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https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8698
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O jovem aprendiz e a Lei de Aprendizagem em uma escola de Ensino Médio da Rede Estadual na Zona Leste de Manaus |
Other Titles: | The young apprentice and the Apprenticeship Law in a State High School in the East Zone of Manaus |
???metadata.dc.creator???: | Silva, Francisco Erivaldo Morais da ![]() |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Falcão, Nádia Maciel |
???metadata.dc.contributor.referee1???: | Mourão, Arminda Rachel Botelho |
???metadata.dc.contributor.referee2???: | Salazar, Deuzilene Marques |
???metadata.dc.description.resumo???: | A temática do trabalho é a Lei de Aprendizagem como política pública de inserção profissional direcionada à juventude. Abordou questões relativas às políticas públicas de inserção profissional direcionadas à juventude, mais especificamente a Lei nº 10.097/2000, conhecida como Jovem Aprendiz. O objetivo geral da pesquisa foi analisar a política pública de contratação de jovens aprendizes, de acordo com a Lei de Aprendizagem, em uma escola pública da zona leste de Manaus. Os objetivos específicos pretendiam compreender como se configuram o Programa de Aprendizagem no contexto das políticas públicas direcionadas à inserção profissional dos jovens; identificar as suas especificidades no processo de inserção profissional da juventude e verificar as articulações desse Programa com a escola do Ensino Médio. A pesquisa iniciou com uma revisão de literatura e considerações sobre a legislação, em conjunto a um trabalho de campo. Insere-se em uma abordagem qualitativa e utilizou-se do método do materialismo dialético para dar conta do desafio dessa tarefa. Como resultados, evidenciou-se a Lei de Aprendizagem como um instrumento de política pública, embora contraditória e precária no processo de inserção da juventude, em um contexto de redução de direitos e precarização do trabalho, contribuiu de modo significativo para a subsistência e ampliação da autonomia dos jovens das classes populares. |
Abstract: | The work theme is the Learning Law as a public politics of professional insertion directed to the youth. It addressed issues related to public policies of professional insertion directed to the youth, more specifically the Law nº 10.097 / 2000, known as Young Apprentice. The general objective of the research was to analyze the public policy of hiring young apprentices, according to the Learning Law, in a public school in the east of Manaus. The specific objectives were intended to understand how the Learning Program is configured in the context of public policies aimed at the professional insertion of young people; identify their specificities in the process of professional insertion of youth and verify the articulations of this program with the high school. The research began with a literature review and legal considerations, along with fieldwork. It is part of a qualitative approach and used the method of dialectical materialism to meet the challenge of this task. As a result, the Law of Learning was evidenced as an instrument of public politics, although contradictory and precarious in the process of insertion of youth, in a context of reduced rights and precarious work, significantly contributed to the subsistence and expansion of education. autonomy of young people from the popular classes. |
Keywords: | Estudantes - Emprego Jovens - Emprego - Legislação |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO |
???metadata.dc.subject.user???: | Juventude Lei da Aprendizagem Ensino Médio Trabalho |
Language: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal do Amazonas |
???metadata.dc.publisher.initials???: | UFAM |
???metadata.dc.publisher.department???: | Faculdade de Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-graduação em Educação |
Citation: | SILVA, Francisco Erivaldo Morais da. O jovem aprendiz e a Lei de Aprendizagem em uma escola de Ensino Médio da Rede Estadual na Zona Leste de Manaus. 2022. 120 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2019. |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
???metadata.dc.rights.uri???: | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ |
URI: | https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8698 |
Issue Date: | 19-Jun-2019 |
Appears in Collections: | Mestrado em Educação |
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