Recent Submissions
A gestão das escolas públicas militarizadas do PECIM em Manaus: um estudo na perspectiva dos gestores
Esta tese de doutorado teve o propósito de analisar o modelo de gestão do Programa de Escolas Cívico-Militares (PECIM) no estado do Amazonas, por meio de entrevistas com as gestões civis educacionais das escolas cívico-militares (ECIM). As narrativas geradas na pesquisa consideraram como ponto comum que o processo de militarização das escolas representa um conjunto de ações voltadas a solucionar questões complexas do cotidiano escolar com alternativas controversas. As gestões escolares aprese...
Políticas Públicas de/para educação indígena nas escolas estaduais urbanas de Boa Vista - RR
A tese de doutorado que ora se apresenta visa compreender como está sendo efetivada a organização e a operacionalização das políticas educacionais para alunos indígenas nas escolas urbanas da rede Estadual de Educação de Roraima. Nesse sentido, a pesquisa analisou as implementações das referidas políticas, bem como sua eficácia ao garantir a efetividade de uma educação intercultural que respeite e valorize as identidades e os direitos dos povos indígenas. Dessa forma, lançou mão de uma aborda...
Os Saberes Tradicionais no ensino de Geografia, na escola Municipal Marcelino Henrique, da comunidade Santa Rita de Cássia da Valéria em Parintins, AM, Brasil
Esta tese, intitulada “Os Saberes Tradicionais no Ensino de Geografia na Escola Municipal Marcelino Henrique, da Comunidade Santa Rita de Cássia da Valéria, em Parintins, AM, Brasil”, compreendeu as possibilidades de articulação entre os Saberes Tradicionais e o ensino de Geografia. O estudo se justifica pela necessidade de ampliar a compreensão sobre a relevância desses saberes no contexto escolar, desafiando a lógica hegemônica que frequentemente os marginaliza. A pesquisa adota uma abordag...
Encontros de saberes: corpo, afeto e potência criadora
O mundo se constitui como uma multiplicidade de expressões de saberes e fazeres que se atualizam em diferentes modos de existência. A partir dessa perspectiva, reconhecemos a importância de acolher as potencialidades de aprender com a diferença, valorizando os encontros que acontecem na escola. Nesse sentido, somos movidos pela questão “que afetos emergem no corpo-estudante da comunidade Nossa Senhora do Rosário (Parintins-Am) dos encontros entre saberes-vivências e os conhecimentos escolares...
Formação contínua e desenvolvimento profissional de professores da educação básica no contexto do programa de letramento "reescrevendo o futuro" no município de Tabatinga/AM
Na Amazônia, as especificidades no modo de vida das populações ribeirinhas do Estado do Amazonas, requer atenção diferenciada pelo poder púbico, principalmente no que diz respeito às políticas públicas e programas educacionais, isto em razão da natureza geopolítica onde são implementadas. O trabalho intitulado: Formação Contínua e Desenvolvimento Profissional de Professores no Contexto do Programa de Letramento “Reescrevendo o Futuro” no Município de Tabatinga-AM, aprofunda o debate sobre o p...
As políticas de alfabetização e o avanço da hegemonia mercantilista em Manaus
A presente tese de doutorado defende que a investigação da natureza das políticas de alfabetização se faz mister para a compreensão do fenômeno da relação das políticas de alfabetização com as mudanças ocorridas no trabalho do(a) alfabetizador(a). Sustenta-se a tese de que a investigação e explicitação das determinações fundamentais do fenômeno das políticas de alfabetização no Brasil, em particular em Manaus (AM), contribui para o enfrentamento dos processos contraditórios que constituem a r...
No banco da canoa, nas correntezas do Solimões: travessias que nos (re)fazem professoras e professores em territórios líquidos do interior do Amazonas
Esta tese está circunscrita ao Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (EDUCANORTE), polo Manaus-AM. A pesquisa teve como objeto de estudo a constituição identitária de três professoras e dois professores que atuam em escolas ribeirinhas das comunidades Vila Arixi e Vila Cuia, localizadas no município de Anamã, no estado do Amazonas/Brasil. O processo investigativo foi conduzido a partir da seguinte indagação: na perspectiva do professor reflexivo na contemporaneidade, como os/as do...
A festa junina e a educomunicação no contexto amazônico: territorialidade, cultura e a educação não formal na cidade de Boa Vista-RR
A presente tese intitulada “a festa junina e a educomunicação no contexto amazônico: territorialidade, cultura e a educação não formal na cidade de Boa Vista-RR”. Trata da importância da cultura como um caminho para o desenvolvimento social. Para tanto, teve como objetivo geral compreender como a estrutura da festa junina em Boa Vista/RR, em sua totalidade, realiza o processo da educação dos sujeitos envolvidos. Diante disso, no estado do conhecimento são discutidas teses e dissertações encon...
Corporeidade e currículo na Amazônia: corpo-afeto, corpo-expressão e corpo-intuição
Esta tese tem como objetivo compreender o lugar da corporeidade-afeto-ser-de-potência no currículo escolar. A abordagem deste estudo é de natureza qualitativa, descritiva e analítica. O método bibliográfico, com abordagem fenomenológica, foi utilizado para descrever as experiências de leituras, estudos e análises documentais. A fundamentação teórica sustentouse, principalmente, nas obras de Merleau-Ponty (1999), Spinoza (2020), Deleuze (1999) e Bergson (2006). O corpo é intermediador da nossa...
A política de interiorização do ensino superior na Amazônia setentrional roraimense: avanços e limites
Esta tese foi desenvolvida no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia – EDUCANORTE – Associação Plena em Rede, no Polo UFAM, na Linha de Pesquisa 02: Estado, Políticas Públicas e Gestão, vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas em Educação – GPPE/CNPQ, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – Capes e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAM, e teve como proposta a pesquisa com o seguinte títu...
Práticas corporais lúdicas para estudantes com deficiência intelectual no ensino fundamental: uma proposta no ensino público
A presente tese tem como objeto de estudo os processos de ensino e de aprendizagem para estudantes com deficiência intelectual, e surgiu do seguinte problema de pesquisa: como a vivência em práticas corporais lúdicas durante os atendimentos da Sala de Recursos Multifuncionais (SRM) podem contribuir com o desenvolvimento das funções psíquicas superiores de estudantes com deficiência intelectual de modo a favorecer suas potencialidades, tendo como possibilidade de articulação a vivência em prát...
A educomunicação em tempos de mobilidade tecnológica na Amazônia: o ensino superior público de Roraima e os processos de inovação
A Tese desta investigação contribui com um recorte sobre as tecnologias digitais, com foco na mobilidade tecnológica e suas transformações num mundo que é nuvem, hipertexto, vídeo, séries, produção e compartilhamento de informações em tempo real, nos processos de ubiquidade e convergência tecnológica. Assim, apontamos nesta tese a necessidade de voltar o olhar para a produção de conhecimento no Ensino Superior através da relação de três conceitos inerentes ao mundo contemporâneo: Educomunicaç...
Das passagens de Hermes à (trans)formação de Arlequim nos museus virtuais: o espaço-tempo dobrado
Esta tese apresenta problemáticas, questões e pistas de investigação sobre as tecnologias da inteligência, os Museus Virtuais on-line, em especial o espaço virtual do Museu da República na potencialização das mediações didáticas na formação inicial de professores no Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia da FACED/UFAM, visando a construção do conhecimento sobre espaço-tempo dobrado, na implementação da BNCC – Base Nacional Comum Curricular de História e Geografia na formação da criança no 5...
Apreciação orientada por análise musical: um estudo educomunicativo em contexto amazônico
Esta pesquisa correlaciona 3 áreas: apreciação musical, análise musical e educomunicação. Objetivou-se avaliar o resultado de uma exposição didática de análise musical na apreciação musical, através de um processo educomunicativo. Partiu-se da hipótese de que orientações didáticas de análise musical poderiam afetar a apreciação musical dos sujeitos. O processo didático em questão deu-se sob o viés da educomunicação, a qual ocorreu tanto para o pesquisador quanto, em menor grau, para os sujeit...
O desmonte da política de formação de alfabetizadores da SEMED/ Manaus
Esta tese objetiva compreender o desmonte da política de formação continuada dos alfabetizadores da rede municipal de ensino, mais particularmente a estratégia de formação em polos da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), a partir de uma lógica privatizante e mercadológica da SEMED-Manaus e suas implicações para os processos formativos e para a ação alfabetizadora. A pesquisa está vinculada ao GPPE/CNPq/UFAM; à linha de pesquisa 2- Estado, Políticas públicas e Ge...
- 13 UFAM
- 1 UFAM - UEA
- 1 UFAM - UFRR
- 15 Tese