???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7976
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Aprendizagem significativa da Geometria Espacial facilitada por materiais reutilizáveis
Other Titles: Significant learning of Spatial Geometry facilitated by reusable materials
???metadata.dc.creator???: Guiana, Denise 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Antunes, Ettore Paredes
???metadata.dc.contributor.referee2???: Moraes, Nadime Mustafa
???metadata.dc.description.resumo???: A Matemática, mesmo presente no cotidiano da sociedade e alicerce de outras áreas do conhecimento, ainda é de difícil compreensão para os estudantes, que não conseguem significar os conceitos da sala de aula com a realidade que os cerca, evidenciando a necessidade de efetivar estratégias de ensino que facilitem o processo de ensino-aprendizagem, deixando-o mais dinâmico, interessante e proporcionando o desenvolvimento de atitudes e habilidades dos alunos, na formação como um todo. Nesse contexto, com o intuito de proporcionar condições que favoreçam a aprendizagem significativa, este estudo se dispôs a analisar a partir de uma oficina didática, com materiais reutilizáveis, possíveis evidências de aprendizagem significativa da Geometria Espacial. A pesquisa foi fundamentada na concepção teórica da aprendizagem significativa, pautando-se na abordagem qualitativa e norteada pela metodologia da pesquisa-ação. Os dados foram coletados em uma Escola Pública na cidade de Manaus com 18 estudantes do 2º Ano do Ensino Médio regular, por meio de uma oficina didática, utilizando observação sistemática, questionários e registros fotográfico como instrumentos. Os dados coletados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram ao longo do desenvolvimento da pesquisa, evidências de aprendizagem significativa para conceitos como postulado da determinação da reta e do plano, diferença entre pontos colineares e não colineares, diferença entre retas paralelas e reversas, áreas e volume do prisma, ideia das áreas e volume do cilindro, diferenças e semelhanças em relação à área e volume do cilindro e prisma.
Abstract: Mathematics, even present in the daily life of society and the base of other areas of knowledge, is still difficult to understand for students, who are unable to signify the concepts of the classroom with the reality that surrounds them, highlighting the need to implement strategies for teaching that facilitate the teaching-learning process, making it more dynamic, interesting and providing the development of students' attitudes and skills in the training as a whole. In this context, in order to provide conditions that favor meaningful learning, this study set out to analyze, from a didactic workshop, with reusable materials, possible evidence of significant learning of Spatial Geometry. The research was based on the theoretical conception of meaningful learning, based on the qualitative approach and guided by the action research methodology. The data were collected at a public school in the city of Manaus with 18 students of the 2nd year of regular high school, through a didactic workshop, using systematic observation, questionnaires and photographic records as instruments. The collected data were analyzed using Content Analysis. The results showed throughout the development of the research, evidence of significant learning for concepts such as postulate of determining the line and plane, difference between collinear and non-collinear points, difference between parallel and reverse lines, areas and volume of the prism, idea of the areas and cylinder volume, differences and similarities in relation to the area and volume of the cylinder and prism.
Keywords: Matemática (Ensino médio)
Matemática - Conhecimentos e aprendizagem
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Educação Matemática
Ensino - Aprendizagem
Assimilação
Geometria
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: GUIANA, Denise. Aprendizagem significativa da Geometria Espacial facilitada por materiais reutilizáveis. 2020. 104 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/7976
Issue Date: 2-Jul-2020
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_DeniseGuiana_PPGECIM.pdf2.83 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.