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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ciclo de indagação: ensino de Ciências Ambientais em uma instituição de ensino técnico
???metadata.dc.creator???: Leite, Patrícia Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Almeida, Ronaldo de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Maurício Silva de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Schropfer, Edivania dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: O presente trabalho é fruto da busca de fundamentos para elaboração de estratégias de ensino em Ciências Ambientais, essa procura passa pela reflexão sobre os problemas ambientais e nas primeiras sondagens para a seleção do grupo amostral, constatou-se resistência por parte dos convidados, despertando o interesse pela percepção ambiental docente diante de seu ambiente laboral. Nesse contexto, surgem as seguintes inquietações: Considerando que a percepção ambiental docente, causa efeitos e impactos que se refletem em sua ação com os discentes, de que forma este estudo poderia colaborar para a inserção de novas ferramentas contribuindo para o exercício da função docente enquanto agente atuante na formação humana? O termo “percepção ambiental” no âmbito desta pesquisa vai ao encontro do conceito introduzido por Marin, a ressignificação visa conhecer além da forma com que o ser humano se mistura com o mundo, compreendendo também como ele vivencia suas concretudes, se relaciona com os problemas e coletivamente tenta construir um pensamento capaz de exprimir seus modos de viver. Este estudo se apoia na estratégia qualitativa de pesquisa e foi executada por meio de uma pesquisa-ação, seu objetivo geral visa a investigação da percepção ambiental docente frente à práxis pedagógica interdisciplinar a partir de uma postura reflexiva baseada no Ciclo de Indagação como proposta metodológica para o Ensino de Ciências Ambientais no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas, Campus de São Gabriel da Cachoeira. Foram identificados pontos que dificultam às práticas pedagógicas na instituição e o interesse por práxis de ensino em alternância às ações de cunho tecnicista vislumbrando um olhar mais pedagógico. Os participantes da pesquisa contribuíram diretamente na construção do produto educacional que consiste num guia onde se apresentam propostas para práxis pedagógicas, este estudo fornece subsídios para o desenvolvimento de novas versões e aprimoramento da ferramenta didático-pedagógica apresentada.
Abstract: The present work is the result of the search for fundamentals for the elaboration of teaching strategies in Environmental Sciences, this search goes through the reflection on environmental problems and in the first surveys for the selection of the sample group, there was resistance on the part of the guests, awakening the interest in the environmental perception of teachers in their work environment. In this context, the following concerns arise: Considering that the environmental perception of teachers causes effects and impacts that are reflected in their action with students, how this study could contribute to the insertion of new tools contributing to the exercise of the teaching function as acting agent in human formation? The term "environmental perception" in the scope of this research is in line with the concept introduced by Marin, the resignification aims to know beyond the way in which human beings mix with the world, also understanding how they experience their concreteness, relate to problems, and collectively try to build a thought capable of expressing their ways of living. This study is based on the qualitative research strategy and was carried out through an action research, its general objective is to investigate the environmental perception of teachers in front of the interdisciplinary pedagogical praxis from a reflective stance based on the Inquiry Cycle as a methodological proposal for the Teaching of Environmental Sciences at the Federal Institute of Education, Science and Technology of Amazonas, São Gabriel da Cachoeira Campus. Points were identified that hinder the pedagogical practices in the institution and the interest in teaching praxis in alternation to actions of a technicist nature, envisioning a more pedagogical look. Research participants contributed directly to the construction of the educational product that consists of a guide where proposals for pedagogical praxis are presented. This study provides subsidies for the development of new versions and improvement of the didactic-pedagogical tool presented.
Keywords: Ensino de Ciências Ambientais
Práticas pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Estratégias de ensino
Ensino técnico
???metadata.dc.subject.cnpq???: OUTROS
???metadata.dc.subject.user???: Percepção ambiental
Ciclo de indagação
Posturas reflexivas para o ensino
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Centro de Ciências do Ambiente
???metadata.dc.publisher.program???: Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais
Citation: LEITE, Patrícia Alves. Ciclo de indagação: ensino de Ciências Ambientais em uma instituição de ensino técnico. 2021. 86 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, São Gabriel da Cachoeira-AM, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8404
Issue Date: 28-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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