???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8862
???metadata.dc.type???: Tese
Title: A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas: a imposição à lógica de mercado
Other Titles: The politics of management, accountability and standardized tests in the Amazonas state school system: the imposition of market logic
La política de gestión, rendición de cuentas y exámenes estandarizadas en la red educativa del estado de Amazonas: la imposición de la lógica del mercado
???metadata.dc.creator???: Silva, Josemar Farias da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, Selma Suely Baçal de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Katherine Ninive Pinto
???metadata.dc.contributor.referee2???: Gomes, Marco Antonio de Oliveira
???metadata.dc.contributor.referee3???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee4???: Nogueira, Sílvia Cristina Conde
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa que resultou nesta tese foi desenvolvida junto ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Educacionais (GPPE/UFAM), vinculado à linha de pesquisa 02 – Educação, Políticas Públicas e Desenvolvimento Regional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM). Nosso estudo tomou como objetivo central analisar um conjunto de propostas e ações organicamente articuladas, desenvolvidas no âmbito da rede estadual de ensino do Amazonas, que se constituiu no que passamos a denominar de “Política de Gestão, Responsabilização e Testagem”. Orientou-se, teórico e metodologicamente, pelo materialismo histórico e dialético, instrumentalizado na pesquisa bibliográfica e documental. Apoiou-se nas categorias analíticas totalidade, hegemonia, contradição e mediação, possibilitando identificar a concepção neoprodutivista e neotecnicista, conforme discutido por Saviani (2013), como eixos norteadores e estruturantes na condução da política educacional investigada. Podemos ainda, compreender o movimento de disputa pela hegemonia da escola pública que, baseado no paradigma da qualidade total em educação, materializa-se a partir: da implementação de sistemas de testagem em larga escala, como principal mecanismo de aferição da qualidade educacional; do pagamento de bonificação por desempenho; da execução de programas e projetos de caráter utilitarista e compensatório, visando estritamente melhorar índices e indicadores de desempenho no estado; dos processos de responsabilização docente e do estabelecimento de parcerias público-privadas, que vão desde o gerenciamento da escola como empresas, à consultorias para formação docente. A tese demonstrou ainda, o favorecimento de empresários e grupos privados que já vinham atuando na rede municipal de ensino, evidenciando a relação perniciosa entre o governo do estado e o capital financeiro internacional, aqui representado pelo BID, ao qual vem favorecendo à imposição da lógica mercantil capitalista em educação. Estas questões, confirmam nossa tese, a partir da constatação do processo de mercantilização da educação, atualmente em curso na rede estadual de ensino do Amazonas, por meio da intensificação das parcerias público-privadas. Assim, fica evidenciada a agenda do capital financeiro para a educação no Amazonas, configurando-a como um grande mercado a ser explorado. Por fim, considerando as contradições e antagonismos de uma sociedade de classes ao qual a escola está inserida, torna-se premente, a luta pela superação do atual modo de produção e a constituição de uma educação escolar pública que realmente atenda aos reais interesses da classe trabalhadora.
Abstract: The research that resulted in this thesis was developed within the Group of Studies and Research in Educational Policies (GPPE/UFAM), linked to research line 02 - Education, Public Policies and Regional Development of the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas (PPGE/UFAM). The central objective of our study was to analyze a set of proposals and organically articulated actions, developed within the Amazonas State School System, which constituted what we will call "Management, Accountability and Testing Policy". It was oriented, theoretically and methodologically, by the historical and dialectical materialism, instrumentalized in bibliographic and documental research. It relied on the analytical categories totality, hegemony, contradiction and mediation, enabling to identify the neoproductivist and neotechnicalist conception, as discussed by Saviani (2013), as guiding and structuring axes in the conduct of the investigated educational policy. We can also understand the movement of dispute for the hegemony of the public school that, based on the paradigm of total quality in education, is materialized from: the implementation of large-scale testing systems, as the main mechanism for measuring educational quality; the payment of performance bonuses; the implementation of programs and projects of utilitarian and compensatory nature, strictly aimed at improving indices and performance indicators in the state; the processes of teacher accountability and the establishment of public-private partnerships, ranging from school management as companies, to consultancies for teacher training. The thesis also demonstrated the favoring of businessmen and private groups that had already been operating in the municipal education system, showing the pernicious relationship between the state government and international financial capital, represented here by the IDB, which has been favoring the imposition of the capitalist mercantile logic in education. These issues, confirm our thesis, from the verification of the process of mercantilization of education, currently underway in the state education system of Amazonas, through the intensification of public-private partnerships. Thus, the agenda of the financial capital for education in Amazonas is evidenced, configuring it as a large market to be exploited. Finally, considering the contradictions and antagonisms of a society of classes in which the school is inserted, it becomes urgent the fight to overcome the current production mode and the constitution of a public school education that really meets the real interests of the working class.
La investigación que dio lugar a esta tesis se desarrolló dentro del Grupo de Estudios e Investigación en Políticas Educativas (GPPE/UFAM), vinculado a la línea de investigación 02 - Educación, Políticas Públicas y Desarrollo Regional del Programa de Postgrado en Educación de la Universidad Federal de Amazonas (PPGE/UFAM). Nuestro estudio tuvo como objetivo central analizar un conjunto de propuestas y acciones orgánicamente articuladas, desarrolladas dentro del sistema escolar estatal de Amazonas, que se constituyó en lo que llamamos "Gestión de Políticas, Rendición de Cuentas y Pruebas". Se guió, teórica y metodológicamente, por el materialismo histórico y dialéctico, instrumentalizado en la investigación bibliográfica y documental. Se apoyó en las categorías analíticas totalidad, hegemonía, contradicción y mediación, permitiendo identificar la concepción neoproductivista y neotécnica, como lo discute Saviani (2013), como ejes orientadores y estructurantes en la conducción de la política educativa investigada. También podemos entender el movimiento de disputa por la hegemonía de la escuela pública que, basado en el paradigma de la calidad total de la educación, se materializa a partir de: la implementación de sistemas de pruebas a gran escala, como principal mecanismo de medición de la calidad educativa; el pago de bonos por desempeño; la implementación de programas y proyectos de carácter utilitario y compensatorio, estrictamente dirigidos a mejorar los índices e indicadores de desempeño en el estado; los procesos de rendición de cuentas de los docentes y el establecimiento de alianzas público-privadas, que van desde la gestión de las escuelas como empresas, hasta las consultorías para la formación de docentes. La tesis también demostró el favorecimiento de empresarios y grupos privados que ya venían operando en la red municipal de educación, destacando la perniciosa relación entre el gobierno estatal y el capital financiero internacional, representado aquí por el BID, que viene favoreciendo la imposición de la lógica mercantil capitalista en la educación. Estas cuestiones, confirman nuestra tesis, a partir de la verificación del proceso de mercantilización de la educación, actualmente en curso en la red estatal de educación de Amazonas, a través de la intensificación de las asociaciones público-privadas. Así, se evidencia la agenda del capital financiero para la educación en Amazonas, configurándola como un gran mercado a explotar. Finalmente, considerando las contradicciones y antagonismos de una sociedad de clases a la que se inserta la escuela, se hace urgente la lucha por la superación del actual modo de producción y la constitución de una educación escolar pública que realmente responda a los intereses reales de la clase trabajadora.
Keywords: Gestão da qualidade total na educação
Escolas - Organização e administração
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL: AVALIACAO DE SISTEMAS, INSTITUICOES, PLANOS E PROGRAMAS EDUCACIONAIS
CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO: ADMINISTRACAO EDUCACIONAL: ADMINISTRACAO DE SISTEMAS EDUCACIONAIS
???metadata.dc.subject.user???: Relações público-privado em educação
Avaliação externa
Accountability em educação
Gestão escolar
BID
Public-private relationship in education
Standardized tests
Accountability in education
School management
IADB
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Josemar Farias da. A política de gestão, responsabilização e testagem na rede estadual de ensino do Amazonas: a imposição à lógica de mercado. 2022. 291 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8862
Issue Date: 18-Nov-2021
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ITEM INDISPONÍVEL - Solicite cópia.pdf82.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons