???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Jhonata Moraes dos-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8519502205327634eng
dc.contributor.advisor1Oliveira, Disney Douglas de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0809035825922353eng
dc.contributor.referee1Feitosa, Francisco Eteval da Silva-
dc.contributor.referee2Silva, Roberto Cristóvão Mesquita-
dc.date.issued2021-11-30-
dc.identifier.citationSANTOS, Jhonata Moraes dos. Uma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integral, 2021. 85 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8661-
dc.description.resumoA disciplina de Cálculo Diferencial e Integral é uma das disciplinas com uma das mais elevadas taxas de não aprovação, devido a esta elevada taxa, tem-se buscado novas metodologias e teorias para que se possa ter uma melhoria no processo de ensino e aprendizagem. Desta forma, esta pesquisa se propões a investigar a intervenção metodológica em uma disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Para tal, foi usado a aprendizagem colaborativa pelo seu potencial de promover uma aprendizagem mais ativa por meio do estímulo. Utilizamos como referência a teoria histórico-cultural de Vygotsky na perspectiva de fundamentar o processo de interação feita pelo grupo, monitor e professor em relação ao processo de aprendizagem. A pesquisa tem uma abordagem qualitativa e quantitativa, o método que foi usado é o estudo de caso. Para a análise de dados usamos as técnicas de a análise de conteúdo de Bardin, análise de conteúdo é uma técnica de análise das comunicações, que irá analisar o que foi dito nas entrevistas, nos questionários ou observado pelo pesquisador. A pesquisa foi realizada na Universidade Federal do Amazonas, no curso de Engenharia da Computação, no primeiro período de 2020, na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Da mesma forma, foi feita no curso de Engenharia de Software, no segundo período de 2020, também na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I. Nos resultados foi possível concluir que a abordagem colaborativa, possibilitou uma redução nos números de não aprovados, além disso, constatamos que nossa abordagem contribui para a aprendizagem dos conteúdos de Cálculo Diferencial e Integral.eng
dc.description.abstractThe Differential and Integral Calculus subject is one of the subjects with one of the highest non-approval rates, due to this high rate, new methodologies and theories have been sought in order to improve the teaching and learning process. Thus, this research proposes to investigate the methodological intervention in a discipline of Differential and Integral Calculus. To this end, collaborative learning was used for its potential to promote more active learning through stimulation. We used Vygotsky’s cultural-historical theory as a reference in the perspective of supporting the process of interaction made by the group, monitor and teacher in relation to the learning process. The research has a qualitative and quantitative approach, the method that was used is the case study. For data analysis we used Bardin’s content analysis techniques, content analysis is a communication analysis technique, which will analyze what was said in interviews, in questionnaires or observed by the researcher. The research was carried out at the Federal University of Amazonas, in the Computer Engineering course, in the first period of 2020, in the Differential and Integral Calculus I discipline. Likewise, it was carried out in the Software Engineering course, in the second period of 2020 , also in the Differential and Integral Calculus I course. In the results it was possible to conclude that the collaborative approach allowed a reduction in the numbers of non-approved, in addition, we found that our approach contributes to the learning of the contents of Differential and Integral Calculus.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/52721/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JhonataSantos_PPGECIM.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemáticaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectCálculo diferencial - Ensino - Metodologiapor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.titleUma abordagem colaborativa para o ensino de cálculo diferencial e integraleng
dc.title.alternativeA collaborative approach to differential calculus teaching and integraleng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userCálculo diferencial e integralpor
dc.subject.userNão aprovaçãopor
dc.subject.userAprendizagem colaborativapor
dc.subject.userIntervenção metodológicapor
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JhonataSantos_PPGECIM.pdf2.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons