em saúde envolve diversas dimensões: a gestão, a política, o ensino e a atenção. Para compreender a proposta de educação permanente realizada no contexto amazonense propõe-se esta investigação envolvendo a dimensão do ensino, e buscou na educação, contribuições para responder ao problema de pesquisa. Objetivos: a) Compreender o processo de educação permanente em saúde do Serviço de Atenção Domiciliar no município de Manaus-AM, na perspectiva dos profissionais de saúde e de cuidadores; b) Elaborar plano de ação para avaliação de necessidades de educação permanente em saúde no Serviço de Atenção Domiciliar, e, c) Planejar uma intervenção educativa em saúde para o Serviço de Atenção Domiciliar a partir das necessidades identificadas. Buscou-se na pesquisa psicológica histórico cultural, na pedagogia dialógica e nos conceitos que sustentam a Política de Educação Permanente em Saúde, principalmente, elementos psicológicos para a construção do referencial teórico. A pesquisa-ação foi adotada por ser considerada uma pesquisa social e de cunho qualitativo, além de sua coerência com os pressupostos da educação permanente e demais referenciais. O primeiro momento da pesquisa contemplou 9 participantes, sendo 5 profissionais de saúde da atenção domiciliar e 4 cuidadores que atuam na Atenção Domiciliar, que participaram de entrevistas individuais semiestruturadas. No segundo momento, foi intencionalmente formado Grupo de Discussão com 6 profissionais de saúde da atenção domiciliar que participaram de três encontros. As narrativas gravadas e transcritas dos dois momentos foram submetidas à análise do Discurso do Sujeito Coletivo, processo metodológico que objetiva explicitar dada representação social e parte do pressuposto de que é possível uma coletividade falar como se fosse apenas um indivíduo. Os principais resultados apontam para o desconhecimento da educação permanente em saúde como política, como conceito e como método indutor de transformações da formação e da atuação em saúde, com forte possibilidade da mesma dificuldade está presente em outros serviços geridos pela secretaria de saúde. No entanto, há um incipiente movimento de fortalecimento da política e de seus pressupostos demonstrado pela gestão local da atenção domiciliar no sentido de aumentar a participação e o envolvimento de maior número de pessoas no processo decisório e nas formas de comunicação. Existem desafios para o estabelecimento de encontros potentes para gerar mudanças pessoais e na própria organização do trabalho devido comunicação prejudicada. O planejamento educativo em saúde proposto e desenvolvido pelo grupo revelou uma equipe multidisciplinar atuando de forma disciplinar, mas, ao mesmo tempo, uma equipe que admite e rejeita essa realidade e com forte tendência de superação. As considerações finais apontam que foram dados impulsos para profissionais de saúde e cuidadores da atenção domiciliar refletirem criticamente sobre a dimensão de sua atividade construída nas vicissitudes do cotidiano, ao mesmo tempo em que denuncia que a pretensa capilaridade da educação permanente em saúde como política estabelecida é ainda um desafio monumental e a pessoa que trabalha na saúde um educador que ainda não se reconhece como tal.
Abstract: The proposal of permanent health education takes place in a micro-political territory as a living body of work in development, in the daily actions of individuals, in the connection amongst themselves and the scenarios they find themselves. Public health in action involves many aspects: management, politics, teaching and care. To understand the proposal of permanent education developed in the Amazonian context we propose this investigation involving the dimensions of learning, and searched in education, for contributions to answer the research problem. Objectives: a) Understand the process of permanent education in health of the Homecare Attention Services in the municipality of Manaus in the state of Amazonas, from the perspective of healthcare professionals and caretakers; b) develop an action plan to evaluate the necessities of the permanent healthcare education in the Homecare Attention Services; c) Plan a health educational intervention for the Homecare Attention Services from the necessities that were identified. We conducted the search in the psychological cultural history, in the pedagogical dialogic and the concepts that support the Policy of Permanent Education in Health, primarily the psychological elements for the construction of theoretical references. The action-research was chosen due to the fact it is considered a social research with qualitative hallmarks, as well as its coherence with assumptions of permanent education and other references. The first phase of the research consisted of 9 participants, 5 were home healthcare professionals and 4 were caretakers that work in Homecare Attention, that participated in the semi-structured individualized interviews. The second phase, was a Discussion Group that was intentionally created with 6 healthcare professionals of home healthcare services that participated in three meetings. The recorded and transcribed narratives of these two phases were submitted to analysis under the Discourse of the Collective Individual, methodological process that main objective is to expose social representations and it initiates with the supposition that it is possible for a collective to speak as if they were an individual. The main results point to the lack of knowledge of the permanent health education as a policy, as a concept and as a driving method of developmental and performance transformations in health, with strong possibility of the same challenges being present in other services managed by the public healthcare services office. Although, there is an initial movement to strengthen the policy and its assumptions demonstrated by local management at homecare services, with the objective to increase the participation and involvement of a larger number of people in the decision making process and in communication. There is the challenge of establishing significant gatherings to generate change in the personnel and in the organization due to the breakdown in communication. The planning in educational health proposed and developed by the group revealed a multidisciplinary team acting in a disciplined manner, but at the same time, the team recognizes and rejects this reality with a strong will to overcome. The final considerations point to data that healthcare professionals and caretakers of the home services were pushed to reflect critically on the difficulty and scope of their daily activities, at the same time reporting the alleged capillarity of the permanent health education as an established policy is still a monumental challenge, and the person that works in healthcare to see themselves as an educator.
Keywords: Política pública
Educação sanitária
Serviço de Atenção Domiciliar
Educação permanente em saúde
Pessoal da área de saúde pública - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS: EDUCAÇÃO
???metadata.dc.subject.user???: Educação permanente em saúde
Atenção domiciliar
Educador em saúde
Política pública
SES-AM
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: CUNHA, Davi Araújo da. Aprender a interagir: tensões e lições da educação permanente em saúde na atenção domiciliar na Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas. 2020. 138 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7955
Issue Date: 12-Aug-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_DaviCunha_PPGE.pdfTese_DaviCunha_PPGE1.02 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.