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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Conceitos básicos de genética numa abordagem construtivista de transposição didática
Other Titles: Basic concepts of genetics in a constructivist approach to didactic transposition
???metadata.dc.creator???: Santos, Vandete Soares dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Magalhães Netto, José Francisco de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Ferreira, Rosilene Gomes da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: Com o intuito de contribuir para a melhoria da assimilação de conteúdos básicos de Genética, principalmente, a compreensão do abstrato na relação entre Genótipo e Fenótipo, bem como, sua apropriação adequada por parte dos alunos, é que se realizou um estudo sobre o processo de abstração por transposição didática construtivista e, inclusive a avaliação da situação abstrativa dos estudantes da pesquisa. Sendo assim, alguns objetivos foram estabelecidos, tais como: investigar os conceitos básicos de Genética relacionando com a abordagem construtivista, desenvolver um teste pedagógico de abstração para aferir o nível abstrativo dos estudantes em relação a esses conceitos básicos de Genética e, por fim explicar o processo de transposição do abstrato – concreto de conceitos básicos de Genética por meio do ensino construtivista. A pesquisa desenvolveu-se numa escola pública do município de Manaus com estudantes da terceira série do Ensino Médio, na disciplina de Biologia, divididos em grupo A e B, com aulas em dias alternados, devido às normas de afastamento social estabelecidas para possibilitar um ensino seguro frente aos desafios da pandemia do Covid19, sendo principalmente qualitativa, de campo e pesquisa ação. O Teste Pedagógico de Abstração foi baseado nos princípios Hologramático, Recursivo e Dialógico, da Teoria da Complexidade de Edgard Morin e o instrumento de intervenção “Face Genética”, que visou estimular a abstração por jogo de cartas indagadoras (jogo da memória) e a ferramenta abstrata de construção da face humana (todo-partes). A eficácia da construção do conhecimento por meio de ferramentas de transposição didática construtivista para o ensino da Genética possibilitou aos estudantes a internalização dos conhecimentos e a interrelação entre abstrato e concreto com atividades construídas. A realização deste trabalho possibilitou aulas participativas, interessantes e associadas à realidade, aproximando o estudante do conteúdo, e resguardando sua privacidade na abordagem da herança hereditária e suas relações sociais. Demonstra-se por meio da personificação, a relação entre os genes paternos e maternos, a formação hereditária possibilitando a vivência no aprender significativo e contextualizado, construído sobre as teorias da Complexidade de Morin e a Teoria da Atividade de Leontiev, de forma integradora, viável e coletiva, podendo ser utilizada por professores de Biologia nos aspectos tecnológico e lúdico. Portanto, a importância do projeto está na aproximação do pensamento científico ao ensinável, trazendo o abstrato para o concreto por meio da atividade mediada pelo professor e a avaliação da condição abstrativa do estudante.
Abstract: In order to contribute to the improvement of the assimilation of basic contents of Genetics, mainly, the understanding of the abstract in the relationship between Genotype and Phenotype, as well as its adequate appropriation by the students, a study was carried out on the process of abstraction by constructivist didactic transposition and, including the evaluation of the abstractive situation of the research students. Therefore, some objectives were established, such as: to investigate the basic concepts of Genetics relating to the constructivist approach, to develop a pedagogical abstraction test to assess the abstraction level of students in relation to these basic concepts of Genetics and, finally, to explain the process of transposing the abstract - concrete of basic concepts of Genetics through constructivist teaching. The research was carried out in a public school in the city of Manaus with students from the third grade of High School, in the discipline of Biology, divided into groups A and B, with classes on alternate days, due to the norms of social removal established to enable a teaching insurance against the challenges of the Covid19 pandemic, being mainly qualitative, field and action research. The Pedagogical Abstraction Test was based on the Hologrammatic, Recursive and Dialogical principles of Edgard Morin's Complexity Theory and the intervention instrument "Genetic Face", which aimed to stimulate abstraction by playing inquiring cards (memory game) and the tool abstract image of human face construction (whole-parts). The effectiveness of knowledge construction through constructivist didactic transposition tools for the teaching of Genetics enabled students to internalize knowledge and the interrelation between abstract and concrete with constructed activities. The realization of this work made possible participatory, interesting and reality-associated classes, bringing the student closer to the content, and protecting their privacy in the approach of hereditary inheritance and its social relations. It is demonstrated through personification, the relationship between paternal and maternal genes, the hereditary formation enabling the experience in meaningful and contextualized learning, built on the theories of Morin's Complexity and Leontiev's Activity Theory, in an integrative, viable way. and collective, and can be used by Biology teachers in the technological and recreational aspects. Therefore, the importance of the project lies in the approximation of scientific thinking to the teachable, bringing the abstract to the concrete through the activity mediated by the teacher and the evaluation of the abstraction condition of the student.
Keywords: Genética - Estudo e ensino
Biologia (Ensino médio) - Estudo e ensino
Jogos educativos
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS BIOLOGICAS: GENETICA
???metadata.dc.subject.user???: Genética
Teoria da atividade
Complexidade
Jogo
Abstrato
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: SANTOS, Vandete Soares dos. Conceitos básicos de genética numa abordagem construtivista de transposição didática. 2022. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8713
Issue Date: 24-Sep-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

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