???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8184
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
???metadata.dc.creator???: Farias, Lena Rose Lago Cecílio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Rocha, Genylton Odilon Rêgo da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gonçalves, Carolina Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: O Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC) é uma desordem específica da função motora que afeta as atividades da vida diária e da vida escolar. Perceber como o transtorno afeta o adolescente no seu dia a dia é de suma importância para que possamos ajudá-los a lidar com as crescentes exigências do ambiente escolar e das habilidades em escrita, aritmética e leitura, oportunizando a luz da educação inclusiva e dos direitos humanos a inclusão escolar e a equidade na educação no contexto amazônico. O Objetivo deste estudo foi caracterizar o desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (pTDC) no contexto amazônico. Nossos objetivos específicos são de identificar os níveis de desempenho em escrita de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em leitura de adolescentes com pTDC; identificar os níveis de desempenho em aritmética de adolescentes com pTDC. Participaram 26 adolescentes, 16 meninas e 10 meninos, na faixa etária de 11 a 14 anos e 11 meses de idade, previamente identificados com provável TDC, oriundos de três escolas, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental II da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas. O instrumento escolhido para a coleta dos dados é o Teste de Desempenho Escolar II, composto por três subtestes: (1) escrita; (2) leitura e (3) aritmética, para responder nossos objetivos específicos. Trata-se de pesquisa descritiva com abordagem quantitativa. Para verificação da normalidade dos dados foi utilizado o teste de Shapiro Wilk. Esta pesquisa identificou a formação de quatro níveis de desempenho (1) Déficit grave; (2) Alerta/Moderado; (3) Médio desempenho e (4) Bom desempenho, esses diferentes níveis de desempenho refletem a heterogeneidade da condição de pTDC, o que requer ações de intervenção pedagógica e motora, de forma urgente. Apontamos para estudos longitudinais e ações que promovam a inclusão escolar dos adolescentes com TDC.
Abstract: Developmental Coordination Disorder (DCD) is a specific disorder of motor function that affects the activities of daily life and school life. Realizing how the disorder affects adolescents in their daily lives is of paramount importance so that we can help them deal with the growing demands of the school environment and the skills in writing, arithmetic and reading, providing opportunities for inclusive education and rights school inclusion and equity in education in the Amazonian context. The aim of this study was to characterize the school performance of adolescents with probable Developmental Coordination Disorder (pDCD) in the Amazonian context. Our specific objectives are to identify the levels of writing performance of adolescents with pDCD; identify reading performance levels of adolescents with pTDC; to identify performance levels in arithmetic of adolescents with pDCD. 26 adolescents, 16 girls and 10 boys, aged 11 to 14 years and 11 months old, previously identified with probable DCD, came from three schools, from the 6th to the 9th grade of Elementary School II of the State Education Network of Municipality of Manaus in Amazonas. The instrument chosen for data collection is the School Performance Test II, composed of three subtests: (1) writing; (2) reading and (3) arithmetic, to answer our specific goals. This is a descriptive research with a quantitative approach. To verify the normality of the data, the Shapiro Wilk test was used. This research identified the formation of four levels of performance (1) Severe deficit; (2) Alert / Moderate; (3) Medium performance and (4) Good performance, these different levels of performance reflect the heterogeneity of the condition of pDCD, which urgently requires intervention pedagogical and motor actions. We point to longitudinal studies and actions that promote school inclusion of adolescents with DCD.
Keywords: Apraxia
Rendimento escolar
Educação inclusiva
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Desempenho Escolar
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: FARIAS, Lena Rose Lago Cecílio. Caracterização do desempenho escolar de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8184
Issue Date: 30-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LenaFarias_PPGE.pdf2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons