???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8963
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorJucimara Canto, Gomes-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0751124082793845eng
dc.contributor.advisor1Thomé, Zeina Rebouças Corrêa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1255254917732447eng
dc.contributor.referee1Fraga, Maria da Conceição-
dc.contributor.referee2Catapan, Araci Hack-
dc.contributor.referee3Inomata, Danielly Oliveira-
dc.contributor.referee4Barbalho, Célia Regina Simonetti-
dc.date.issued2022-04-20-
dc.identifier.citationGOMES, Jucimara Canto. Conexões e controvérsias: ambientes virtuais de aprendizagem como mediadores tecnológicos em uso pela rede pública estadual de ensino do Amazonas. 2022. 228 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/8963-
dc.description.resumoA tese é resultado da pesquisa em que analisamos com a Teoria Ator-Rede (TAR) as conexões e as controvérsias da utilização de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs) no âmbito da Rede Pública Estadual de Ensino do Amazonas e considera que os AVAs atuam como mediadores ou intermediários no processo de formação continuada de professores que participam. Se alinha, aos estudos da linha de pesquisa “Formação e Práxis do(a) Educador(a) Frente aos Desafios Amazônicos” do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas e levanta questões referentes a utilização de AVAs na educação a distância para formação continuada de professores frente aos desafios Amazônicos. Adentramos assim, a rede que constitui o campo problemático por meio da controvérsia de adaptação do Ambiente Virtual de Aprendizagem denominado AVA SEDUC, da Secretaria Estadual de Educação e Desporto do Amazonas, para atendimento das demandas de formação continuada do Centro de Formação Profissional Pe. José de Anchieta (CEPAN). A pesquisa tem características predominantemente qualitativas, e teve nos princípios do método cartográfico em Deleuze e Guattari (1995; 2000) e nas orientações teórico-metodológicas presentes na TAR as pistas para seguir os actantes entendidos e os atores humanos e não humanos em suas redes de associações. Os entrecruzamentos teóricos da TAR, nas proposições de Bruno Latour (1994; 1997; 2000; 2001; 2014), de seus colaboradores e de seus comentadores, agenciaram-se aos conhecimentos referentes à relação tecnológica e de construção de conhecimento em Pierre Lévy (1993;1999), além das contribuições de autores que discutem essa relação com Educação a Distância e Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Para realizarmos esse acompanhamento, conectado às orientações teórica-metodológicas da TAR, realizamos entrevistas semiestruturadas e análise empírica em três movimentos articulados: Aplicação de Lista de Verificação Ergopedagógica em Silva (2002), Teste de Usabilidade em Cybis (2015), com base em critérios ergonômicos em Scapin e Bastien (1993) e Norma ISO 9241, e Entrevista Pós-Teste, com aplicação de Questionário de Nível de Satisfação. Como último movimento, foi realizada análise do Desenho Didático, em Santos e Silva (2009), de curso ofertado no ambiente AVA SEDUC. Com a TAR, acompanhamos a controvérsia inicial e os seus desdobramentos que trouxeram a construção da tese, como ainda novos actantes fortalecendo o entendimento com as constatações e a análise que os AVAs podem agir tanto como mediadores, quanto como intermediários no coletivo/rede que participam.eng
dc.description.abstractThe thesis is the result of research in which we analyze with the Actor-Network Theory (TAR) the connections and controversies of the use of Virtual Learning Environments (VLEs) within the Amazonas State Public Education Network and considers that the VLEs act as mediators or intermediaries in the process of continuing education of teachers who participate. It is aligned with the studies of the research line "Educator's Formation and Praxis Facing the Amazonian Challenges" of the Graduate Program in Education of the Federal University of Amazonas and raises questions regarding the use of VLEs in distance education for continuing education of teachers facing the Amazonian challenges. Thus, we enter the network that constitutes the problematic field through the controversial adaptation of the Virtual Learning Environment called AVA SEDUC, from the State Department of Education and Sports of Amazonas, to meet the continuing education demands of the Pe. José de Anchieta Professional Training Center (CEPAN). The research has predominantly qualitative characteristics, and had in the principles of the cartographic method in Deleuze and Guattari (1995; 2000) and in the theoretical-methodological orientations present in TAR the clues to follow the understood actors and the human and non-human actors in their networks of associations. The theoretical intersections of TAR, in the propositions of Bruno Latour (1994; 1997; 2000; 2001; 2014), his collaborators and his commentators, were linked to the knowledge concerning the technological relationship and the construction of knowledge in Pierre Lévy (1993; 1999), in addition to the contributions of authors who discuss this relationship with Distance Education and Virtual Learning Environments. To accomplish this follow-up, connected to the theoretical-methodological orientations of TAR, we conducted semi-structured interviews and empirical analysis in three articulated movements: Application of Ergopedagogical Checklist in Silva (2002), Usability Test in Cybis (2015), based on ergonomic criteria in Scapin and Bastien (1993) and ISO Standard 9241, and Post-Test Interview, with application of Satisfaction Level Questionnaire. As a last movement, we performed an analysis of the Didactic Design, in Santos and Silva (2009), of a course offered in the AVA SEDUC environment. With TAR, we followed the initial controversy and its unfoldings that brought the construction of the thesis, as well as new actors strengthening the understanding with the findings and the analysis that the VLEs can act both as mediators and as intermediaries in the collective/network they participate.eng
dc.description.sponsorshipFAPEAM - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonaseng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/57383/Tese_JucimaraGomes_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTeoria ator-redepor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectEnsino à distância - Amazonaspor
dc.subjectRealidade virtual na educaçãopor
dc.subjectEducação - Recursos de rede de computadorpor
dc.subjectProfessores - Formação - Amazonaspor
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.titleConexões e controvérsias: ambientes virtuais de aprendizagem como mediadores tecnológicos em uso pela rede pública estadual de ensino do Amazonaseng
dc.title.alternativeConexões e controversias: virtual learning environments as technological mediators in use by the Amazonas state public education networkeng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7483-8186eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8166-3436eng
dc.subject.userTeoria Ator-Redepor
dc.subject.userEducação a distânciapor
dc.subject.userAmbientes virtuais de aprendizagempor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_JucimaraGomes_PPGE.pdf4.34 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons