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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Família e escola: ações institucionais sobre o acompanhamento escolar no ensino médio em uma escola estadual do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Queiroz, Nágila Maria Barroso de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Falcão, Nádia Maciel
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Camila Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nunes, Cláudio Pinto
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa debateu a relação família-escola com recorte na questão do acompanhamento escolar no ensino médio, procurou evidenciar quais as ações escolares de uma escola da Rede Estadual do Amazonas, situada no município de Manaus-AM). Desenvolveu-se no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas, vinculada à Linha Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional, com apoio financeiro da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM. Dialogou com os estudos de Políticas Públicas e da Sociologia da Educação, o estudo partiu da premissa de que uma relação dialógica entre família e escola é imprescindível para o alcance dos objetivos da formação escolar. Partiu de evidências sobre dificuldades no estabelecimento desta relação, sobretudo no ensino médio, buscou-se, a partir do estudo da realidade de uma escola amazonense, discutir caminhos que pudessem viabilizar o diálogo entre estas duas instituições sociais. Tratou-se de uma pesquisa qualitativa, que se desenvolveu a partir dos fundamentos do método dialético, abrangendo as fases de levantamento bibliográfico e a análise documental de uma instituição de ensino estadual. A pesquisa apontou elementos que elucidaram caminhos para a melhoria da relação entre a família e escola, destacou-se as especificidades do ensino médio e as possibilidades de novas práticas que foram apontadas pela análise dos dados da pesquisa. Assim, como resultados observou-se que o acompanhamento escolar se configura na realidade de uma instituição da rede estadual por diferentes ações implementadas e que estão descritas nos documentos escolares e por meio de ações que se concretizam a partir das demandas diárias do cotidiano escolar. Esse estudo subsidiou reflexões sobre o tema investigado que irão contribuir com o redimensionamento da relação família e escola na rede estadual do Amazonas.
Abstract: The research discussed the family-school relationship with a focus on the issue of school monitoring in high school, seeking to highlight the school actions of a school in the State Network of Amazonas, located in the city of Manaus-AM). It was developed under the Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas, linked to the Education, Public Policies and Regional Development Line, with financial support from the Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel - CAPES and the Foundation for Support to Survey of the State of Amazonas – FAPEAM. Dialogue with the studies of Public Policy and the Sociology of Education, the study started from the premise that a dialogical relationship between family and school is essential to achieve the goals of school education. Based on evidence of difficulties in establishing this relationship, especially in high school, it was sought, from the study of the reality of an Amazonian school, to discuss ways that could facilitate dialogue between these two social institutions. It was a qualitative research, which was developed from the foundations of the dialectical method, covering the phases of bibliographic survey and document analysis of a state educational institution. The research pointed out elements that elucidated ways to improve the relationship between family and school, highlighted the specificities of high school and the possibilities of new practices that were pointed out by the analysis of the research data. Thus, as a result, it was observed that school monitoring is configured in the reality of an institution in the state network through different actions implemented and which are described in school documents and through actions that materialize from the daily demands of everyday school life. This study supported reflections on the investigated theme that will contribute to the redimensioning of the family and school relationship in the state network of Amazonas.
Keywords: Educação - Participação dos pais
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Escola-Família
Ensino Médio
Juventude
Acompanhamento Escolar
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: QUEIROZ, Nágila Maria Barroso de. Família e escola: ações institucionais sobre o acompanhamento escolar no ensino médio em uma escola estadual do Amazonas. 2021. 178 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8478
Issue Date: 13-Aug-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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