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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação continuada na interface da prática pedagógica de professores: um estudo com docentes da Educação Básica
???metadata.dc.creator???: Menezes, Cristiane Cruz de Oliveira 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Vera Lúcia Reis da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Batista, Eliane Regina Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nunes, Janilse Fernandes
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa teve como objeto de estudo a formação continuada, em nível de mestrado, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente, da Universidade Federal do Amazonas. Considerando que essa formação passou a ser uma das apostas da educação para o desenvolvimento profissional docente e, certificando-se das constantes mudanças que ocorrem no cenário educacional que requerem dos profissionais investimentos na própria formação, a pesquisa elencou como objetivo principal analisar as contribuições da formação continuada, em nível de mestrado, para o desenvolvimento das práticas pedagógicas de professores da educação básica, de escolas da rede estadual do município de Humaitá/AM. A pesquisa foi delineada a partir da abordagem qualitativa apoiada na fenomenologia, utilizando a técnica da entrevista narrativa para dar voz e vez a nove professores(as), com a titulação de mestre. A interpretação dos dados seguiu a trilha teórica da Análise de Conteúdo e o aporte teórico-metodológico se fundamentou em estudos de Nóvoa (1999, 2013); Marcelo García (1999, 2009); Souza (2006, 2007); Huberman (2013); Cunha (2012, 2013, 2014); Bardin (2014); Silva (2015, 2019) e outros que discutem a temática em suas pesquisas. No anseio de responder à problemática e alcançar o objetivo maior da pesquisa, foram definidos objetivos mais específicos: identificar o perfil dos docentes que fizeram a formação continuada em pós-graduação stricto senso; descrever os desafios e dificuldades em relação à prática pedagógica dos professores; analisar as implicações da formação continuada para a prática pedagógica e para o desenvolvimento profissional docente. Os resultados indicaram que: i) o percurso autoformativo para a docência apresentou momentos de aproximações e singularidades (necessidade financeira, apoio familiar, resiliência); ii) no percurso de atuação profissional os professores ingressaram sem nenhuma prática anterior iii) as experiências na formação continuada foi permeado de desafios e dificuldades, e outros adversos requerendo dos professores resiliência, mas de intensa aprendizagem; iv) a percepção dos professores acerca da formação que vivenciaram foi a ressignificação da prática pedagógica; v) o processo formativo emergiu implicações positivas para o desenvolvimento das disciplinas que lecionam e para o desenvolvimento profissional docente; vi) em suas vozes a formação se configura com a acepção de apropriar-se de uma aprendizagem permanente que fortalece e potencializa o exercício da prática e do trabalho entre os pares e em coletividade na escola. A formação continuada estimulou, também, a percepção de si, provocando nos professores mudanças para a construção de nova imagem e atitudes mais ativas, autônomas e críticas de suas próprias práticas.
Abstract: This research had as object of study the continuing education, at master's level, developed in the Graduate Program in Teaching of Sciences and Humanities of the Institute of Education, Agriculture and Environment, Federal University of Amazonas. Considering that this formation has become one of the bets of education for the professional development of teachers and, making sure of the constant changes that occur in the educational scenario that require professionals to invest in their own formation, the research listed as main objective to analyze the contributions of continuing education, at the master's level, for the development of pedagogical practices of basic education teachers, from state schools in the city of Humaitá/AM. The research was designed from a qualitative approach supported by phenomenology, using the narrative interview technique to give voice and turn to nine teachers with a master's degree. The interpretation of the data followed the theoretical path of Content Analysis and the theoretical and methodological contribution was based on studies by Nóvoa (1999, 2013); Marcelo García (1999, 2009); Souza (2006, 2007); Huberman (2013); Cunha (2012, 2013, 2014); Bardin (2014); Silva (2015, 2019) and others who discuss the theme in their research. In the eagerness to answer the problematic and achieve the major objective of the research, more specific objectives were defined: to identify the profile of teachers who undertook continuing education in stricto sensu post-graduation; to describe the challenges and difficulties in relation to the teachers' pedagogical practice; to analyze the implications of continuing education for pedagogical practice and for teachers' professional development. The results indicated that: i) the self-training path for teaching presented moments of approximations and singularities (financial need, family support, resilience); ii) in the path of professional performance the teachers entered without any previous practice iii) the experiences in continuing education were permeated with challenges and difficulties, and other adverse ones requiring from the teachers resilience, but of intense learning; iv) the teachers' perception about the formation they experienced was the re-significance of the pedagogical practice; v) the formative process emerged positive implications for the development of the subjects they teach and for the teachers' professional development; vi) in their voices, the formation is configured with the meaning of appropriating a permanent learning that strengthens and enhances the practice exercise and the work among peers and collectively at school. The continuing education also stimulated the perception of self, provoking in teachers changes for the construction of a new image and more active, autonomous and critical attitudes of their own practices.
Keywords: Professores - Formação
Professores de pós-graduação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Prática pedagógica
Percepção docente
Desenvolvimento profissional docente
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: MENEZES, Cristiane Cruz de Oliveira. A formação continuada na interface da prática pedagógica de professores: um estudo com docentes da Educação Básica. 2021. 155 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8370
Issue Date: 24-Jun-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

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