???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8659
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A formação continuada e as práticas docentes com o uso do software GeoGebra
Other Titles: Continuing education and teaching practices with the use of GeoGebra software
???metadata.dc.creator???: Melo, Luzia Braga Pereira de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Bacury, Gerson Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mafra, José Ricardo Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Victor José Machado de
???metadata.dc.description.resumo???: Levando em consideração que, atualmente as Tecnologias Digitais vêm ocupando cada vez mais um lugar de destaque no ensino de conteúdos escolares, em particular, no ensino de Matemática, o software GeoGebra, o estudo trata sobre a Formação Continuada de professores de Matemática e tem como objeto de estudo os Processos de práticas matemáticas com o uso do software GeoGebra, a partir de uma Formação Continuada. Assim, busca-se encontrar resposta para o seguinte questionamento: Quais as contribuições de uma formação continuada no processo de ensino e aprendizagem com o uso do Software GeoGebra? Para tanto, objetivamos, conhecer os processos das práticas docentes com o uso do Software Geogebra a partir de uma Formação Continuada. Esta pesquisa que versa sobre Educação Matemática, Formação Continuada, Desenvolvimento Profissional de Professores e Tecnologias Digitais no Ensino de Matemática tem suas bases teóricas à luz de D’Ambrósio (2013), Marcelo García (1999), Imbernón (2006), Borba (2019), Basniak (2014), dentre outros. Trata-se de uma pesquisa com abordagem Qualitativa, do tipo Estudo de Caso com base em Yin (2014; 2016) e Ponte (2006), ambientada em duas escolas estaduais de Manacapuru (AM) e teve como participantes duas professoras de Matemática. A recolha das informações foi realizada por meio do Percurso Formativo, utilizando-se de entrevistas narrativas, via WhatsApp e Google Meet. Para a análise de dados recorremos as narrativas oriundas do processo de empiria. Desta feita, as categorias de análise partiram das ideias postas por Imbernón (2006) levando em conta as palavras-chave recorrentes nas narrativas transcritas das professoras participantes da pesquisa. Dentre os resultados obtidos, com relação ao uso das Tecnologias Digitais nas escolas evidenciamos a falta de ambiente adequado, necessidade de equipamentos, internet e outros. Sobre as aprendizagens constituídas no curso para o uso didático pedagógico das Tecnologias Digitais no contexto escolar, enfatizamos o GeoGebra, como ferramenta que, por meio das orientações das professoras, despertou o interesse dos estudantes e possibilitou aprendizagem. E também, a vivência das professoras na Formação Continuada suscitou novos saberes relacionados ao Desenvolvimento Profissional como processo permanente ao longo de sua vida profissional a partir de reflexões sobre o seu fazer pedagógico.
Abstract: Taking into account that, currently, Digital Technologies are increasingly occupying a prominent place in the teaching of school content, in particular, in the teaching of Mathematics, the GeoGebra software, the study deals with the Continuing Education of Mathematics teachers and has as its object of study the Processes of mathematical practices with the use of GeoGebra software, from a Continuing Education. Thus, it seeks to find an answer to the following question: What are the contributions of continuing education in the teaching and learning process with the use of GeoGebra Software? Therefore, we aim to know the processes of teaching practices with the use of Geogebra Software from a Continuing Education. This research on Mathematics Education, Continuing Education, Professional Development of Teachers and Digital Technologies in Mathematics Teaching has its theoretical bases in the light of D'Ambrósio (2013), Marcelo García (1999), Imbernón (2006), Borba (2019), Basniak (2014), among others. This is a research with a Qualitative approach, of the Case Study type, based on Yin (2014; 2016) and Ponte (2006), set in two state schools in Manacapuru (AM) and had as participants two Mathematics teachers. The collection of information was carried out through the Formative Path, using narrative interviews, via WhatsApp and Google Meet. For data analysis we used the narratives arising from the empirical process. This time, the analysis categories were based on the ideas put forward by Imbernón (2006), taking into account the recurring keywords in the transcribed narratives of the teachers participating in the research. Among the results obtained, in relation to the use of Digital Technologies in schools, we highlight the lack of an adequate environment, the need for equipment, internet and others. About the learning constituted in the course for the pedagogical didactic use of Digital Technologies in the school context, we emphasize GeoGebra, as a tool that, through the guidance of the teachers, aroused the interest of students and enabled learning. And also, the experience of teachers in Continuing Education raised new knowledge related to Professional Development as a permanent process throughout their professional life, based on reflections on their pedagogical practice.
Keywords: Matemática - Estudo e ensino
GeoGebra (Software)
Tecnologia Educacional - Manacapuru (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: METODOS E TECNICAS DE ENSINO
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM: TECNOLOGIA EDUCACIONAL
???metadata.dc.subject.user???: Formação continuada
Ensino de matemática
Tecnologias digitais
Software GeoGebra
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: MELO, Luzia Braga Pereira de. A formação continuada e as práticas docentes com o uso do software GeoGebra. 2021. 185 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM).
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8659
Issue Date: 22-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_LuziaMelo_PPGE.pdf1.72 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons