???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8205
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Habilidades sociais de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo à luz da educação inclusiva
???metadata.dc.creator???: Morais, Letícia Cavalcante 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mesquita, Amélia Maria Araújo
???metadata.dc.contributor.referee2???: Freitas, Lucas Cordeiro
???metadata.dc.description.resumo???: Estudos sobre as habilidades sociais tem grande relevância, especialmente, envolvendo adolescentes com pTDC para que saibamos como a escola pode intervir de maneira a ofertar uma educação inclusiva aos mesmos. Deste modo, nosso objetivo geral foi caracterizar as habilidades sociais de adolescentes com pTDC. Nossos objetivos específicos foram descrever as características da habilidade de empatia/afetividade, responsabilidade, autocontrole e/ou civilidade e assertividade de adolescentes com pTDC no contexto amazônico. Participaram 17 adolescentes, 11 meninas e 6 meninos, na faixa etária de 11 a 13 anos e 11 meses de idade, que foram identificados com provável TDC através do MABC- 2, orginários de três escolas da Rede Estadual de Ensino do Município de Manaus no Amazonas, dos 6º ao 8º ano do Ensino Fundamental II. Utilizamos como instrumento o Inventário de Habilidades Sociais, Problemas de Comportamento e Competência Acadêmica – SSRS sob o ponto de vista do estudante. Para verificação da normalidade dos dados utlizamos o teste de Shapiro Wilk. Este estudo caracterizou a formação dos níveis (1) baixo; (2) médio; (3) bom; (4) alto e (5) elaborado de habilidades sociais. Concluímos que poucos adolescentes apresentaram níveis satisfatórios, a grande maioria apresentou repertório baixo e médio em pelo menos duas ou três habilidades específicas. A promoção de habilidades sociais é indispensável para os adolescentes com pTDC, e dessa forma, sugerimos a inclusão de habilidades sociais como objetivos do processo de ensino e aprendizagem desses adolescentes, o que demanda intervenção pedagógica, psicológica e motora.
Abstract: Studies on social skills have great relevance, especially, involving adolescents with pDCD so that we know how the school can intervene in order to offer an inclusive education to them. Thus, our general objective was to characterize the social skills of adolescents with pDCD in the Amazon context. Our specific objectives were to describe the characteristics of the ability to empathize / affect, responsibility, self-control and / or civility and assertiveness of adolescents with pDCD. 17 adolescents, 11 girls and 6 boys, aged between 11 and 13 years and 11 months old, who were identified with probable BDD through MABC-2, from three schools of Amazonas, from the 6th to the 8th year of Elementary School II. We use as an instrument the Inventory of Social Skills, Behavior Problems and Academic Competence - SSRS from the student's point of view. To verify the normality of the data, we used the Shapiro Wilk test. This study characterized the formation of the (1) low levels; (2) medium; (3) good; (4) tall and (5) elaborate social skills. We concluded that few adolescents had satisfactory levels, the vast majority had low and medium repertoire in at least two or three specific skills. The promotion of social skills is indispensable for adolescents with pDCD and, therefore, we suggest the inclusion of social skills as objectives of the teaching and learning process of these adolescents, which requires pedagogical, psychological and motor intervetion.
Keywords: Estudantes do ensino fundamental
Inventário de Habilidades Sociais
Intervenção pedagógica
Ensino e aprendizagem
Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação
Habilidades Sociais
Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação
Educação Inclusiva
Contexto Amazônico
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MORAIS, Letícia Cavalcante. Habilidades sociais de adolescentes com provável Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação: um estudo à luz da educação inclusiva. 2020. 107 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8205
Issue Date: 30-Dec-2020
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LetíciaMorais_PPGE.pdfDissertação_LetíciaMorais_PPGE4.74 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.