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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As políticas públicas de formação continuada de professores/as das escolas do campo: estudo na comunidade do Tracajá numa escola municipal de Parintins-AM
Other Titles: Public policies for continuous teacher training in rural schools: Study in the Tracajá community, in a municipal school in Parintins-AM
???metadata.dc.creator???: Souza, Érica de Souza e 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Borges, Heloisa da Silva
???metadata.dc.contributor.referee1???: Mourão, Arminda Rachel Botelho
???metadata.dc.contributor.referee2???: Peternella, Alessandra
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa é resultado de dois anos (2019-2021) de estudos no curso de Mestrado no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM), financiada na modalidade bolsa de pesquisa pela Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado do Amazonas (FAPEAM). Porém, ela emergiu de inquietações pessoais, acadêmicas e profissionais, na condição de professora contratada por processo seletivo pela SEMED/Parintins, a partir da participação na V Roda de Conversa sobre Educação do Campo na Comunidade de São Pedro do Marajó (Região do Rio Uaicurapá), realizada pelo Fórum Parintinense de Educação do Campo, das Florestas e das Águas Paulo Freire (FOPINECAF). Diante das inquietações surgiu o seguinte problema: Será que as políticas públicas de formação continuada para professores/as de escolas do campo têm atendido aos interesses e as necessidades dos docentes que trabalham no município de Parintins-AM, especificamente na escola do campo na comunidade de Tracajá? Tem como objetivo analisar as políticas públicas de formação continuada de professores/as para as escolas do campo do município de Parintins-AM, especificamente na escola da Comunidade do Tracajá. E como objetivos específicos, desdobramos os seguintes: 1) Estudar as categorias de análise: Formação continuada de professores/as; políticas públicas das escolas do campo; Educação do Campo; 2) Averiguar de que forma as políticas públicas de formação continuada de professores/as de escolas do campo estão sendo implementadas no município de Parintins, apontando possíveis contradições e contribuições; 3) Examinar a proposta de formação dos Movimentos Sociais do Campo para as escolas do campo, a considerar a formação continuada de professores/as. O campo teórico está ancorado nos estudos sobre Educação do Campo preconizados por Arroyo, Caldart e Molina (2011), Arroyo (2007), Molina e Rocha-Antunes (2014), Borges (2015), Silva (2017), Souza (2017) dentre outros, e por estudos de autores que abordam a formação continuada de professores/as entre eles: Gatti, André e Barreto (2009), Imbernón (2010), Libâneo (2015), Silva (2019), Molina e Hage (2015) e outros. O percurso metodológico foi ancorado no Materialismo Histórico-Dialético, envolvendo estudo bibliográfico, análise documental, aplicação de questionários. O lócus da pesquisa foi a Escola Municipal Luiz Gonzaga, (1) escola do campo de um universo de 118 (cento e dezoito) escolas do campo de Parintins, que se encontra localizada em área de assentamento do INCRA. Participaram da pesquisa 1 técnico da secretaria municipal de educação (SEMED/PIN), 5 professoras que atuam em uma escolas do campo investigada, os representantes dos movimentos sociais do campo em Parintins, sendo a coordenadora do FOPINECAF e o coordenador do GRANAV. Os principais resultados da pesquisa apontam que o município de Parintins aderiu nos últimos anos apenas aderiu políticas, programas e projetos de formação continuada do governo federal desenvolvidos em convênios com universidades públicas, secretaria estadual e municipal de educação como: a Escola Ativa, Pronera, Gestar, Pró - Letramento, PNAIC e Escola da Terra, entretanto evidenciam que tais formações ainda são insuficientes, a maior parte distantes da realidade e especificidades do campo, nem sempre contribuem e atendem as necessidades dos professores/as que atuam nas escolas do campo.
Abstract: This research is the result of two years (2019-2021) of studies in the Master's course in the Graduate Program in Education at the Federal University of Amazonas (PPGE/UFAM), funded in the modality of research scholarship by the Foundation for Research Support in the State of Amazonas (FAPEAM). However, it emerged from personal, academic and professional concerns, as a teacher hired by selection process by SEMED/Parintins, from the participation in the 5th Round of Conversation on Field Education in the Community of São Pedro do Marajó (Uaicurapá River Region), held by the Paulo Freire Forum of Field, Forest and Water Education in Parintiná (FOPINECAF). The following problem emerged: Have the public policies of continuing education for teachers of rural schools met the interests and needs of teachers working in the city of Parintins-AM, specifically in the rural school in the community of Tracajá? It aims to analyze the public policies for continued education for teachers in rural schools in the city of Parintins-AM, specifically in the school of the Tracajá community. And as specific objectives, we unfolded the following: 1) To study the analysis categories: continued formation of teachers; public policies for rural schools; rural education; 2) To investigate how public policies for continued formation of teachers from rural schools are being implemented in the city of Parintins, pointing out possible contradictions and contributions; 3) To examine the formation proposal of the Rural Social Movements for rural schools, considering the continued formation of teachers. The theoretical field is anchored in the studies on Field Education recommended by Arroyo, Caldart and Molina (2011), Arroyo (2007), Molina and Rocha-Antunes (2014), Borges (2015), Silva (2017), Souza (2017) among others, and by studies of authors who address the continuing education of teachers, among them: Gatti, André and Barreto (2009), Imbernón (2010), Libâneo (2015), Silva (2019), Molina and Hage (2015) and others. The methodological path is anchored in the Historical-Dialectical Materialism, involving bibliographic study, document analysis, and application of questionnaires. The locus of the research was the Escola Municipal Luiz Gonzaga, (1) field school from a universe of 118 (one hundred and eighteen) field schools of Parintins, which is located in a settlement area of INCRA. The research included the participation of 1 technician from the Municipal Secretariat of Education (SEMED/PIN), 5 teachers who work in one of the investigated rural schools, the representatives of the rural social movements in Parintins, being the coordinator of FOPINECAF and the coordinator of GRANAV. The main results of the research indicate that the municipality of Parintins has only adhered in recent years policies, programs and projects of continuing education of the federal government developed in agreements with public universities, state and municipal departments of education such as: Active School, Pronera, Gestar, Pro - Literacy, PNAIC and School of Land, however show that such training is still insufficient, most distant from the reality and specificities of the field, do not always contribute and meet the needs of teachers who work in rural schools.
Keywords: Educação rural - Parintins (AM)
Professores de educação rural - Formação - Parintins (AM)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas públicas educacionais .
Educação do Campo
Formação continuada de professores/as
Parintins
Amazônia
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SOUZA, Érica de Souza e Souza. As políticas públicas de formação continuada de professores/as das escolas do campo: estudo na comunidade do Tracajá numa escola municipal de Parintins-AM. 2022. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Embargado
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8863
Issue Date: 2-Dec-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

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