???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8678
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática
???metadata.dc.creator???: Silva, Éverton Marques da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Feitosa, Francisco Eteval da Silva
???metadata.dc.contributor.referee2???: Amorim Neto, Alcides de Castro
???metadata.dc.description.resumo???: Esta investigação foi desenvolvida no âmbito da formação inicial de professores. É um estudo acerca da motivação pela docência de licenciandos em Matemática, de uma Universidade Pública do Amazonas, a partir das suas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado. Para tal, adotaram-se como referencial teórico os pressupostos da Teoria da Autodeterminação. Desse modo, buscou-se responder o seguinte problema de pesquisa: Como e em que medida a motivação pela docência dos Licenciandos em Matemática é influenciada pelas experiências vivenciadas durante o estágio supervisionado? A fim de responder a esse questionamento, foi traçado como objetivo Geral: Compreender como e em que medida as experiências vivenciadas durante o estágio curricular podem influenciar a motivação pela docência de licenciandos em Matemática. Para alcançar o objetivo dessa pesquisa de abordagem qualitativa, os dados foram coletados por meio de narrativas autobiográficas produzidas pelos licenciandos participantes, tendo conhecimento de que estas podem ser orais ou textuais, optou-se pelo estilo textual. Assim, a análise do corpus ocorreu sob as orientações presentes na Análise Textual Discursiva. Nesse processo, como a presente investigação não teve o intuito de gerar conclusões e sim compreensões, os resultados permitiram compreender que as experiências vivenciadas no estágio supervisionado tanto podem desmotivar o licenciando pela docência, como também podem motivá-los. Dependerá, em parte, de como sua motivação foi afetada ou estimulada ao longo de sua trajetória, que antecede ao estágio supervisionado, de particularidades e anseios de cada licenciando. Essa pesquisa se mostrou relevante, uma vez que transcende a questão pessoal, e no que se refere à comunidade escolar e ao conhecimento já existente a respeito da motivação de licenciandos, alcançaram-se resultados que possivelmente virão a contribuir para novas reflexões acerca das influências que o estágio supervisionado exerce sobre a motivação pela docência na educação básica.
Abstract: This investigation was developed within the scope of initial Formation of Mathematics’ Teachers. It is a study about the motivation for teaching of undergraduates in Mathematics, from a Public University of Amazonas, from their experiences during the supervised phase. To this end, the assumptions of the Theory of Self-Determination were adopted as a theoretical framework. In this way, it was necessary to answer the following research problem: How and in what way is the teaching motivation of the Students undergraduates' Mathematics influenced by the experiences lived during the supervised phase? In order to answer this question, the General objective was delimited: To understand how and in what way the experiences lived during the curricular internship can influence the motivation for teaching in Mathematics undergraduates. To achieve the objective of this qualitative research, data were collected through autobiographical narratives produced by the participating undergraduates. It is known that these can be oral or textual, the textual style was the way chosen. This way, the analysis of the corpus took place under the guidelines present in the Discursive Textual Analysis. In this process, as the present investigation was not intended to generate conclusions, but understandings, the results allowed to understand that the experiences lived in the supervised phase can both motivate the student teaching license, as well as demotivate them. It will depend, in part, on how their motivation was affected or stimulated throughout their trajectory, which precedes the supervised phase, also on the particularities and desires of each student teaching license. This research was very important and it proved to be relevant because it transcends the personal question, and with regard to the school community and the existing knowledge about the motivation of undergraduates, the results that were achieved possibly will contribute to new reflections about the influences that the supervised phase exerts on the motivation for teaching in basic education.
Keywords: Professores de matemática - Formação
Professores de matemática - Estudo e ensino (Estágio)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Motivação
Motivação pela docência
Formação de professores de Matemática
Estágio supervisionado
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SILVA, Everton Marques da. A influência do estágio supervisionado na motivação pela docência em licenciandos em Matemática. 2022. 96 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021..
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8678
Issue Date: 19-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_EvertonSilva_PPGECIM1.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons