???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8255
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica
???metadata.dc.creator???: Soares Junior, João Renato Aguiar 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Cavalcante, Kátia Viana
???metadata.dc.contributor.referee1???: Queiroz Neto, José Pinheiro de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Santana, Otacílio Antunes
???metadata.dc.description.resumo???: O conteúdo dessa dissertação é sobre um projeto de atuação docente que teve como objetivo desenvolver um tutorial de aulas práticas usando um aplicativo como colaborador da práxis pedagógica para discussão de temas ambientais. O aplicativo detecta e caracteriza elementos da natureza utilizando tecnologias de Inteligência Artificial. Para atingir o objetivo, foram ministradas aulas adotando metodologias ativas de ensino-aprendizagem para os sujeitos da pesquisa. As atuações ocorreram com os discentes do curso técnico em informática do Instituto Federal do Amazonas nos campi dos municípios de São Gabriel da Cachoeira e de Maués. As discussões dos conteúdos foram baseadas na práxis de Paulo Freire, em que teoria e prática se juntam para desenvolver no estudante um processo de transformação emancipatória a partir da reflexão-ação-reflexão. Por causa do contexto ambiental em que a maioria dos estudantes estavam inseridos, o tema gerador escolhido foi a flora amazônica. As aulas ocorreram em fases e em disciplinas distintas cujos resultados agregaram ao conteúdo do tutorial. Foram realizadas entrevistas via formulário com perguntas abertas e fechadas para ser possível analisar os efeitos das experiências vivenciadas pelos discentes. O produto educacional resultante contribui na melhoria das práticas e a práxis educativa de docentes das diversas áreas do conhecimento, bem como fazê-los repensar planos de aula com as temáticas das ciências ambientais mediadas por Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação.
Abstract: The content of this dissertation is about a teaching project that aimed to develop a tutorial of practical classes using an application as a collaborator of pedagogical praxis to discuss environmental issues. The application detects and characterizes elements of nature using Artificial Intelligence technologies. To achieve the objective, classes were taught adopting active teaching-learning methodologies for the research subjects. The performances took place with the students of the technical course in computer science at the Federal Institute of Amazonas on the campuses of the municipalities of São Gabriel da Cachoeira and Maués. The content discussions were based on Paulo Freire's praxis, in which theory and practice come together to develop in the student a process of emancipatory transformation based on reflection-action- reflection. Because of the environmental context in which most students were inserted, the generator theme chosen was Amazonian flora. The classes took place in phases and in different disciplines whose results added to the tutorial content. Interviews were conducted via form with open and closed questions to be able to analyze the effects of the experiences lived by the students. The resulting educational product contributes to the improvement of practices and the educational praxis of teachers from different areas of knowledge, as well as making them rethink lesson plans with the themes of environmental sciences mediated by Digital Information and Communication Technologies.
Keywords: Aplicativos móveis
Ciências ambientais - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS: CIENCIAS
???metadata.dc.subject.user???: Práxis educativa
Ensino das Ciências Ambientais
Curso Técnico em Informática
TDICs no Ensino
Flora Amazônica
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: SOARES JUNIOR, João Renato Aguiar. Práxis docente com o tema gerador: Flora Amazônica. 2021. 118 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Maués (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8255
Issue Date: 25-Mar-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JoaoSoaresJR_PROFCIAMB.pdf5.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview
Prod. Educacional_JoaoSoaresJR_PROFCIAMB.pdf2.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons