???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8749
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Prática docente e formação inicial em química: implicações da investigação como princípio educativo
Other Titles: Teaching practice and initial training in chemistry: implications of investigation as educational principle
???metadata.dc.creator???: Menezes, Jean Michel dos Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Farias, Sidilene Aquino de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Katiuscia dos Santos de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Yamaguchi, Klenicy Kazumy de Lima
???metadata.dc.contributor.referee3???: Ribeiro, Marcus Eduardo Maciel
???metadata.dc.contributor.referee4???: Oliveira, Ricardo Castro de
???metadata.dc.description.resumo???: O Ensino por Investigação (EI) exige que o professor leve os seus alunos a pensar e fazer escolhas, possibilitando que esses alunos se tornem ativos, críticos e passem a construir o seu próprio conhecimento. Desse modo, a formação docente deve contemplar o desenvolvimento dos conhecimentos necessários à prática docente, dentre os quais Shulman destaca o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (CPC). Diante disso, a presente pesquisa teve por objetivo analisar as configurações da investigação enquanto princípio educativo e científico na atuação e formação de professores de Química no município de Manaus. Para isso, inicialmente foi realizada análise documental dos Projetos Pedagógicos do Curso de Licenciatura em Química de duas Instituições de Ensino Superior (IES) públicas de Manaus-AM. Participaram da pesquisa 68 professores de Química da Educação Básica e 67 licenciandos em Química de IES públicas da cidade. A coleta de dados se deu por meio de questionário e entrevista semiestruturada, e oficina pedagógica pautada no EI, com participação de 11 licenciandos. Na análise dos dados quantitativos utilizou￾se a Estatística Descritiva, e para os dados qualitativos a Análise Textual Discursiva. Foi possível observar que os documentos analisados apresentam o princípio investigativo e suas características, destacando-se nas competências e habilidades elencadas e se faz presente no currículo dos cursos analisados, devendo estar inserido na formação e prática profissional de professores de Química. No que diz respeito as percepções dos licenciandos, identificou-se que eles compreendem do que se trata uma atividade investigativa, porém desconhecem as etapas e termos característicos, e descrevem o papel do professor como guia e condutor. Além disso, eles concordam que a formação inicial deve contemplar o EI e a realização de pesquisas científicas dentro da área do ensino, e criticam como as disciplinas de conteúdo específico da Química são ministradas, com características fortes do ensino tradicional. Os licenciandos compreendem a necessidade de se aperfeiçoar permanentemente e de aplicar o EI na sua futura prática docente. Em relação as concepções e práticas docentes dos professores investigados, percebeu-se que a investigação não foi bem trabalhada na formação inicial, mas que estes compreendem a abordagem e destacam seu papel como mediador e orientador, e afirmam que buscam utilizar em suas aulas, mesmo com dificuldades como a estrutura física, o pouco tempo e a falta de interesse dos alunos. Notou-se que os professores que possuem pós-graduação tendem a realizar e participar de pesquisas científicas no campo do ensino, e que ter contato com atividades de pesquisa no ensino durante a formação inicial é essencial para a sua atuação e constante melhoria da prática docente. Identificou-se também que quanto mais tempo de experiência docente menos dificuldades são encontradas pelos professores na realização de atividades investigativas em sala de aula. As produções didáticas dos licenciandos participantes da oficina apresentaram elementos do EI, como a situação-problema, porém houve pouca inferência ao envolvimento dos alunos na definição de hipótese e na aplicação dos conhecimentos em novas situações. Identificou-se expressivamente o desenvolvimento dos conhecimentos do conteúdo específico, do contexto educacional, dos alunos e de suas características, dos fins educacionais, e aspectos do CPC, reconhecendo a importância das atividades investigativas nas aulas de Química e seu papel de orientador durante a sua realização.
Abstract: Investigative Teaching (IT) requires the teacher to lead his students to think and make choices, allowing these students to become active, critical and start to build their own knowledge.. Thus, such training must include the development of knowledge necessary for teaching practice, among which Shulman highlights Pedagogical Content Knowledge (PCK). Therefore, this research aimed to analyze the configurations of investigation as an educational and scientific principle in the performance and training of Chemistry teachers in the city of Manaus. For this, initially a documental analysis of official educational documents and of the Pedagogical Projects of the Chemistry Degree Course of two public Higher Education Institutions (HEI) of Manaus-AM was carried out. A total of 68 Chemistry teachers from Basic Education and 67 Chemistry undergraduates from public HEIs in the city took part in the research. Data collection took place through a questionnaire and a semi-structured interview. In addition, 11 undergraduates participated in a workshop based on EI. For the analysis of quantitative data, Descriptive Statistics was used, and for qualitative data, Analysis Textual Discursive. It was possible to observe that the analyzed documents present the investigative principle and its characteristics, some more explicitly than others. It was identified that this principle stands out in the educational and scientific competences and skills listed and is present in the curriculum of the analyzed courses, and should be inserted in the training and professional practice of Chemistry teachers. With regard to the perceptions of the undergraduates, it was identified that they understand what an investigative activity is about, but they are unaware of the characteristic steps and terms, and they describe the role of the teacher as a guide and conductor. In addition, they agree that initial training should include IT and scientific research, and criticize how Chemistry specific content subjects are taught, with strong characteristics of traditional teaching. Graduates understand the need to constantly improve and apply IT in their future teaching practice. Regarding the teachers' conceptions and teaching practices of the investigated teachers, it was noticed that the investigation was not well worked on in initial training, but that they understand the approach and highlight their role as mediator and advisor, and claim that they seek to use it in their classes, even with difficulties such as the physical structure, the lack of time and the students' lack of interest. It was noted that postgraduate professors tend to carry out and participate in scientific research in their field of work, and that having contact with research activities in teaching during initial training is essential for their performance and constant improvement in practice teacher. It was also identified that the more time of teaching experience, the less difficulties are encountered by teachers in carrying out investigative activities in the classroom. The didactic productions of the undergraduates participating in the workshop presented elements of IT, such as the problem situation, but there was little inference to the students' involvement in the definition of a hypothesis and in the application of knowledge in new situations. The development of knowledge of the specific content, educational context, students and their characteristics, educational purposes, and aspects of the PCK was significantly identified, recognizing the importance of investigative activities in Chemistry classes and its role as a guide during its achievement.
Keywords: Professores - Formação
Química - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino por investigação
Formação de professores
Ensino de química
Análise textual discursiva
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Química
Citation: MENEZES, Jean Michel dos Santos. Prática docente e formação inicial em química: implicações da investigação como princípio educativo. 2022. 168 f. Tese (Doutorado em Química) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8749
Issue Date: 17-Feb-2022
Appears in Collections:Doutorado em Química

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_JeanMenezes_PPGQ.pdf1.98 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.