???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8871
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.creator???: Silva, Artemison Montanho da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Ghedin, Evandro
First advisor-co: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Miki, Pérsida da Silva Ribeiro
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Thaiany Guedes da
???metadata.dc.description.resumo???: O trabalho do historiador comumente é visto associado ao estudo do passado e quase que desconexo do presente e por isso muitas vezes desvalorizado. No entanto é importante lembrar ao leitor que para além do estudo do passado, o trabalho do historiador estuda o homem no tempo e suas produções, sejam materiais ou não. Tal trabalho exige uma capacidade reflexiva, entretanto, a reflexão é uma qualidade inerente aos seres humanos, que pelo simples ato de pensar sobre suas ações já estão refletindo sobre elas. Todavia o que pretendemos neste trabalho é pensar sobre o processo de formação do profissional em história se essa formação lhe permite não ser capaz de refletir, mais de refletir criticamente. Desde modo desenhamos como objetivo geral analisar o desenvolvimento do pensamento reflexivo-crítico no âmbito da licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas. Entre os objetivos específicos elencamos: 1. Discutir as possíveis contribuições de Paul Ricoeur à formação do professor de história no século XXI; 2. Compreender fundamentos da formação reflexivo-crítica do professor de História; 3. Analisar o PPC (vigente na primeira década do século XXI) do curso de Licenciatura em História da UFAM situada no Campus de Manaus e suas implicações para a formação reflexivo-crítica do professor de História. Trata-se, portanto, de pesquisa qualitativa cujo método é a hermenêutica-crítica na perspectiva de Paul Ricoeur tendo como procedimento as pesquisas bibliográfica e documental. Os dados obtidos nos levam a crer que a formação do pensamento reflexivo-crítico não está construída de maneira sólida nas bases estruturantes do PPC do curso em questão.
Abstract: The historian's work is commonly seen associated with the study of the past and almost disconnected from the present and, therefore, is often undervalued. However, it is important to remind the reader that, beyond the study of the past, the historian's work studies man in time and his productions, whether material or not. Such work requires a reflective capacity, however, reflection is a quality inherent to human beings, who by the simple act of thinking about their actions are already reflecting on them. However, what we intend in this work is to think about the process of training professionals in history if this training allows them not to be able to reflect, but to reflect critically. Therefore, we designed as a general objective to analyze the development of reflexive-critical thinking in the scope of the degree in History at the Federal University of Amazonas. Among the specific objectives we list: 1. Discuss the possible contributions of Paul Ricoeur to the qualification of history teachers in the 21st century; 2. Understand the fundamentals of the reflective-critical qualification of History teachers; 3. To analyze the PPC (in force in the first decade of the 21st century) of the Licentiate Degree in History at UFAM located at the Manaus Campus and its implications for the reflexive-critical qualification of History teachers. It is, therefore, a qualitative research whose method is the critical-hermeneutics in the perspective of Paul Ricoeur, having as a procedure the bibliographical and documental researches. The data obtained lead us to believe that the formation of reflexive-critical thinking is not built on the structuring bases of the PPC of the course in question.
Keywords: Professores de história - Formação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS:EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: História
Professor Reflexivo
Pensamento Reflexivo-crítico
Formação de Professores
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: SILVA, Artemison Montanho da. O pensamento reflexivo crítico na formação de professores no Curso de Licenciatura em História da Universidade Federal do Amazonas. 2022. 76 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus, 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8871
Issue Date: 11-Oct-2021
Appears in Collections:Mestrado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_ArtemisonSilva_PPGE.pdfDissertação1.13 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.