???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8578
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Ensino e aprendizagem de eletromagnetismo por meio da compreensão dos fenômenos físicos
???metadata.dc.creator???: Silva, Jardson Braz da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Pio, José Luiz de Souza
???metadata.dc.contributor.referee1???: Braga, Marcel Bruno Pereira
???metadata.dc.contributor.referee2???: Cabral Neto, João dos Santos
???metadata.dc.description.resumo???: Este trabalho tem por objetivo descrever uma estratégia de ensino e aprendizagem de Eletromagnetismo baseada na exploração e compreensão dos fenômenos físicos adequada a construção do conhecimento dos conceitos. O referencial teórico é epistemologia genética do psicólogo suíço Jean Piaget e a estratégia conta com o uso de um sistema de automação que reproduz o funcionamento de um semáforo inteligente, de uma lombada eletrônica e de uma cancela de estacionamento. Esse aparato, controlado por um microcontrolador de baixo custo, utiliza uma bobina, percorrida por uma corrente elétrica, como sensor. É justamente o funcionamento desse sensor que estabelece o contato do estudante com uma manifestação de um fenômeno do eletromagnetismo. A proposta é uma sequência didática experimental investigativa por meio remoto com a utilização desse aparato tecnológico dos microcontroladores de baixo custo. Em equipe os participantes, 25 estudantes de duas turmas de licenciatura em Física de uma universidade pública em Manaus, planejaram e verificaram o funcionamento dos sistemas. Foram utilizados dois instrumentos para a avaliação da estratégia, e consequentemente da aprendizagem dos participantes. O primeira foi um teste conceitual com 32 questões, aplicado antes e depois das atividades, e o segundo foi uma análise de conteúdo com contagem da frequência de categorias e rubricas que denotam a qualidade, com relação a adequação aos conceitos estudados, dos textos escritos e da produção oral dos participantes durante a aplicação do trabalho. Para o primeiro instrumento houve um incremento de 10,7% de acertos na última aplicação com relação a primeira, o que indica uma baixa melhora e que a estratégia teve baixo impacto, ou seja, pouca evolução no conhecimento sobre os conceitos. Para o segundo instrumento a rubrica nomeada “adequada” aumentou significativamente à medida que as atividades avançavam. Isso significa que os textos estavam mais adequados aos conceitos depois de cada atividade da sequência didática. Como os dois resultados não são convergentes, o entendimento é que a estratégia aplicada carece de aprimoramentos.
Abstract: This paper aims to describe a teaching and learning strategy for Electromagnetism based on the exploration and understanding of physical phenomena, adequate to the construction of knowledge of concepts. The theoretical framework is the genetic epistemology of Swiss psychologist Jean Piaget and the strategy is based on the use of an automation system that reproduces the functioning of an intelligent traffic light, an electronic speed bump and a parking gate. This apparatus, which is controlled by a low-cost microcontroller, uses a coil carried by an electric current as a sensor. It is precisely the functioning of this sensor that establishes the student's contact with a manifestation of an electromagnetism phenomenon. The proposal is an investigative experimental didactic sequence by remote means using this technological apparatus of low-cost microcontrollers. The participants, 25 students from two Physics degree classes at a public university in Manaus, as a team, have planned and verified the functioning of the systems. Two instruments were used to assess the strategy, and consequently the participants' learning. The first was a conceptual test with 32 questions, applied before and after the activities, and the second was a content analysis with counting the frequency of categories and rubrics that denote the quality, in relation to the adequacy to the studied concepts, of the written texts and of the oral production of the participants during the application of the work. For the first instrument, there was an increase of 10.7% of correct answers in the last application in relation to the first one, which indicates low improvement and that the strategy had low impact, that is, little evolution in knowledge about the concepts. For the second instrument, the rubric named “adequate” increased significantly as activities progressed. This means that the texts were better suited to the concepts after each activity in the teaching sequence. As the two results are not convergent, the understanding is that the applied strategy needs improvement.
Keywords: Física - Estudo e ensino
Eletromagnetismo - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: FISICA
???metadata.dc.subject.user???: Eletromagnetismo
Ensino de Física
Aprendizado
Ensino por investigação
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Jardson Braz da. Ensino e aprendizagem de eletromagnetismo por meio da compreensão dos fenômenos físicos. 2021. 109 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8578
Issue Date: 30-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Disertação_JardsonBraz_PPGECIM.pdf2.27 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons