???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorPereira Junior, Jocelino-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5109931256788686eng
dc.contributor.advisor1Castro Junior, Alberto Nogueira de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5919189481858271eng
dc.contributor.referee1Pio, José Luiz de Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1014904168887285eng
dc.contributor.referee2Menezes, Crediné Silva de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5454484334693909eng
dc.date.issued2021-08-18-
dc.identifier.citationPEREIRA JUNIOR, Jocelino. Arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologia. 2021. 102 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8455-
dc.description.resumoO ensino médio vem sendo um termômetro de como as massas estão reagindo a todas as transformações da sociedade contemporânea. Os estudantes refletem as mudanças da sociedade e reagem ativamente em uma nova forma de ver o mundo. O esforço vai de encontro ao novo perfil, flexível e polivalente, capaz de pensar e aprender constantemente, que atenda às demandas dinâmicas que se diversificam em quantidade e qualidade, caracterizando um perfil autônomo. Desta forma na pesquisa aqui relatada, o principal objetivo é descrever o processo de construção de uma arquitetura pedagógica para ampliação da autonomia por meio do exercício do diálogo, buscando a associação de diferentes pontos de vista fazendo emergir habilidades e competências que gerem autonomia e elevem o potencial da cooperação no processo educacional. Em uma perspectiva dentro do paradigma de arquiteturas pedagógicas, as estruturas de aprendizagem se dão a partir da confluência de diferentes componentes para acentuação do perfil autônomo. A metodologia fornece subsídios para uma pedagogia dinâmica, centrada na criatividade, numa perspectiva de construção do conhecimento a ser explorada pelos estudantes que transcende a transmissão dos conteúdos, baseia-se em uma abordagem qualitativa e trata-se de uma intervenção pedagógica que acentuou o perfil autônomo dos estudantes ao longo das dinâmicas colaborativas que os estudantes foram submetidos.eng
dc.description.abstractHigh school has been a thermometer of how the crowd are reacting to all transformations in current society. Students reflect changes in society and actively react in a new way of seeing the world. This effort converge to a new profile, flexible and versatile, capable of thinking and learning constantly, it meets the dynamic demands that vary in quantity and quality, depicting an autonomous profile. Thus, in the research reported here, the main goal is to describe the process of building a pedagogical architecture to expand autonomy through the exercise of dialogue, seeking association of different points of view, bringing out skills and competences that generate autonomy and elevate the potential of cooperation in the educational process. From a pedagogical architectures perspective, learning structures take place with the confluence of different components to emphasize an autonomous profile. The methodology provides resources for a dynamic pedagogy, centered on creativity, in a perspective of knowledge construction to be exploited by students transcending contents transference, based on a qualitative approach that is a pedagogical intervention shown to accentuate student autonomous profile through collaborative dynamics that students were submitted to.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas - FAPEAMeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/49122/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JocelinoPereira_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectPrática docentepor
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopor
dc.subjectEnsino híbridopor
dc.subjectAmbientes Virtuais de Aprendizagempor
dc.subject.cnpqCIÊNCIAS HUMANASeng
dc.titleArquitetura pedagógica para ampliação da autonomia de aprendizagem no ensino de ecologiaeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-1635-7250eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5864-8983eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2709-7135eng
dc.subject.userArquitetura Pedagógicapor
dc.subject.userEnsino de Biologiapor
dc.subject.userAutonomiapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JocelinoPereira_PPGECIM.pdfDissertação_JocelinoPereira_PPGECIM2.17 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.