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???metadata.dc.type???: Tese
Title: Educação do Campo e pauperização: implicação da agenda global sobre as políticas de educação básica no Vale do Juruá-Acre
???metadata.dc.creator???: Nicácio, Marcondes de Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Faria, Lenilda Rêgo Albuquerque
???metadata.dc.contributor.referee2???: Bezerra Neto, Luiz
???metadata.dc.contributor.referee3???: Santos, Ramofly Bicalho dos
???metadata.dc.contributor.referee4???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.description.resumo???: Esta tese analisa as políticas públicas de Educação do campo, dirigidas aos jovens do Vale do Juruá - Acre e suas relações com a pobreza. Foi desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Educação – GPPE/UFAM e à linha de Pesquisa 2 do Programa de Pós-graduação em Educação – PPGE/UFAM. Para a construção metodológica da investigação, tomamos por base o materialismo histórico-dialético, cumprindo a investigação com levantamento bibliográfico e documental e com pesquisa de campo através de entrevistas semiestruturadas, realizadas com alunos, professores e gestores de escolas do campo. Os pressupostos analíticos e de exposição dos dados, com base no método dialético e instrumentalizado com apoio complementar do uso do Software Nvivo 2020, compuseram as temáticas/unidades de significação que materializaram o Trabalho, a Educação, o Desenvolvimento, a Comunidade e a Pauperização, como as categorias centrais emergentes na pesquisa. No estudo, fica elucidado que a agenda global dos organismos multilaterais atua na imposição de políticas públicas modeladas pelo ideário de desenvolvimento na perspectiva do capital humano e sob a orientação do desenvolvimento rural. Depreende-se que, em razão dessa interferência, no Acre, não se efetivou um projeto de Educação do campo, compreendendo assim, que a pauperização no campo não foi contraposta por uma perspectiva de resistência, o que é confirmado por não manifestar as epistemologias da Educação do campo que estão predominantemente nas pedagogias: Socialista, da Alternância e do Movimento. Em desfecho analítico, as políticas educacionais do campo, em nível local, são caracterizadas pelo agenciamento orientado pelo Banco Mundial (BM), pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Banco Alemão de Desenvolvimento (KFW), e se consolidam nos modelos econômico-administrativo e econômico-formativo, que são identificados principalmente no Programa Asas da Florestania. A tese se confirma demonstrando que a agenda global da política educacional indica que “a educação é o caminho para o desenvolvimento econômico”. Entretanto, o estudo demonstra que a política educativa para o campo do estado do Acre, com a interferência dos organismos multilaterais na Educação Básica nas escolas do Vale do Juruá – Acre, corrobora para a permanência da pobreza e das precárias condições de vida dos jovens.
Abstract: This thesis analyzes public policies on Rural Education, aimed at youngsters from Vale do Juruá - Acre and their connections with poverty. It was developed together with the Study and Research Group on Public Policies and Education - GPPE / UFAM and the Research Line 2 of the Graduate Program in Education - PPGE / UFAM. We based our investigation methodology on dialectical and historical materialism, carrying it with bibliographical and documental survey, as well as field research by means of semi-structured interviews with rural school managers, students, and teachers. The analytical and data exposure assumptions, based on the dialectical and instrumentalized method with complementary support for the use of the Nvivo 2020 Software, comprised the themes / units of meaning that materialized Work, Education, Development, Community and Pauperization, as the central categories emerging in the research. This study clearly shows that the global agenda from multilateral organizations acts upon the imposition of public policies modeled by the ideas of development under human capital perspective and direction of rural development. We may infer that, in view of this interference, no rural Education project was carried out in Acre, and we understand that the impoverishment in rural field was not opposed by a perspective of resistance, which is confirmed by the absence of rural Education epistemologies which are mostly predominant in Socialist, Alternation and Human Movement pedagogies. In an analytical conclusion, rural educational policies are, on local levels, characterized by the negotiations guided by World Bank (BM), Inter-American Development Bank (BID) and German Development Bank (KFW), and consolidated in economic/administrative and economic/training models, that are mainly identified in Asas da Florestania Program.The thesis confirms that: The global agenda on educational policy provides for that education is the path for economic growth. However, the study demonstrates that the educational policy for the countryside of the state of Acre with the interference of multilateral organizations in Basic Education in the schools of Vale do Juruá - Acre, corroborates the permanence of poverty and the precarious living conditions of young people.
Keywords: Política pública
Política educacional
Vale do Juruá
Educação básica
Empobrecimento
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas públicas
Educação do campo
Organismos multilaterais e educação do campo
Educação e pauperização
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: NICÁCIO, Marcondes de Lima. Educação do Campo e pauperização: implicação da agenda global sobre as políticas de educação básica no Vale do Juruá-Acre. 2021. 373 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8340
Issue Date: 6-May-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação

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