???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8680
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A influência da fauna amazônica na constituição de docentes de Biologia do Amazonas
Other Titles: The influence of amazon fauna in the constitution of biology teachers in the state of Amazonas
???metadata.dc.creator???: Pereira, Gabriel Muca do Vale 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Kato, Danilo Seithi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa sobre a influência da fauna amazônica na constituição de docentes de Biologia do Amazonas, propôs a construção de uma produção acadêmica que possa auxiliar educadores, acadêmicos e demais interessados na educação intercultural como forma de valorização dos conhecimentos tradicionais (principalmente os que abordam diretamente os animais), em parceria com o conhecimento científico-acadêmico da área de Biologia comumente trabalhado em sala de aula em contexto amazônico. O objetivo desta investigação era descrever as problemáticas e as potencialidades encontradas por educadores e educadoras de biologia em escolas estaduais do Amazonas ao abordar o conteúdo animais e o tema fauna amazônica em suas aulas, para a melhoria da prática docente relativa a este conteúdo, bem como, no sentido de promover a valorização das relações entre educandos e educandas e a fauna amazônica no entorno dos municípios. Participaram desta pesquisa 42 docentes, sendo 20 atuantes na capital Manaus e 22 em outros 10 municípios do Amazonas (Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé e Urucará), sendo 54,8% composta por educadoras, e cuja formação inicial predominante entre os participantes é de licenciados em Ciências Biológicas (79%), e alguns em Ciências Naturais (14%) e em licenciatura dupla em Ciências - Biologia e Química (7%). A maioria dos participantes afirmou já ter trabalhado com outros componentes curriculares (em geral, ciências e química) e que, ao ministrar conteúdos relacionados à fauna, preferem aulas expositivas, reforçando o ensino bancário com base decorativa de termos que a literatura especializada relaciona ao Ensino de Zoologia. Todavia, foram listadas estratégias que minimizam o tradicional Ensino de Biologia, como a construção de caixas entomológicas, exposição de animais vivos e conservados, e uso de músicas populares, como a toada de boi “Lamento da Raça”. Apesar da intensa relação (seja atual ou pretérita) com animais, educadores e educadoras não incorporam parte de sua constituição em suas aulas, assim como o universo temático de educandas e educandos, mesmo que estes tragam, ainda que de forma esporádica, suas experiências e a memória biocultural de suas comunidades. Este ainda é o caminho para ser dialogado, e assim, fomentar o ensino intercultural na Amazônia. Assim, relacionar as abordagens dos conhecimentos tradicionais sobre a fauna em sala de aula com a constituição para a docência de educadoras e educadores de biologia em contextos amazônicos, possibilita múltiplas oportunidades de valorização do universo temático e da memória biocultural de nossas populações tradicionais, o que caracteriza esta investigação como pioneira na Amazônia.
Abstract: The research on the influence of the Amazon fauna on the constitution of Biology teachers in the state of Amazonas, proposed the construction of an academic production that can help educators, academics and others interested in intercultural education as a way of valuing traditional knowledge (especially those that address directly to animals), in partnership with scientific-academic knowledge in the field of Biology commonly worked in the classroom in the Amazon context. The objective of this investigation was to describe the problems and potentials found by biology educators in state schools in Amazonas when addressing the animal content and the Amazon fauna theme in their classes, for the improvement of teaching practice related to this content, as well as, in the sense of promoting the valorization of the relationship between students and the Amazon fauna around the municipalities. Forty-two teachers participated in this research, 20 working in the capital Manaus and 22 in other 10 municipalities in Amazonas (Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Maués, Parintins, Rio Preto da Eva, São Paulo de Olivença, Tabatinga, Tefé and Urucará), with 54 .8% composed of female educators, and whose predominant initial training among the participants is a degree in Biological Sciences (79%), and some in Natural Sciences (14%) and a double degree in Science - Biology and Chemistry (7%) . Most participants stated that they have already worked with other curricular components (in general, science and chemistry), and that, when teaching content related to fauna, they prefer expository classes, reinforcing banking education with a decorative basis of terms that the specialized literature relates to the Teaching of Zoology. However, strategies that minimize the traditional teaching of Biology were listed, such as the construction of entomological boxes, exhibition of live and preserved animals, and the use of popular music, such as the ox tune “Lamento da Raça”. Despite the intense relationship (current or past) with animals, educators do not incorporate part of their constitution in their classes, as well as the thematic universe of students, even if they bring, albeit sporadically, their experiences and the biocultural memory of their communities. This is still the way to be dialogued, and thus, to foster intercultural education in the Amazon. Thus, relating the approaches of traditional knowledge about fauna in the classroom with the constitution for the teaching of biology educators in Amazonian contexts, allows multiple opportunities for valuing the thematic universe and the biocultural memory of our traditional populations, which characterizes this research as a pioneer in the Amazon region.
Keywords: Biologia - Estudo e ensino
Zoologia - Estudo e ensino
Etnozoologia - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ENSINO-APRENDIZAGEM
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Biologia
Ensino de Zoologia
Memória Biocultural
Etnozoologia
Educação Intercultural
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: PEREIRA, Gabriel Muca do Vale. A influência da fauna amazônica na constituição de docentes de Biologia do Amazonas. 2022. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8680
Issue Date: 25-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GabrielPereira_PPGECIM.pdf1.87 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons