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???metadata.dc.type???: Tese
Title: A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR)
???metadata.dc.creator???: Pereira, Jeffeson William 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Borges, Lívia de Freitas Fonseca
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nascimento, Izaura Rodrigues
???metadata.dc.contributor.referee3???: Melo, Lucilene Ferreira de
???metadata.dc.contributor.referee4???: Weigel, Valéria Augusta Cerqueira de Medeiros
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo insere-se na Linha de Pesquisa 3: Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos na medida em que discute, quais conteúdos a respeito da Amazônia estão presentes no currículo em Relações Internacionais, dessa forma pretende colaborar com a formação dos professores no ensino superior. O objetivo geral do estudo consiste em analisar como a Amazônia é trabalhada na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), esse intento desdobra-se nos seguintes objetivos específicos: 1). Averiguar os pressupostos da teoria histórico-crítica no ensino superior e no currículo; 2). Conhecer as concepções de ensino superior no mundo e no Brasil, bem como a inserção do curso de Relações Internacionais na Amazônia; e 3). Elucidar a dinâmica curricular do curso de Relações Internacionais da UFRR, por meio dos temas amazônicos presentes no ensino, na pesquisa e na extensão. Para tanto, nosso aporte teórico-metodológico ancorou-se na teoria histórico-crítica e em sua consequente teoria curricular, além dos estudos de formação em Relações Internacionais, bem como autores que debatem a Amazônia brasileira. Em termos metodológicos recorremos a fontes documentais e primárias analisadas por meio de forma qualitativa, dentre os documentos analisados encontram-se as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Bacharelado de Relações Internacionais, o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFRR e o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de RI da UFRR, além da extração de informações do site do curso a respeito dos trabalhos monográficos e dos projetos de extensão vigentes; para a coleta dos dados primários foram realizadas três entrevistas, sendo uma com o coordenador do curso e duas com os docentes que já haviam ministrado disciplinas obrigatórias diretamente relacionadas à Amazônia, também foi realizado um Grupo de Discussão com os discentes finalistas de 2019. Dentre os resultados destacamos que o curso de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), no âmbito do ensino, realiza uma interlocução direta sobre Amazônia expressa em três disciplinas que abordam a interação entre Amazônia e Relações Internacionais, bem como indiretamente esse conteúdo também é trabalhado em outras disciplinas ao decorrer do curso. A partir dos trabalhos monográficos defendidos, na esfera da pesquisa, sobressaem os temas de migração, refúgio e deslocamento. Por sua vez, a maioria dos projetos de extensão relaciona-se à crise humanitária decorrente da migração venezuelana. Conclui-se que a migração venezuelana reorientou a dinâmica curricular e que apesar dos esforços individuais dos docentes do curso no ensino, na pesquisa e na extensão, não existe um trabalho organizado coletivamente e subsidiado em um diagnóstico prévio das necessidades locais a fim de priorizar os conteúdos e as respostas à sociedade roraimense e amazônica. No entanto, gostaríamos de ressaltar que tais dificuldades não dependem apenas da vontade política dos docentes e discentes em tornar o curso de RI da UFRR um polo de referência no saber sobre a Amazônia brasileira no âmbito da área de relações internacionais, existem dificuldades estruturais que a universidade pública atravessa, seja pelas estratégias de deslegitimação social ou pela redução constante do financiamento perpetrada pelo novo regime fiscal, aprovado em 2016.
Abstract: The present study is part of Research Line 3: Education and Praxis of the Educator Facing the Amazonian Challenges as it discusses, what contents about the Amazon are present in the curriculum in International Relations, in this way it intends collaborate with the training of teachers in higher education. The general objective of the study is to analyze how the Amazon is worked in the curricular dynamics of the Bachelor of International Relations (IR) at the Federal University of Roraima (UFRR), this intent unfolds in the following specific objectives: 1). To investigate the assumptions of historical-critical theory in higher education and in the curriculum; two). To know the concepts of higher education in the world and in Brazil, as well as the insertion of the International Relations course in the Amazon; and 3). Elucidate the curricular dynamics of the International Relations course at UFRR, through Amazonian themes present in teaching, research and extension. To this end, our theoretical- methodological support was anchored in historical-critical theory and its consequent curricular theory, in addition to training studies in International Relations, as well as authors who debate the Brazilian Amazon. In methodological terms, we use documentary and primary sources analyzed in a qualitative way, among the analyzed documents are the National Curriculum Guidelines (DCNs) of the Bachelor of International Relations, the Institutional Development Plan (PDI) of UFRR and the Pedagogical Project the UFRR IR Course (PPC), in addition to extracting information from the course website about current monographs and extension projects; for the collection of primary data, three interviews were conducted, one with the course coordinator and two with teachers who had already taught mandatory subjects directly related to the Amazon, a Discussion Group was also held with the finalist students of 2019. Among the results we highlight that the course on International Relations (IR) at the Federal University of Roraima (UFRR), within the scope of teaching, conducts a direct dialogue on the Amazon expressed in three disciplines that address the interaction between the Amazon and International Relations, as well as indirectly this content it is also worked in other subjects during the course. From the monographic works defended, in the research sphere, the themes of migration, refuge and displacement stand out. In turn, most extension projects are related to the humanitarian crisis resulting from Venezuelan migration. It is concluded that Venezuelan migration has reoriented the curriculum dynamics and that despite the individual efforts of the course teachers in teaching, research and extension, there is no work organized collectively and subsidized in a previous diagnosis of local needs in order to prioritize contents and responses to Roraima and Amazonian society. However, we would like to emphasize that such difficulties do not depend only on the political will of professors and students to make the UFRR IR course a reference pole in the knowledge about the Brazilian Amazon in the area of international relations, there are structural difficulties that public university goes through, either through the strategies of social delegitimation or by the constant reduction of funding perpetrated by the new tax regime, approved in 2016.
Keywords: Ensino superior - Roraima
Universidades e faculdades - Currículos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Amazônia
Dinâmica curricular
Ensino superior
Formação em Relações Internacionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Jeffeson William. A Amazônia na dinâmica curricular do bacharelado de Relações Internacionais (RI) da Universidade Federal de Roraima (UFRR). 2020. 217 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8123
Issue Date: 28-Dec-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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