???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8453
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental: reflexões sobre o processo de transição escolar e formação inicial de pedagogos(as) na Universidade Federal do Amazonas
Other Titles: From Kindergarten to the 1st year of elementary school: Reflections on the school transition process and initial education of pedagogues at the Federal University of Amazonas
???metadata.dc.creator???: Aguiar, Sinara Narciso de Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bissoli, Michelle de Freitas
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila
???metadata.dc.contributor.referee2???: Costa, Sinara Almeida da
???metadata.dc.description.resumo???: As mudanças trazidas pelas Leis Federais n°. 11.114/2005 e Lei nº. 11.274/2006 ampliaram a duração do Ensino Fundamental para 9 anos e tornaram obrigatório o ingresso das crianças com seis anos de idade no 1º ano dessa etapa da Educação Básica. Em 2013, foi aprovada a Lei nº. 12.796, que estabeleceria a obrigatoriedade da Educação Básica dos 4 aos 17 anos e, a partir dessa nova configuração, aprofundou-se uma preocupação com a questão da transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental, já que agora, oficialmente, as crianças saem da pré-escola e adentram a segunda etapa da Educação Básica aos seis anos de idade. Os documentos legais estabelecem que a transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental não aconteça de forma abrupta, visto ser um momento potencial de crises e rupturas, podendo incidir sobre todo o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. Desse modo, é necessário que haja mediações pedagógicas que considerem as especificidades da infância. Diante desse cenário, nossa pesquisa, vinculada à Linha 3 do Programa de Pós-Graduação em Educação, denominada Formação e Práxis do(a) Educador(a) frente aos desafios amazônicos, teve como objetivo principal compreender que elementos devem ser considerados no processo de transição entre Educação Infantil e 1º ano do Ensino Fundamental, discutindo a importância do domínio de conhecimentos específicos sobre a integração das duas primeiras etapas da Educação Básica na formação inicial de pedagogos(as) na Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Para isso, os seguintes objetivos específicos foram definidos: (I) conhecer a política pública nacional de ampliação do Ensino Fundamental e do ingresso das crianças de seis anos na segunda etapa da Educação Básica; (II) discutir as implicações pedagógicas de um processo de transição que respeite as especificidades das crianças que iniciam o Ensino Fundamental aos seis anos de idade; (III) analisar as ementas das disciplinas do curso de Pedagogia da UFAM, em busca de perceber se e como é enfatizado o processo de transição nas disciplinas que trabalham com as especificidades da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto, apoiamo-nos no método Materialista Histórico Dialético, que traz as bases necessárias para as análises desse objeto de investigação. Como instrumentos de produção de dados foram utilizadas a pesquisa bibliográfica e a documental. Para a análise dos dados da pesquisa, utilizamos o método de Análise de Conteúdo. Foram caminhos para a interpretação: a pré-análise, a exploração do material e o tratamento dos dados. Os resultados indicam a necessidade de que a formação inicial de pedagogos(as) na UFAM focalize mais amplamente a discussão acerca da transição entre as duas primeiras etapas da Educação Básica em nosso país, contribuindo mais efetivamente para que os(as) pedagogos(as) realizem um trabalho teórico-prático que respeite as especificidades das crianças de seis anos que adentram o Ensino Fundamental.
Abstract: The changes brought about by Federal Laws n° 11.114/2005 and Law n° 11.274/2006 extended the duration of Elementary School to 9 years and made the entry of six-year-old children mandatory in the 1st year of this stage of Basic Education. In 2013, Law nº 12,796, which would establish the obligatory nature of Basic Education from 4 to 17 years old and, from this new configuration, a concern with the issue of the transition from Kindergarten to Elementary School was deepened, since now, officially, children leave the preschool and enter the second stage of Basic Education at the age of six. The legal documents establish that the transition from Kindergarten to Elementary School does not happen abruptly, as it is a potential moment of crises and ruptures, which can affect the entire learning and development process of the child. Thus, it is necessary to have pedagogical mediations that consider the specifics of childhood. Given this scenario, our research, linked to Line 3 of the Graduate Program in Education, called Education and Praxis of Educator in the face of Amazonian challenges, had as its main objective to understand which elements should be considered in the process of transition between Early Childhood Education and the 1st year of Elementary School, discussing the importance of mastering specific knowledge on the integration of the first two stages of Basic Education in the initial training of pedagogues at the Federal University of Amazonas (FUA). For this, the following specific objectives were defined: (I) to know the national public policy for the expansion of Elementary School and the entry of six-year-old children into the second stage of Basic Education; (II) discuss the pedagogical implications of a transition process that respects the specificities of children who start elementary school at the age of six; (III) analyze the syllabuses of the disciplines of the Pedagogy course at FUA, in order to understand if and how the transition process is emphasized in the disciplines that work with the specificities of Kindergarten and Early Years of Elementary School. Therefore, we rely on the Dialectical Historical Materialist method, which provides the necessary bases for the analysis of this object of investigation. As instruments of data production, bibliographic and documentary research were used. For the analysis of research data, we used the Content Analysis method. Ways for interpretation were: pre-analysis, material exploration and data processing. The results indicate the need for the initial training of pedagogues at FUA to focus more broadly on the discussion about the transition between the first two stages of Basic Education in our country, contributing more effectively to pedagogues carry out theoretical-practical work that respects the specificities of six-year-old children who enter Elementary School.
Keywords: Práticas pedagógicas
Professores - Formação
Mediações pedagógicas
Ensino e aprendizagem
Política pública de ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIÊNCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Transição escolar
Educação Infantil
Ensino Fundamental
Desenvolvimento infantil
Formação de professores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: AGUIAR, Sinara Narciso de Lima. Da Educação Infantil para o 1º ano do Ensino Fundamental: reflexões sobre o processo de transição escolar e formação inicial de pedagogos(as) na Universidade Federal do Amazonas. 2021. 171 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8453
Issue Date: 24-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_SinaraAguiar_PPGE.pdfDissertação_SinaraAguiar_PPGE3.31 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons