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dc.creatorVeloso, José Anderson Bastão-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3907613534609752eng
dc.contributor.advisor1Schropfer, Edivânia dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5186758587635323eng
dc.contributor.referee1Gama, Laís Alves da-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Katia Viana-
dc.date.issued2022-05-10-
dc.identifier.citationVELOSO, José Anderson Bastão. A percepção ambiental dos moradores de flutuantes e suas relações com o rio. 2022. 179 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8921-
dc.description.resumoA presente dissertação apresenta um estudo sobre as relações dos moradores dos flutuantes com o Rio Tefé-AM e suas percepções ambientais. Deste modo o estudo apresenta como objetivo geral a elaboração de um material didático-pedagógico a partir das percepções dos moradores dos flutuantes e suas relações topofílicas com o rio e suas águas. Considerando o contexto amazônico, buscou-se apresentar a necessidade de novas estratégias de ensino que favorecem a apreensão dos estudos das Ciências Ambientais e que auxiliem na prática docente e no aprendizado dos discentes de forma significativa. A pesquisa se caracteriza como Estudo de Caso. Foi utilizada a abordagem quanti-qualitativa com vista na perspectiva da complexidade sistêmica de Edgar Morin. Todos os dados foram analisados por meio do método de análise de conteúdo de Bardin(1977). A coleta de dados foi realizada com 34 sujeitos residentes nos flutuantes localizados na orla da cidade de Tefé no município do Amazonas, Brasil. Os sujeitos participantes foram agrupados em dois (02); Grupo de Sujeitos 01 Moradores dos flutuantes composto por 17 adultos, e Grupo de Sujeitos 02 formados por 17 crianças. Duas escolas de ensino fundamental forneceram os dados sobre alunos regularmente matriculados que apresentavam o perfil de morador de flutuantes. Entre as técnicas de coleta de dados aplicadas estão: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, pesquisa de campo, observação, entrevistas e questionários com perguntas semiestruturadas, além de atividades como Oficinas Pedagógicas que envolveram os sujeitos participantes. A partir dos resultados foi observado que os sujeitos possuem uma relação afetiva pelo local pelas experiências e vivencias que o ambiente os proporcionaram sejam elas físicas, emocionais ou simbólicas e que contribui para perceberem o aumento dos impactos negativos em decorrência da poluição do rio e das mudanças climáticas. Com a produção de uma História em Quadrinhos (HQ), a partir dos resultados e discussão da pesquisa, em que a narrativa, personagens, e cenário da HQ. Este produto educacional traz características do ambiente onde foi realizada a pesquisa, ou seja, o ambiente dos moradores dos flutuantes e o rio. Espera-se que o produto contribua para o ensino e a aprendizagem das ciências ambientais e que produza sujeitos com concepção de que a realidade é complexa, tudo é uma relação de interdependência, que se deve desenvolver a arte do bem viver consigo, com os outros e com o meio ambiente; e que promova escolas com ensino baseado na Aprendizagem Significativa, em que o contexto ambiental amazonense seja considerado.eng
dc.description.abstractThis dissertation presents a study on the relationships of the floating residents with the Tefé-AM River and their environmental perceptions.. In this way, the study presents as a general objective the elaboration of a didactic-pedagogical material from the perceptions of the floating residents and their topophilic relationships with the river and its waters. Considering the Amazonian context, we sought to present the need for new teaching strategies that favor the apprehension of Environmental Science studies and that help in teaching practice and in the learning of students significantly. The research is characterized as a case study. A qualitative approach was used with a view to the perspective of Edgar Morin's systemic complexity. All data has be analyzed using the content analysis Bardin's method (1977). Data collection was carried out with 34 subjects residing on the floating located on the edge of the city of Tefé in the municipality of Amazonas, Brazil. The participating subjects were grouped into two (02); Group of Subjects 01 Floating residents composed of 17 adults, and Group of Subjects 02 formed by 17 children. Two elementary schools provided data on regularly enrolled students who had the floating resident profile. Among the applied data, the collection techniques are bibliographic research, documentary research, field research, observation, interviews, and questionnaires with semi-structured questions, in addition to activities such as Pedagogical Workshops that involved the participating subjects. They have an emotional relationship with the place through the experiences that the environment provided them, whether physical, emotional, or symbolic, and which contributes to perceiving the increase in negative impacts due to river pollution and climate change. With the production of a Comics (HQ), based on the results and discussion of the research, in which the narrative, characters, and scenario of the HQ. This educational product bring characteristics of the environment where the research was carried out, that is, the environment of the residents of the floats and the river. It is expected that the product will contribute to the teaching and learning of environmental sciences and that it will produce subjects with a conception that reality is complex, everything is a relationship of interdependence, that the art of living well with oneself, with others, must be developed. In addition, with the environment; and that promotes schools with teaching based on Meaningful Learning, in which the Amazonian environmental context is considered.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/56705/Disserta%c3%a7%c3%a3o_JoseVeloso_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/56707/Prod.Educacional_JoseVeloso_PROFCIAMB.pdf.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectEducação ambiental - Tefé (AM)por
dc.subjectPrática de ensino - Amazôniapor
dc.subjectHistórias em quadrinhospor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS AGRARIASeng
dc.titleA percepção ambiental dos moradores de flutuantes e suas relações com o rioeng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userHistória em quadrinhospor
dc.subject.userPercepção ambientalpor
dc.subject.userTopofiliapor
dc.subject.userEstratégias de ensinopor
dc.subject.userMoradores de flutuantespor
dc.subject.userÁguapor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais

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