???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8505
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMelo, Alessandro Lúcio Cristo de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0654598611158500eng
dc.contributor.advisor1Mourão, Arminda Rachel Botelho-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3864748731992379eng
dc.contributor.referee1Silva, Camila Ferreira da-
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3520518346076110eng
dc.contributor.referee2Silva, João Batista do Carmo-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5437954641195296eng
dc.date.issued2021-07-28-
dc.identifier.citationMELO, Alessandro Lúcio Cristo de. Avaliação seletiva e classificatória: espelho de uma sociedade excludente e segregativa - uma análise do processo avaliativo nas escolas do Ensino Médio na cidade de Itacoatiara/AM. 2021.161 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8505-
dc.description.resumoA dissertação AVALIAÇÃO SELETIVA E CLASSIFICATÓRIA: espelho de uma sociedade capitalista excludente e segregativa – Uma análise do processo avaliativo nas escolas do Ensino Médio na cidade de Itacoatiara/AM tem como proposta inicial pesquisar sobre a avaliação seletiva e classificatória no seio das escolas de Ensino Médio. Uma questão norteadora conduziu esta pesquisa: A correlação política e dialética entre o sistema educacional de avaliação macro e a aplicação de exames seletistas e classificatórios no processo de ensino-aprendizagem acabam negando a concepção humanizadora da avaliação e impactando no aumento das desigualdades educacionais nas escolas de ensino médio? Partindo desta prerrogativa, este trabalho tem como objetivo geral analisar a correlação política e dialética entre o sistema educacional de avaliação macro e a aplicação de exames seletistas e classificatórios no processo de ensino-aprendizagem, negando a concepção humanizadora da avaliação e impactando no aumento das desigualdades educacionais nas escolas de ensino médio no município de Itacoatiara e, como objetivos específicos: a) catalogar a vasta produção bibliográfica sobre a história da política educacional voltada para a avaliação, com um recorte histórico dos anos de 1990, bem como suas implicações nos paradigmas de avaliação adotados pelas escolas a partir das reformas educacionais desse período; b) discutir a relação entre os objetivos do processo avaliativo no ensino médio e as implicações que este processo causa na perspectiva do acesso ao ensino superior principalmente com a interiorização das universidades públicas e a popularização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM e; c) investigar os impactos causados pelos exames escolares aplicados em sala de aula e como esses exames contribuem para o aumento do processo de desigualdade educacional. A pesquisa tem como lócus o município de Itacoatiara, a cidade está localizada a 266 km de Manaus, capital do estado do Amazonas. O município conta com diversas escolas que atendem as mais diversas etapas e modalidades de ensino, mas somente cinco (05) dessas escolas concentram um maior número de alunos matriculados no ensino médio regular e por esse motivo são as principais bases no fomento dessa pesquisa. A compreensão da realidade educacional objetivada no projeto foi realizada por meio de pesquisa qualitativa. As fontes utilizadas foram as legislações pertinentes ao tema, principalmente voltadas para as reformas educacionais a partir dos anos de 1990, além das publicações de educadores e especialistas voltados a temática da avaliação e da organização da gestão e planejamento da educação no Brasil. O enfoque analítico dos textos foi desenvolvido através da análise de conteúdo, pois este tipo de análise aborda de forma mais coerente o processo de desenvolvimento desta pesquisa, priorizando os dados qualitativos sem desabonar os quantitativos. Dessa forma, os textos, os dados, e as ferramentas que utilizamos para a conclusão deste trabalho vão exatamente ao encontro deste enfoque analítico. O projeto faz a opção pelo materialismo histórico-dialético, por ser caracterizado por fatores que afirmam que tudo se transforma permanentemente, tudo está estritamente relacionado, sejam eles fatores políticos, sociais ou econômicos. A pesquisa é essencialmente documental e bibliográfica, principalmente por ser produzida no contexto da pandemia do Covid-19, o que impediu e dificultou qualquer tipo de ação em campo, e nessa realidade pandêmica, esse tipo de pesquisa permitiu instrumentos práticos que forneceram os dados e informações essenciais para o desenvolvimento deste estudo, os quais fundamentaram os objetivos da pesquisa. Este trabalho pretende percorrer pelos conceitos e posicionamentos de diversos autores, dentre os quais podem ser encontrados: (LIBÂNEO, 2008), (LUCKESI, 2017) e (HOFFMANN, 2017).eng
dc.description.abstractLa disertación EVALUACIÓN SELECTIVA Y CLASIFICATORIA: espejo de una sociedad capitalista excluyente y segregadora - Un análisis del proceso de evaluación en las escuelas secundarias de la ciudad de Itacoatiara / AM tiene como propuesta inicial investigar sobre la evaluación selectiva y clasificatoria dentro de las escuelas secundarias. Una pregunta orientadora condujo esta investigación: ¿Una correlación política y dialéctica entre el sistema educativo de macroevaluación y la aplicación de exámenes selectivos y las clasificaciones en el proceso de enseñanza-aprendizaje terminan negando la concepción humanizadora de la evaluación e impactando en el aumento de las desigualdades educativas en las escuelas secundarias? Partiendo de esta prerrogativa, este trabajo tiene como objetivo analizar la correlación política y dialéctica entre el sistema educativo de macroevaluación y la aplicación de exámenes selectivos y de clasificación en el proceso de enseñanza-aprendizaje, negar el concepto humanizador de la evaluación e incidir en el aumento de las desigualdades educativas en las escuelas secundarias del municipio de Itacoatiara y, como objetivos específicos: a) catalogar la vasta producción bibliográfica sobre la historia de la política educativa centrada en la evaluación, con un recorte histórico de los años 1990, así como sus implicaciones sobre los paradigmas de evaluación adoptados por las escuelas a partir de las reformas educativas de ese período; b) discutir la relación entre los objetivos del proceso de evaluación en la educación secundaria y las implicaciones que este proceso genera en la perspectiva del acceso a la educación superior, especialmente con la interiorización de las universidades públicas y la popularización del Exame Nacional de Ensino Médio – ENEM y; c) investigar los impactos causados por los exámenes escolares aplicados en el aula y cómo estos exámenes contribuyen al aumento del proceso de desigualdad educativa. La investigación tiene como lugar el municipio de Itacoatiara, la ciudad se encuentra a 266 km de Manaus, capital del estado de Amazonas. El municipio cuenta con varios colegios que atienden las más diversas etapas y modalidades de enseñanza, pero solo cinco (05) de estos colegios concentran un mayor número de alumnos matriculados en el bachillerato regular y, por ello, son las principales bases para impulsar esta investigación. La comprensión de la realidad educativa a la que se dirige el proyecto se realizó a través de la investigación cualitativa. Las fuentes utilizadas fueron la legislación pertinente al tema, enfocada principalmente en las reformas educativas a partir de la década de 1990, además de publicaciones de educadores y especialistas enfocadas en el tema de la evaluación y organización de la gestión y planificación de la educación en Brasil. El enfoque analítico de los textos se desarrolló a través del análisis de contenido, ya que este tipo de análisis aborda el proceso de desarrollo de esta investigación de manera más coherente, priorizando los datos cualitativos sin desacreditar los cuantitativos. De ese modo, los textos, datos y herramientas que utilizamos para completar este trabajo están exactamente en línea con este enfoque analítico. El proyecto opta por el método materialismo histórico-dialéctico porque se caracteriza por factores que afirman que todo cambia permanentemente, todo está íntimamente relacionado, ya sean políticos, sociales o económicos. La investigación es esencialmente documental y bibliográfica, principalmente porque se produce en el contexto de la pandemia Covid-19, lo que impidió y dificultó cualquier tipo de acción en campo, y en esta realidad pandémica, este tipo de investigación permitió instrumentos prácticos que brindaron datos e información esencial para el desarrollo de este estudio, que apoyó los objetivos de la investigación. Este trabajo pretende recorrer los conceptos y posiciones de varios autores, entre los que se pueden encontrar: (LIBÂNEO, 2008), (LUCKESI, 2017) y (HOFFMANN, 2017).spa
dc.description.sponsorship*eng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/49943/Disserta%c3%a7%c3%a3o_AlessandroCristo_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectEnsino e aprendizagempor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectAvaliação do ensinopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectItacoatiara (AM)por
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANASeng
dc.titleAvaliação seletiva e classificatória: espelho de uma sociedade excludente e segregativa - uma análise do processo avaliativo nas escolas do Ensino Médio na cidade de Itacoatiara/AMeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-1940-9477eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0003-0748-6464eng
dc.contributor.referee1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-2348-9350eng
dc.contributor.referee2orcidhttps://orcid.org/0000-0002-3170-4735eng
dc.subject.userAvaliação escolarpor
dc.subject.userAvaliação da aprendizagempor
dc.subject.userExame seletista e classificatóriopor
dc.subject.userSistema capitalistapor
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AlessandroCristo_PPGE.pdfDissertação_AlessandroCristo_PPGE1.69 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons