???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8360
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Novas tecnologias como Práxis Educacional: políticas e desafios
Other Titles: New technologies such educational practices: policies and challenges
???metadata.dc.creator???: Barbosa, Luzilângela Vieira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Freitas, Marilene Corrêa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, João Luiz de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Renilda Aparecida
???metadata.dc.description.resumo???: A tecnologia vem se tornando cada vez mais presente nos diversos segmentos da sociedade, inclusive no ambiente escolar, embora ainda de forma tímida. Assim, a cultura digital transformou o mundo e a maneira como as pessoas interagem nas relações sociais. A questão educacional, desde seus primórdios é submergida em superações de desafios diários, relacionados a cultura, dimensões geográficas e sociais e a baixa qualidade da infraestrutura escolar brasileira, especialmente na região amazônica. Com o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC’s) em sala de aula, abismos foram fechados e outros abertos. Nesse contexto, o objetivo desse estudo é compreender as implicações do uso das novas tecnologias pelos professores no processo de ensino e aprendizagem dos alunos dos Cursos Técnicos de Nível Médio na Forma Integrada do IFAM – Campus Manaus Distrito Industrial, no município de Manaus/AM. Para tanto, desenvolveu-se um estudo exploratório-descritivo, com abordagem quali-quantitativa, tendo como instrumento de coleta de dados a observação do cotidiano do Campus e questionários online respondidos por alunos e professores do Instituto, alicerçados na pesquisa bibliográfica, onde os resultados apontam que, embora estejam presentes nas instituições de ensino, a implementação das TIC´s na escola pública ainda enfrenta desafios estruturais, culturais e tecnológicos a serem superados. As políticas públicas no Brasil na área de inclusão digital, articuladas aos interesses globais, referente aos programas e leis tiveram seu progresso, embora a execução caminhe no sentido oposto, principalmente devido à redução de investimentos na educação brasileira nos últimos anos. Desse modo, entende-se que não basta ter uma boa infraestrutura tecnológica, o que está longe de se concretizar no Brasil, pois é o fator humano o protagonista na luta pela redução das desigualdades tecnológicas, educacionais e sociais, tendo em vista que, o investimento em inovação e formação continuada dos atores educacionais, pode ser o caminho que nos permitirão reduzir esses abismos.
Abstract: Technology has become increasingly present in the various segments of society, including the school environment, although still in a timid way. Thus, digital culture has transformed the world and the way people interact in social relationships. The educational issue, since its beginnings, has been submerged in overcoming daily challenges, related to culture, geographic and social dimensions and the low quality of the Brazilian school infrastructure, especially in the Amazon region. With the use of Information and Communication Technologies (ICT's) in the classroom, chasms were closed and others were opened. In this context, the objective of this study is to understand the implications of the use of new technologies by teachers in the teaching and learning process of students of the Technical Courses of Medium Level in the Integrated Form of the IFAM - Campus Manaus Distrito Industrial, in the city of Manaus / AM. To this end, an exploratory-descriptive study was developed, with a qualitative and quantitative approach, using as a data collection instrument the observation of the daily life of the Campus and online questionnaires answered by students and professors of the Institute, based on bibliographic research, where the results point out that, although they are present in educational institutions, the implementation of ICTs in public schools still faces structural, cultural and technological challenges to be overcome. Public policies in Brazil in the area of digital inclusion, linked to global interests, regarding programs and laws have made progress, although enforcement is in the opposite direction, mainly due to the reduction in investments in Brazilian education in recent years. Thus, it is understood that having a good technological infrastructure is not enough, which is far from being realized in Brazil, as the human factor is the protagonist in the fight for the reduction of technological, educational and social inequalities, considering that, investment in innovation and continuing education of educational actors, may be the path that will allow us to reduce these gaps.
Keywords: Tecnologia Educacional - Manaus (AM)
Política pública - Educação - Manaus (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Educação
Tecnologia Educacional
Tecnologias de Informação e Comunicação
Políticas Públicas
Práxis Educacional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: BARBOSA, Luzilângela Vieira. Novas tecnologias como Práxis Educacional: políticas e desafios. 2021. 51 f. Dissertação (Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8360
Issue Date: 7-May-2021
Appears in Collections:Mestrado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuzilangelaBabosa_PPGSCA.pdf1.96 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons