???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão
???metadata.dc.creator???: Silva, Geane das Chagas 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ferreira, Lúcio Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Sardagna, Helena Venites
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cavalcante, Eleny Brandão
???metadata.dc.description.resumo???: Ao refletirmos sobre o direito de todos à educação, notamos muitos fatores positivos e negativos quanto ao seu cumprimento, principalmente no contexto escolar quanto à inclusão do aluno com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento (TGD) e altas habilidades ou superdotação. Nosso objetivo foi conhecer a perspectiva docente quanto à inclusão, considerando os aspectos pedagógicos e arquitetônicos no contexto escolar. A pesquisa caracterizou-se como de natureza descritiva com uma abordagem qualitativa na coleta dos dados e foi realizada em quatro escolas do município de Manacapuru/AM. Participaram 12 docentes do Ensino Fundamental (EF) anos finais, das seguintes disciplinas: Matemática, Língua Portuguesa, Educação Física e Ciências. Como instrumento de coleta de dados, utilizamos a entrevista narrativa, contando com a Análise Textual Discursiva (ATD) na análise dos dados, emergindo quatro categorias: I) aspectos pedagógicos, distribuída em quatro subcategorias – 1) adaptações curriculares, 2) salas de recursos multifuncionais (SRM), 3) recursos pedagógicos e 4) quantidade de alunos por turma; II) formação docente; III) garantia de direitos; e IV) aspectos arquitetônicos escolares. Concluímos que a escola precisa se reestruturar para atender as determinações legais quanto à inclusão, mesmo que os docentes procurem alternativas que venham favorecer o processo pedagógico, ainda são necessários ajustes com relação a disponibilização de formação, de recursos pedagógicos, a readequação numérica dos alunos, a garantia de acessibilidade e a implantação dos serviços do Atendimento Educacional Especializado (AEE) em mais instituições. Diante disso, é necessário um olhar atento à organização interna escolar, para que possa assegurar a aprendizagem nos princípios da inclusão considerando as diferenças.
Abstract: When reflecting on everyone´s right to education, we notice many positive and negative factors regarding its fulfillment, especially in the school context regarding the inclusion of students with disabilities, pervasive developmental disorders (PDD) and high abilities or giftedness. Or objective was to understand the teaching perspective regarding inclusion, considering the pedagogical and architectural aspects in the school context. The research was characterized as descriptive in nature with a qualitative approach in data collection and was carried out in four schools in the city of Manacapuru/Am. Twelve teachers from the final Years of Elementary School (EF) participated in the following subjects: Mathematics, Portuguese Language, Physical Educantion and Science. As a data collection instrument, we used the narrative interview, relying on the Discursive Textual Analysis (ATD) in the data analysis, emerging four categories: i) pedagogical aspects, distributed into four subcategories – 1) curricular adaptations, 2) resource rooms multifunctional (SRM), 3) pedagogical resources and 4) number of students per class; ii) teacher training; iii) guarantee of rights; and iv) school architectural aspects. We concluded that the school needs to restructure to meet the legal requirements regarding inclusion, even if teachers look for alternatives that will favor the pedagogical process, adjustments are still needed regarding the provision of training, pedagogical resources, the numerical readjusment of students, the guarantee of accessibility and the implementation of Specialized Educational Services (AEE) in more institutions. Therefore, it is necessary to look carefully at the internal school organization, so that it can ensure learning in the principles of inclusion considering the differences.
Keywords: Educação inclusiva - Manacapuru (AM)
Educação especial - Manacapuru (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Perspectiva docente
Educação especial
Educação inclusiva
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Geane das Chagas. Perspectiva docente quanto à inclusão: aspectos pedagógicos e arquitetônicos em questão. 2021. 139 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8562
Issue Date: 3-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GeaneChagas_PPGE3.93 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons