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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Influência das agendas internacionais nas políticas de Educação de Jovens e Adultos: indagações a partir do estudo da realidade dos municípios de Vila Nova de Famalicão/Portugal e Manaus/Brasil
???metadata.dc.creator???: Belizario, Maria Rutimar de Jesus 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
First advisor-co: Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Vieira, Cristina Maria Coimbra
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Severino Bezerra da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Costa, Valcicléia Pereira da
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa analisa as políticas públicas para a educação de jovens e adultos definidas pelo sistema público municipal de ensino de Manaus, identificando a incidência dos organismos internacionais e os limites que inviabilizam a efetivação do direito à educação das pessoas jovens e adultas, no período de 2014 a 2018. Para tanto, toma como referência duas realidades distintas, evidenciando a articulação da agenda internacional para a EJA com a política nacional de Portugal e do Brasil, e seus desdobramentos na agenda política municipal de Vila Nova de Famalicão e de Manaus, no contexto da Agenda Globalmente Estruturada para a Educação. De abordagem qualitativa e com base numa circunstanciada análise documental dos principais documentos internacionais, nacionais e municipais referentes à educação de jovens e adultos, a investigação é conduzida pelo método dialético. A fundamentação teórica está ancorada principalmente em Marx e Engels (2005); Santos (1994; 2006); Dowbor (2017; 2018); Chesnais (1996; 1999); Harvey (2011; 2012; 2013); Ianni (1991; 2001). Os Documentos oficiais de Famalicão enfatizam que a oferta de educação e formação de adultos é articulada às necessidades das empresas, as quais concebem a formação como essencial para o enfrentamento dos desafios referentes à concorrência no mundo globalizado, sendo esta articulação reforçada pela Rede Local de Educação, a qual tem sua organização e funcionamento estabelecidos pelo Protocolo de Cooperação firmado, em 2018, entre os responsáveis por ofertar a educação e a formação de adultos no município, incluindo o tecido econômico, conforme os objetivos de cooperação, dentre os quais a aprendizagem ao longo da vida e a articulação com o tecido empresarial. Os resultados da pesquisa demonstram que, embora aderindo às orientações dos organismos internacionais, o sistema público municipal de ensino de Manaus nem contempla a lógica da formação assente na qualificação profissional, visto que apenas o Projovem Urbano, e com limitações, apresentou semelhança às orientações internacionais conducentes à formação para o mercado de trabalho, nem materializa efetivamente as metas do Plano Municipal de Educação, à medida em que o número de escolas que oferecem EJA vem diminuindo, assim como o número de matrícula, acompanhado de elevadas taxas de reprovação e desistência, nem contempla a educação emancipatória pautada pelos segmentos da sociedade civil. Na contramão da educação que prioriza o desenvolvimento econômico em detrimento do desenvolvimento humano, a educação libertadora, através da emancipação individual e coletiva, na medida em que homens e mulheres reconheçam-se protagonistas de suas próprias vidas, acena para o desenvolvimento de uma sociedade justa e humana.
Abstract: La investigación analiza las políticas públicas para la educación de jóvenes y adultos, definida por el sistema público municipal de enseñanza de Manaus, identificando la incidencia de los organismos internacionales y los límites que inviabilizan la efectuación del derecho a la educación de personas jóvenes y adultas, en el período de 2014 a 2018. Por ello, toma como referencia dos realidades distintas, evidenciando la articulación de la agenda internacional para la EJA con la política nacional de Portugal y de Brasil y sus despliegues en la agenda política municipal de Vila Nova de Famalicão e de Manaus, en contexto de la Agenda Globalmente Estructurada para la Educación. De abordaje cualitativo y basado en un circunstanciado análisis documental de los principales documentos internacionales, nacionales y municipales referentes a la educación de jóvenes y adultos, la investigación es conducida por el método dialéctico. La fundamentación teórica está anclada principalmente en Marx y Engels (2005); Santos (1994; 2006); Dowbor (2017; 2018); Chesnais (1996; 1999); Harvey (2011; 2012; 2013); Ianni (1991; 2001). Los documentos oficiales de Famalicão resaltan que la oferta de educación y formación de adultos es articulada a las necesidades de las empresas, las cuales reciben la formación como esencial para el enfrentamiento de los desafíos referentes a la competencia en el mundo globalizado, siendo ésta reforzada por la Red Local de Educación, que tiene su organización y funcionamiento establecido por el Protocolo de Cooperación firmado en 2018, entre los responsables de ofertar la educación y formación de adultos en el municipio, incluyendo el tejido económico, conforme los objetivos de cooperación, de los cuales está lo de aprendizaje a lo largo de la vida y la articulación con el tejido empresarial. Los resultados de la investigación demuestran que, aunque adhiriendo a las orientaciones de las organizaciones internacionales, el sistema público municipales de enseñanza de Manaus no incluye la lógica de la formación estable en la cualificación profesional, ya que únicamente el ProJovem Urbano, y con limitaciones, presentó similitudes a las orientaciones internacionales adecuadas a la formación para el mercado de trabajo, tampoco materializan de forma efectiva las metas del Plan Municipal de Educación en la medida que el número de matrícula, acompañado de elevadas tasas de reprobación y abandono, ni contempla la educación emancipadora pautada por los segmentos de la sociedad civil. En el contramano de la educación que prioriza el desarrollo económico en detrimento del desarrollo humano, la educación libertadora, a través de la emancipación individual y colectiva, en la medida que hombres y mujeres se reconozcan protagonistas de sus propias vidas hacia el desarrollo de una sociedad justa y humana.
This research analyzes public policies that are aimed to the youth and adult education defined by Manaus’s teaching public system, identifying the incidence of international agencies and the limits that preclude the establishing of the right to education of young people and adults, during a period that goes from 2014 to 2018. Thus, it considers two different contexts, emphasizing the articulation of the international agenda to Youth and Adult Education (YAE), with Portugal and Brazil’s national policy and its unfolding on Vila Nova de Famalicão and Manaus’s political agenda in the context of the Globally Structured Agenda for Education. This is a qualitative research, based on a documental analysis of the main international, national and municipal documents referring to youth and adult education. The investigation is carried out through the dialectic method. The theoretical background is based mainly on the works of Marx e Engels (2005); Santos (1994; 2006); Dowbor (2017; 2018); Chesnais (1996; 1999); Harvey (2011; 2012; 2013); and Ianni (1991; 2001). Famalicão’s official documents emphasize that the offer of the education of adults is articulated to the needs of the companies, since they understand that education is essential in order to overcome the challenges related to the competition in a globalized world, and this is reinforced by the Local Educational Network, which is organized and has its functioning established by the Protocol of Cooperation consolidated in 2018 among the bodies responsible for the offer of adults’ education in the city, including the economic fabric, in accordance with the aims of the cooperation, among which are learning throughout life and the articulation with the business fabric. The results of the research showed that, although Manaus’s public teaching system has adhered to the guidelines of the international agencies, it does not encompass the logic of education anchored in professional qualification, since only Urban Pro-Youth, with some constraints, presented similarities regarding the international guidelines conducive to the education aiming the labor market. It did not effectively implement the objectives of the Municipal Educational Plan either, since the number of schools that offer YAE has decreased, as well as the number of enrollments, in addition to high failure and dropout rates. It also does not encompass the emancipatory education grounded on the segments of civil society. Differently from an education that prioritizes the economic development to the detriment of the human development, the liberating education, through individual and collective development, whereby men and women understand that they are the protagonists of their own lives, leads to the development of a more just and humane society
Keywords: Educação de jovens e adultos - Vila Nova de Famalicão (Portugal)
Aprendizagem de adultos
Educação de jovens e adultos - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação de jovens e adultos
Políticas públicas
Organismos internacionais
Aprendizagem ao longo da vida
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: BELIZARIO, Maria Rutimar de Jesus. Influência das agendas internacionais nas políticas de Educação de Jovens e Adultos: indagações a partir do estudo da realidade dos municípios de Vila Nova de Famalicão/Portugal e Manaus/Brasil. 2020. 309 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8192
Issue Date: 29-Dec-2020
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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