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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Violência sexual contra crianças na idade pré-escolar: em foco a percepção de nove gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil da DDZ/leste II da cidade de Manaus/AM.
???metadata.dc.creator???: Matos, Rosana Trindade de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Márcio de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Fernandes, Maria Nilvane
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee3???: Maio, Eliane Rose
???metadata.dc.description.resumo???: A violência sexual é um tema que exige um olhar singular, dedicação e estudo, pois ainda assusta muita gente por ser considerado um tabu e gerar preconceitos sobre a temática. Contudo, deve ser estudado, porque essa forma de violência fere os Direitos Humanos, principalmente de grupos vulneráveis, sobretudo de crianças. Pensando nisso, o objetivo geral deste estudo é analisar como está sendo (ou não) o trabalho de Educação sexual sob a percepção das gestoras quanto às questões relacionadas à violência sexual contra crianças no contexto da Educação infantil, nos Centros Municipais de Educação infantil (CMEI) da cidade de Manaus-AM. Para a realização desta análise, a pesquisa se deu em nove CMEI da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste II, junto às suas respectivas gestoras, que aceitaram colaborar com a pesquisa. Destacamos que a escola, como o espaço de formação de cidadãos e trocas de experiências, tem uma função necessária em relação à efetivação de trabalhos sobre a temática apresentada nesta pesquisa, visando a melhores condições de vida nas fases da infância e numa perspectiva que vise à promoção dos direitos da criança. Para corroborar a pesquisa, buscamos a percepção das gestoras, a fim de coletar, por meio de sua práxis, como se dá a oferta de metodologias para o enfrentamento da violência sexual e quais obstáculos enfrentados para trabalhar a temática nos CMEI. Todavia, este estudo defende que a instituição escolar pode ser uma aliada na prevenção e no enfrentamento da violência sexual infantil. O presente estudo é vinculado à linha de pesquisa 2: Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas. Ressaltamos que essa pesquisa é de cunho qualitativo e exploratório, de modo que utilizamos o método bibliográfico, documental e de campo. A abordagem e a análise teórica se utilizam das ponderações dos Estudos de Gênero e Feministas. Com a pesquisa, concluímos a necessidade de dar visibilidade para demonstrar o empoderamento das crianças por meio do espaço escolar. Além disso, destacamos que, para haver a proteção das crianças em relação à violência sexual, é basilar o trabalho conjunto de todos os indivíduos da instituição escolar, desde compreender as nomenclaturas que envolvem essa violência até denunciar as suspeitas de abuso em relação aos direitos sexuais dos alunos. Por fim, destacamos a necessidade de existir a força política, a fim de garantir formação sobre violência sexual a todos os trabalhadores da Educação, e fornecer materiais adequados e possibilitar essa discussão nos seus documentos oficiais.
Abstract: Sexual violence is a topic that requires a unique look, dedication and study, as it still scares many people because it is considered taboo and generates prejudices about the theme.Thinking about it, the general objective of this study is to analyze how the work of Sexual Education is being (or not) under the perception of the managers regarding issues related to sexual violence against children in the context of Early Childhood Education, in the Municipal Centers of Early Childhood Education (CMEI ) from the city of Manaus / AM.To carry out this analysis, the research took place in nine CMEI of the District Division Zona Leste II / DDZ, together with their respective managers who agreed to collaborate with the research. We emphasize that the school as a space for the formation of citizens and the exchange of experiences, has a necessary function in relation to the realization of works on the theme presented in this research, aiming at better living conditions in the childhood phases and in a perspective that aims promoting the rights of the child. To corroborate with the research, the perception of the managers was sought, in order to collect through their praxis, how the methodologies are offered to face sexual violence and what obstacles are faced to work on the theme in the CMEI. However, this study argues that the school institution can be an ally for the prevention and confrontation against child sexual violence. This study is linked to research line 2: Education, Public Policy and Regional Development, of the Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas. We emphasize that this research is of a qualitative and exploratory nature, using the bibliographic, documentary and field method. The theoretical approach and analysis uses the considerations of Gender and Feminist Studies.With the research it was possible to conclude the need to give visibility to demonstrate the empowerment of children through the school spaceIn addition, we emphasize that, in order to protect children from sexual violence, it is essential that all individuals in the school work together, from understanding the nomenclatures that involve this violence to denouncing suspected abuse in relation to sexual rights of the students.Finally, we highlight the need for political strength in order to guarantee training on sexual violence to all Education workers, provide adequate materials and enable this discussion in their official documents.
Keywords: Crime sexual contra as crianças - Manaus (AM)
Educação sexual para crianças - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Infância
Políticas públicas
Educação infantil
Violência sexual
Abuso sexual infantil
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MATOS, Rosana Trindade de. Violência sexual contra crianças na idade pré-escolar: em foco a percepção de nove gestoras dos Centros Municipais de Educação Infantil da DDZ/leste II da cidade de Manaus/AM. 2020. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8099
Issue Date: 23-Nov-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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