???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8205
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMorais, Letícia Cavalcante-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6910714661590946por
dc.contributor.advisor1Ferreira, Lúcio Fernandes-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7202287374544773por
dc.contributor.referee1Mesquita, Amélia Maria Araújo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9074927290515299por
dc.contributor.referee2Freitas, Lucas Cordeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9607932972038616por
dc.date.issued2020-12-30-
dc.identifier.citationMORAIS, Letícia Cavalcante. Habilidades sociais de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo à luz da educação inclusiva. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8205-
dc.description.resumoEstudos sobre as habilidades sociais tem grande relevância, especialmente, envolvendo adolescentes com pTDC para que saibamos como a escola pode intervir de maneira a ofertar uma educação inclusiva aos mesmos. Deste modo, nosso objetivo geral foi caracterizar as habilidades sociais de adolescentes com pTDC. Nossos objetivos específicos foram descrever as características da habilidade de empatia/afetividade, responsabilidade, autocontrole e/ou civilidade e assertividade de adolescentes com pTDC no contexto amazônico. Participaram 17 adolescentes, 11 meninas e 6 meninos, na faixa etária de 11 a 13 anos e 11 meses de idade, que foram identificados com provável TDC através do MABC- 2, orginários de três escolas da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas, dos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Utilizamos como instrumento o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica – SSRS sob o ponto de vista do estudante. Para verificação da normalidade dos dados utlizamos o teste de Shapiro Wilk. Este estudo caracterizou a formação dos níveis (1) baixo; (2) médio; (3) bom; (4) alto e (5) elaborado de habilidades sociais. Concluímos que poucos adolescentes apresentaram níveis satisfatórios, a grande maioria apresentou repertório baixo e médio em pelo menos duas ou três habilidades específicas. A promoção de habilidades sociais é indispensável para os adolescentes com pTDC, e dessa forma, sugerimos a inclusão de habilidades sociais como objetivos do processo de ensino e aprendizagem desses adolescentes, o que demanda intervenção pedagógica, psicológica e motora.por
dc.description.abstractStudies on social skills have great relevance, especially, involving adolescents with pDCD so that we know how the school can intervene in order to offer an inclusive education to them. Thus, our general objective was to characterize the social skills of adolescents with pDCD in the Amazon context. Our specific objectives were to describe the characteristics of the ability to empathize / affect, responsibility, self-control and / or civility and assertiveness of adolescents with pDCD. 17 adolescents, 11 girls and 6 boys, aged between 11 and 13 years and 11 months old, who were identified with probable BDD through MABC-2, from three schools of Amazonas, from the 6th to the 8th year of Elementary School II. We use as an instrument the Inventory of Social Skills, Behavior Problems and Academic Competence - SSRS from the student's point of view. To verify the normality of the data, we used the Shapiro Wilk test. This study characterized the formation of the (1) low levels; (2) medium; (3) good; (4) tall and (5) elaborate social skills. We concluded that few adolescents had satisfactory levels, the vast majority had low and medium repertoire in at least two or three specific skills. The promotion of social skills is indispensable for adolescents with pDCD and, therefore, we suggest the inclusion of social skills as objectives of the teaching and learning process of these adolescents, which requires pedagogical, psychological and motor intervetion.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/44981/Disserta%c3%a7%c3%a3o_Let%c3%adciaMorais_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãopor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEstudantes do ensino fundamentalpor
dc.subjectInventário de Habilidades Sociaispor
dc.subjectIntervenção pedagógicapor
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectManaus (AM)por
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASpor
dc.titleHabilidades sociais de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo à luz da educação inclusivapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1193-6029por
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-6449-7042por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0003-4630-116Xpor
dc.subject.userEducaçãopor
dc.subject.userHabilidades Sociaispor
dc.subject.userTranstorno do Desenvolvimento da Coordenaçãopor
dc.subject.userEducação Inclusivapor
dc.subject.userContexto Amazônicopor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LetíciaMorais_PPGE.pdfDissertação_LetíciaMorais_PPGE4.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.