???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8439
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Referencial curricular amazonense e a educação física: uma política em discussão
Other Titles: Curricular reference of Amazonas and physical education: a policy under discussion
???metadata.dc.creator???: Pereira, Lorhena Alves 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.contributor.referee2???: Martineli, Telma Adriana Pacifico
???metadata.dc.contributor.referee3???: Mascarenhas, Suely Aparecida do Nascimento
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação está vinculada a Linha de Pesquisa Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas a partir do convênio entre a UFAM e a SEDUC/AM. Neste trabalho, abordamos como temática a implantação da BNCC (BRASIL,2017a), tendo como norte o RCA (AMAZONAS, 2020a; 2020b) e, como as especificidades que tratam da Educação Física foram abordadas na elaboração desse documento. O problema central de pesquisa é: Qual o enfoque governamental para a Educação Física no que tange o contexto de implantação de uma Base Nacional Comum Curricular e Referencial Curricular do ensino fundamental no Estado do Amazonas? Tendo como questões norteadoras do estudo: Quais os antecedentes sócio-históricos e políticos do ensino fundamental no Brasil? Quais as implicações das mudanças curriculares para a disciplina de Educação Física no Amazonas? e, quais as implicações das reformas educacionais na profissionalização do docente de Educação Física? Sendo estabelecidos os seguintes objetivos: descrever e analisar como é tratada a Educação Física no ensino fundamental no documento da BNCC (2017a) e do RCA (2020), tendo em vista: estudar, através de uma revisão de literatura, a organização da educação brasileira e seus marcos legais e as diretrizes voltadas à disciplina de Educação Física no Brasil; identificar, através de análise documental, quais as temáticas mais recorrentes e analisar qual o enfoque da Educação Física nos documentos, e comparar como se definem as abordagens sobre a formação docente em Educação Física nos documentos. Em termos metodológicos, embasados em Gil (2002), Creswell (2007) e Triviños (2009), desenvolveu-se uma pesquisa exploratória de cunho qualitativo, aliada ao objetivo de descrever as características deste determinado evento e conhecer em profundidade as nuances do fenômeno em questão, no caso a implementação de uma nova política educacional, utilizando a combinação das pesquisas bibliográfica e documental, com base em Ludkë e André (2020) e, tendo como procedimento de coleta de dados segue o protocolo sugerido por André Cellard (2012) e como técnica de análise de dados, a Análise de Ciclo de Políticas, desenvolvida por Ball (1992; 1994; 2009; 2012). O recorte teórico-metodológico escolhido pretende utilizar categorias que possibilitem a compreensão da totalidade do objeto, fundamentado na perspectiva do materialismo histórico-dialético, desenvolvido por Marx e Engels (NETTO, 2011), com enfoque na Pedagogia Histórico-Crítica, desenvolvida por Saviani (2019) e colaboradores. Como resultados é possível afirmar a complexidade do fenômeno da formação docente no Brasil e no Amazonas possui um enfoque governamental no sentido de reprodução de conteúdo; sendo a construção do RCA feita sem a participação efetiva de todos os atores do processo educativo no Amazonas e que é possível aliar a organização do trabalho pedagógico a uma Abordagem Crítico-superadora como parte importante do processo formativo do docente.
Abstract: This dissertation is linked to the Research Line Training and Praxis of the Educator Facing the Amazonian Challenges of the Post-graduation Program in Education at the Federal University of Amazonas from the agreement between UFAM and SEDUC/AM. In this work, we address the implementation of the BNCC (BRASIL, 2017a), with the RCA (AMAZONAS, 2020a; 2020b) as a theme, and how the specifics that deal with Physical Education were addressed in the preparation of this document. The central research problem is: What is the governmental approach to Physical Education regarding the context of the implementation of a National Common Curricular Base and Curricular Reference of elementary education in the State of Amazonas? Having as guiding questions of the study: What are the socio-historical and political background of elementary education in Brazil? What are the implications of curriculum changes for Physical Education in Amazonas? And, what are the implications of educational reforms in the professionalization of Physical Education teachers? The following objectives were established: to describe and analyze how Physical Education is addressed in elementary education in the BNCC document (2017a) and the RCA (2020), in order to: study, through a literature review, the organization of Brazilian education and its legal frameworks and guidelines aimed at the subject of Physical Education in Brazil; identify, through document analysis, the most recurrent themes and analyze the focus of Physical Education in the documents, and compare how the approaches on teacher training in Physical Education are defined in the documents. In methodological terms, based on Gil (2002), Creswell (2007) and Triviños (2009), an exploratory research of qualitative nature was developed, allied to the goal of describing the characteristics of this particular event and know in depth the nuances of the phenomenon in question, in this case the implementation of a new educational policy, using the combination of bibliographic and documentary research, based on Ludkë and André (2020) and, having as data collection procedure follows the protocol suggested by André Cellard (2012) and as data analysis technique, the Policy Cycle Analysis, developed by Ball (1992; 1994; 2009; 2012). The chosen theoretical-methodological approach intends to use categories that enable the understanding of the totality of the object, based on the perspective of historical-dialectical materialism, developed by Marx and Engels (NETTO, 2011), with a focus on Critical-Historical Pedagogy, developed by Saviani (2019) and collaborators. As results it is possible to affirm the complexity of the phenomenon of teacher training in Brazil and in Amazonas has a governmental focus in the sense of reproduction of content; being the construction of the RCA made without the effective participation of all actors of the educational process in Amazonas and that it is possible to ally the organization of pedagogical work to a Critical-supervisory Approach as an important part of the teacher's formative process.
Keywords: Base Nacional Comum Curricular - Amazonas
Professores - Participação no planejamento curricular
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Base Nacional Comum Curricular
Referencial Curricular Amazonense
Política Pública Educacional
Formação Docente
Educação Física
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: PEREIRA, Lorhena Alves. Referencial curricular amazonense e a educação física: uma política em discussão, 2021. 173 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8439
Issue Date: 30-Jul-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertacao_LorhenaPereira_PPGE.pdf4.24 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons