???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8872
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A constituição docente e sua relação com o universo temático de educandos de uma comunidade ribeirinha de Manaus
???metadata.dc.creator???: Lopes, Andréa Lima 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oda, Welton Yudi
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souza, Renato Henriques de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Hoffmann, Marilisa Bialvo
???metadata.dc.description.resumo???: O presente estudo tem como objetivo investigar a constituição de docentes que atuam em uma escola ribeirinha, buscando indícios, em sua prática pedagógica, de práticas pedagógicas que valorizem o Universo Temático dos educandos. A partir desse objetivo, elencamos três específicos: descrever a constituição de professores do Ensino Fundamental II de uma escola pública, enfatizando os aspectos formação, atuação docente e alguns elementos sócio-histórico-culturais; identificar aspectos socioeconômicos, políticos e culturais da Comunidade Nossa Senhora de Fátima, visando compreender eventuais situações problemáticas e contradições que a mesma apresenta; e desenvolver, juntamente com a comunidade escolar, uma proposta pedagógica que contribua para o aprimoramento da prática docente, alicerçada no Universo Temático dos educandos. O lócus da pesquisa é a escola Municipal José Sobreira do Nascimento, na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, localizada em área ribeirinha do Rio Negro, em Manaus/AM. A pesquisa foi desenvolvida em duas fases, na primeira, a constituição docente dos professores do Ensino Fundamental II: formação e prática docente, e na segunda fase, a Abordagem Temática Freiriana: uma proposta pedagógica para a comunidade Nossa Senhora de Fátima. Metodologicamente, trata-se de uma pesquisa participante, de abordagem qualitativa, utilizando-se de elementos analíticos quantitativos. Os dados foram obtidos por meio de questionários, entrevistas semiestruturadas, conversas informais, jornais locais e a reunião de elaboração do Projeto Político-Pedagógico da escola, todos de forma participativa com a comunidade local e escolar. Algumas adaptações foram realizadas ao longo do percurso, devido à pandemia do novo coronavírus. O referencial teórico que fundamenta esta pesquisa é a Investigação Temática, baseada nos pressupostos de Paulo Freire, adaptado ao ensino formal, a Abordagem Temática Freiriana, utilizando-se dos Três Momentos Pedagógicos. No que tange às influências sobre a constituição docente, observamos os elementos formais e informais. A partir das etapas da Abordagem Temática Freiriana, emergiu o Tema Gerador: “Lixo de Fátima: para onde vai?” Com isso, desenvolvemos uma proposta pedagógica piloto, a partir da Universo Temático dos educandos. Os resultados desta investigação apontam, em relação à constituição docente, que os aspectos formais são mais relevantes do que os elementos não-formais e as práticas pedagógicas docentes são balizadas por um currículo pronto, em que utilizam-se exemplos do cotidiano dos educandos, apenas com caráter ilustrativo e não problematizador. Notou-se que as formações iniciais e os cursos de formação continuada, são insuficientes para as articulações entre teoria e práticas docentes. Percebeu-se que a maioria dos educadores não conheciam a comunidade e as suas problemáticas. Já em relação ao Tema Gerador, a proposta pedagógica piloto foi fundamentada no cotidiano, nos saberes tradicionais dos educandos e foi possível constatar que este método pode propiciar um ensino crítico, que considere os saberes dos educandos. Defendemos e incentivamos uma reflexão, que inclua no Projeto Político-Pedagógico da escola, elementos do currículo escolar que considerem o Universo Temático dos educandos, a sua realidade e a valorização da sua memória biocultural.
Abstract: The present study aims to investigate the constitution of teachers who work in a riverside school, searching for evidence, in their pedagogical practice, of pedagogical practices that value the students' Thematic Universe. From this objective, we listed three specific ones: to describe the constitution of teachers of the Ensino Fundamental II (Elementary School II) of a public school, emphasizing the aspects of formation, teaching performance and some socio-historical-cultural elements; to identify socioeconomic, political and cultural aspects of the Nossa Senhora de Fátima Community, aiming at understanding possible problematic situations and contradictions that it presents; and to develop, together with the school community, a pedagogical proposal that contributes to the improvement of the teaching practice, based on the students' Universe of Theme. The locus of the research is the Municipal School José Sobreira do Nascimento, in the Community Nossa Senhora de Fátima, located in a riverside area of the Negro River, in Manaus/AM. The research was developed in two phases: first, the teaching constitution of the Elementary School II teachers: formation and teaching practice, and in the second phase, the Freirian Thematic Approach: a pedagogical proposal for the community Nossa Senhora de Fátima. Methodologically, this is a participant research, of qualitative approach, using quantitative analytical elements. The data were obtained through questionnaires, semi-structured interviews, informal conversations, local newspapers and the meeting for the elaboration of the school's Political-Pedagogical Project, all in a participatory way with the local and school community. Some adaptations were made along the way, due to the pandemic of the new coronavirus. The theoretical reference that underlies this research is the Thematic Investigation, based on Paulo Freire's assumptions, adapted to formal education, the Freirian Thematic Approach, using the Three Pedagogical Moments. Regarding the influences on the teaching constitution, we observe the formal and informal elements. From the steps of the Freirian Thematic Approach, the Generating Theme emerged: "Fatima's garbage: where does it go?" With this, we developed a pilot pedagogical proposal, from the Thematic Universe of the learners. The results of this research indicate, in relation to the teaching constitution, that the formal aspects are more relevant than the non-formal elements and the teaching pedagogical practices are marked by a ready-made curriculum, in which examples from the everyday life of the students are used, only illustrating and not problematizing. It was noted that the initial and continuing education courses are insufficient for the articulation between theory and teaching practices. It was noticed that most of the educators did not know the community and its problems. As for the Generator Theme, the pilot pedagogical proposal was based on the daily life and on the traditional knowledge of the students, and it was possible to verify that this method can provide a critical teaching that considers the students' knowledge. We defend and encourage a reflection that includes in the school's Political-Pedagogical Project elements of the school curriculum that consider the students' Thematic Universe, their reality, and the valorization of their biocultural memory.
Keywords: Educação rural - Amazônia
Educação - Amazônia
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Constituição Docente
Abordagem Temática Freiriana
Memória Biocultural
Tema Gerador
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Ciências Exatas
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática
Citation: LOPES, Andréa Lima. A constituição docente e sua relação com o universo temático de educandos de uma comunidade ribeirinha de Manaus. 2022. 132 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8872
Issue Date: 26-Nov-2021
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndréaLopes.pdf 4.84 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons