???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8662
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes
???metadata.dc.creator???: Rodrigues, Ronald Andreolle Ribeiro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Disney Douglas Lima
???metadata.dc.contributor.referee1???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Roberto Cristóvão Mesquita
???metadata.dc.description.resumo???: A formação de grupos colaborativos na Universidade é um tema relevante para área de educação e ensino de ciências e Matemática. O ensino formal vem sofrendo diversas adaptações mediante ao quadro de Pandemia do Covid-19, onde as aulas presenciais migraram para o ensino remoto on-line, para isto, o professor precisa buscar recursos e novas ferramentas para trabalhar em grupos. Esta pesquisa surgiu de minha inquietação desde a graduação em relação à formação de grupos, então diante de uma nova etapa de Mestrado partimos para uma investigação que possui característica Quali-quantitativa que teve por objetivo central investigar quais métodos de formação de grupos é melhor para o estudo de caso em questão. Os métodos utilizados para alcançarmos os objetivos foram atividades on-line com grupos heterogêneos, questionário on-line aplicados aos 15 alunos do curso de Calculo-1 da UFAM participantes desta pesquisa, para investigar sua satisfação em relação a formação dos grupos e ao uso de ferramentas computacionais. Os resultados obtidos por essa pesquisa descrevem que grupos heterogêneos foram formados de forma eficiente a partir de uma previa avaliação, onde seus componentes puderam colaborar entre si compartilhando seus conhecimentos através das atividades realizadas em grupos formados na turma de Calculo-1 na Universidade Federal do amazonas no ano de 2020.
Abstract: The formation of collaborative groups at the University is a relevant topic for the field of science and mathematics education and teaching. Formal education has undergone several adaptations due to the Covid-19 Pandemic framework, where face-to-face classes have migrated to online remote teaching. For this, the teacher needs to look for resources and new tools to work in groups. This research arose from my concern since graduation in relation to the formation of groups, so, facing a new stage of the Master’s Degree, we left for an investigation that has Quali-quantitative characteristics that aimed to investigate which methods of group formation are best for the case study in question. The methods used to achieve the objectives were online activities with heterogeneous groups, an online questionnaire applied to the 15 students of the Calculus-1 course at UFAM participating in this research, to investigate their satisfaction with the formation of groups and the use of computational tools. The results obtained by this research describe that heterogeneous groups were formed efficiently from a previous assessment, where their components could collaborate with each other, sharing their knowledge through activities carried out in groups formed in the class of Calculo-1 at the Federal University of amazonas in the year 2020.
Keywords: Software - Desenvolvimento
Software educacional
Tecnologia educacional
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Grupos heterogêneos
Aprendizagem significativa
Software computacional
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: RODRIGUES, Ronald Andreolle Ribeiro. Métodos de formação de grupos na aprendizagem colaborativa, baseados em características dos participantes. 2021. 91 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8662
Issue Date: 30-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_RonaldRodrigues_PPGECIM.pdf6.89 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.