???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8213
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Histórias de vida e experiências alucinatórias de posições subjetivas: interações entre análise do discurso e psicanálise
???metadata.dc.creator???: Soares, Flávio José 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freire, Sérgio Augusto Freire de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Costa, Leonard Christy Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Monteiro, Marta de Faria e Cunha
???metadata.dc.description.resumo???: Essa pesquisa estabeleceu como objetivo geral compreender o discurso e a descrição dos sonhos durante o sono de posições subjetivas, isto é, esse trabalho analisa as histórias de vida e os relatos das experiências alucinatórias de dois estudantes do Ensino Médio. Esses estudantes são considerados a partir da noção de sujeito discursivo, um conceito que ocupa uma posição de entremeio entre a estabilidade do assujeitamento ideológico, que busca estabilizar sentidos (identidades) para o sujeito, de modo a mostrar que a pessoa é x no social, com seu nome próprio, sua classe socioeconômica, seu nível educacional, e a indefinição do sujeito psicanalítico, que é o sujeito do inconsciente – pulsional, dividido, representado por um significante que o representa para um outro significante –, ambos apreensíveis na estrutura da linguagem. Assim, essa dissertação se articula ao referencial teórico da Análise do Discurso materialista (ALTHUSSER, 1979; ORLANDI, 1999; 2003; 2004; MUSSALIN, 2001; MALDIDIER, 2003; MARIANI, 2003; 2012; NARZETTI, 2012; 2018; PÊCHEUX, 2012; 2014; 2014ª; 2014b; 2014c; 2014d; 2014e; SOUZA, 2014; CHARAUDEAU e MAINGUENEAU, 2018) e da Psicanálise (FREUD, 2010a; 2010b; 2010c; 2014a; 2014b; 2016; 2018; LACAN, 1998; 1999; 2008; ROUDINESCO, 1994; 1998, 1999; 2011; DUNKER; PAULON; MILÁN-RAMOS, 2017). Os procedimentos metodológicos baseiam-se no paradigma qualitativo (CHIZOTTI, 1991; OLIVEIRA, 2012) e na metodologia do estudo de caso (FONSECA, 2002; JORGE; FERREIRA, 2005; MONTEIRO, 2009). Os instrumentos de geração de fatos linguísticos foram a narrativa da história de vida e a tabela de descrição-interpretação dos sonhos. O contexto de realização da pesquisa foi a Escola Estadual Padre Luis Ruas. No que diz respeito aos resultados, por meio da análise da materialidade discursiva, observou-se que os estudantes se representaram com uma série de significantes que constituem e estabilizam as suas identidades. Além disso, os resultados apontaram os discursos ideológicos responsáveis pelo assujeitamento desses sujeitos, enquanto que as interpretações dos sonhos evidenciam certos aspectos de natureza inconsciente.
Abstract: This research established as a general objective to comprehend the speech and the description of dreams during sleep from subjective positions, so, this work analyzes the life stories and reports of the hallucinatory experiences of two high school students. These students are considered, based on the notion of a discursive subject, a concept that fills an in-beteween position with the stability of ideological subjection, which seeks to settle meanings (identities) for the subject, in order to show that the person is X in the social, with his own name, his socioeconomic class, his educational level, and the lack of definition of the psychoanalytic subject, who is the subject of the unconscious - pulsional, divided, represented by a signifier that represents him to another signifier -, both apprehensible in the structure of language. Thus, this dissertation is linked to the theoretical framework of materialist Discourse Analysis (ALTHUSSER, 1979; ORLANDI, 1999; 2003; 2004; MUSSALIN, 2001; MALDIDIER, 2003; MARIANI, 2003; 2012; NARZETTI, 2012; 2018; PÊCHEUX, 2012; 2014; 2014ª; 2014b; 2014c; 2014d; 2014e; SOUZA, 2014; CHARAUDEAU e MAINGUENEAU, 2018) and Psychoanalysis (FREUD, 2010a; 2010b; 2010c; 2014a; 2014b; 2016; 2018; LACAN, 1998; 1999; 2008; ROUDINESCO, 1994; 1998, 1999; 2011; DUNKER; PAULON; MILÁN-RAMOS, 2017). The Methodological procedures are based on the qualitative research paradigm (CHIZOTTI, 1991; OLIVEIRA, 2012) and the methodology reference chosen is the case study (FONSECA, 2002; JORGE; FERREIRA, 2005; MONTEIRO, 2009). The research instruments for generating linguistic facts were the life story narrative and the dream description-interpretation table. The context of the research was the Padre Luis Ruas State School. With regard to the results, by the analysis of the discursive materiality, it was observed that the students represented themselves with a series of signifiers that constitute and stabilize their identities. In addition, the results indicated the ideological discourses responsible for the subjection of these subjects, while the dream interpretations highlight particular aspects of an unconscious nature.
Keywords: Materialidade discursiva
Experiências alucinatórias
Sujeito psicanalítico
Onirismo
Interpretação do sonho
???metadata.dc.subject.cnpq???: LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES
???metadata.dc.subject.user???: Análise do Discurso
Psicanálise
Sujeito
Sonhos
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Letras
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Letras
Citation: SOARES, Flávio José. Histórias de vida e experiências alucinatórias de posições subjetivas: interações entre análise do discurso e psicanálise. 2021. 198 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8213
Issue Date: 23-Feb-2021
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_FlavioSoares_PPGL.pdfDissertação_FlavioSoares_PPGL2.07 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.