???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorGomes, Thiago Eugênio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3623422798313128por
dc.contributor.advisor1Costa, Leonard Christy Souza-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6253814174927313por
dc.contributor.referee1Souza, Sérgio Augusto Freire de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1010905812755398por
dc.contributor.referee2Silveira, Éderson Luís da-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/9636609353277293por
dc.date.issued2020-12-21-
dc.identifier.citationGOMES, Thiago Eugênio. "Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manaus. 2020. 102 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2020.por
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8318-
dc.description.resumoO diretor escolar desempenha um papel importante na condução das políticas públicas para a educação. Dele é esperado uma expertise administrativa e uma liderança pedagógica. Para os estudantes, pode ser uma figura de autoridade. Para os professores, um representante dos interesses da Secretaria de Educação na escola. O objetivo deste trabalho é investigar as condições de produção de discursos aos quais os diretores da Rede Municipal de Educação do município de Manaus estão inseridos. Por meio dos conceitos de subjetividade, poder e verdade postulados pelo filósofo francês Michel Foucault (1926 – 1984), convidei cinco diretores e ex-diretores para entrevistas individuais onde eles tiveram a oportunidade de se expressar sobre o provimento da função, a rotina escolar, a relação destes profissionais com outros servidores na secretaria e as possíveis interferências na política partidária na atuação dos gestores nas unidades de ensino de Manaus. Por meio dessas entrevistas, analisei o discurso em diversos documentos legais, trabalhos acadêmicos e os inter-relacionei com as falas dos entrevistados. Com isso, foi possível trazer à tona traços da subjetividade dos diretores e apresentar o ponto de vista de quem precisa transitar entre diferentes espaços de poder, saber e verdade para além de expectativas acerca de competências e habilidades preconizadas para a função.por
dc.description.abstractThe teacher principal has an important role in conduction the public education policy. From him, it is expected administration expertise and pedagogic leadership. For the students, he could be an authority symbol. For the teachers, he could represent the Education Department interests inside the school. This paper aims to investigate the discourse production conditions where the school principals in Manaus are inserted. Using the concepts of power, knowledge and truth by French philosopher Michel Foucault (1926 – 1984), I invited five principals and ex-principals for individual interviews in which they had the opportunity to express themselves about this function selection processes, the school routine, the relationship with the teachers and the political parties interference in the school principals actions in Manaus. With these interviews I analyzed the discourses in many official documents, papers and interconnected them with the interviewees’ words. Thus, it was possible to bring forth the principals’ subjectivity traits and present the point of view of whom who deals with a variety of power spaces beyond expectations regarding competences and abilities for this function.eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br//retrieve/46750/Disserta%c3%a7%c3%a3o_ThiagoEug%c3%aanio_PPGL.pdf.jpg*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaspor
dc.publisher.departmentFaculdade de Letraspor
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.initialsUFAMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/-
dc.subjectPolíticas públicas de educaçãopor
dc.subjectLiderança pedagógicapor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectGestão educacionalpor
dc.subjectGestores de educaçãopor
dc.subject.cnpqLINGUÍSTICA, LETRAS E ARTESpor
dc.title"Lá vem a diretora!" - um estudo foucaultiano acerca da subjetividade dos diretores escolares de Manauspor
dc.title.alternative"There comes the principal!" - a foucauldian study about Manaus school principals subjectivityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-6263-3220por
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2365-1725por
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-8483-4656por
dc.subject.userDiretor escolarpor
dc.subject.userAnálise do discursopor
dc.subject.userSubjetividadepor
dc.subject.userPolíticas públicaspor
Appears in Collections:Mestrado em Letras

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ThiagoEugênio_PPGL.pdfDissertação_ThiagoEugênio_PPGL679.96 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons