???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Hellen Cris de Almeida-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4204921154496605eng
dc.contributor.advisor1Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083eng
dc.contributor.referee1Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.referee2Silva, Iolete Ribeiro da-
dc.contributor.referee3Becalli, Fernanda Zanetti-
dc.contributor.referee4Costa, Gilcilene Dias da-
dc.contributor.referee5Queiroz, Emanuela Carla Medeiros de-
dc.date.issued2022-06-29-
dc.identifier.citationRODRIUES, Hellen Cris de Almeida. Formação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraima. 2022. 255 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9043-
dc.description.resumoEsta pesquisa tem como objeto de estudo, a investigação da formação docente referente a mediação da leitura a partir de uma perspectiva para o letramento literário por meio de uma proposta formativa para professores que atuam nos anos iniciais em uma escola municipal em Boa vista – RR. A questão central que norteou esta pesquisa foi: quais elementos da formação docente implicam na escolha de práticas de mediação de leitura na perspectiva do letramento literário? Para tanto, elegeu-se como objetivo geral analisar as articulações feitas pelo professor em sala de aula ao que se refere a leitura literária ao participar colaborativamente da construção do conhecimento literário em Encontros Formativos e através do método da pesquisa-ação. Definimos como objetivos específicos: compreender os elementos constitutivos do trabalho docente das professoras participantes da pesquisa; verificar as implicações dos Encontros Formativos na prática das professoras participantes durante a mediação da leitura literária e analisar os limites e possibilidades desses Encontros para a formação de professores no ensino da leitura literária em uma escola no município de Boa Vista – RR. A discussão teórica problematiza os conceitos a respeito de leitura, leitura literária, letramento literário e formação docente, apoiando-se em autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014;2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 20019), dentre outros. Esta pesquisa é de natureza qualitativa, com base na proposta de pesquisa-ação. Esta investigação envolveu oito professores formados em Pedagogia, atuantes nos anos iniciais em uma escola municipal na cidade de Boa Vista – RR. O percurso metodológico desta pesquisa-ação, perpassou quatro fases procedimentais que colaboraram com as reflexões apresentadas neste estudo: fase exploratória, promoção de encontros formativos, culminância do projeto de fomento à leitura e observação da prática docente. Dentre os resultados, aponta a necessidade da ampliação de pesquisas sobre formação e literatura nas escolas em que o professor participe efetivamente das tomadas de decisões coletivas. Aponta a necessidade da criação de políticas formativas que privilegiem a temática discutida. Além disso, os dados analisados evidenciam que os Encontros Formativos, configuram-se como possibilidade de processo de reflexão colaborativo que repercute no trabalho docente e contribui com formação de leitores literários.eng
dc.description.abstractEsta investigación tiene como objetivo investigar la formación del profesorado en relación con la mediación de la lectura desde la perspectiva de la alfabetización literaria a través de una propuesta de formación para los profesores que trabajan en los primeros años en una escuela municipal en Boa vista - RR. La pregunta central que guió esta investigación fue: ¿qué elementos de la formación del profesorado implican en la elección de prácticas de mediación lectora desde la perspectiva de la alfabetización literaria? Para ello, se eligió como objetivo general analizar las articulaciones que hace el profesor en el aula sobre la lectura literaria al participar colaborativamente en la construcción del conocimiento literario en los Encuentros Formativos y a través del método de investigación-acción. Definimos como objetivos específicos: comprender los elementos constitutivos del trabajo docente de los profesores participantes en la investigación; verificar las implicaciones de los Encuentros Formativos en la práctica de los profesores participantes durante la mediación de la lectura literaria y analizar los límites y posibilidades de estos Encuentros para la formación de profesores en la enseñanza de la lectura literaria en una escuela del municipio de Boa Vista - RR. La discusión teórica problematiza los conceptos sobre lectura, lectura literaria, alfabetización literaria y formación docente, a partir de autores como Colomer (2003; 2007), Cosson (2010; 2014; 2020; 2021); Kleiman (2004); Soares (2001; 2004; 2014), Zilberman (2003; 2007; 2001), entre otros. Esta investigación es de naturaleza cualitativa, basada en la propuesta de investigación-acción. Esta investigación contó con la participación de ocho profesores licenciados en Pedagogía, que trabajan en los primeros años en una escuela municipal de la ciudad de Boa Vista - RR. El recorrido metodológico de esta investigación-acción, pasó por cuatro fases procesales que colaboraron con las reflexiones presentadas en este estudio: fase exploratoria, promoción de encuentros formativos, culminación del proyecto de promoción de la lectura y observación de la práctica docente. Entre los resultados, señala la necesidad de ampliar la investigación sobre formación y literatura en las escuelas donde el docente participe efectivamente en la toma de decisiones colectivas. Señala la necesidad de crear políticas de formación que privilegien el tema tratad. Los datos analizados evidencian que los Encuentros Formativos, se configuran como posibilidad de proceso de reflexión colaborativa que repercute en el trabajo docente y contribuye a la formación de los lectores literarios.spa
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPESeng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas – FAPEAMeng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/58724/Tese_Hellen%20Cris%20de%20Almeida%20Rodrigues_PPGE.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentFaculdade de Educaçãoeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãoeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/-
dc.subjectLeitura - Estudo e ensinopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectIncentivo à leiturapor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subject.cnpqCiências Humanaseng
dc.subject.cnpqEducaçãoeng
dc.subject.cnpqCurrículoeng
dc.titleFormação docente e letramento literário: uma proposta de mediação da leitura literária com professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental em Roraimaeng
dc.title.alternativeTeaching training and literary literacy: a proposal for mediation of literary reading with teachers of the Initials of Elementary School in Roraimapor
dc.typeTeseeng
dc.contributor.advisor1orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5459-8691eng
dc.creator.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-7408-5006eng
dc.subject.userLeitura literáriapor
dc.subject.userLetramento literáriopor
dc.subject.userEncontros formativospor
dc.subject.userFormação docentepor
dc.subject.userPesquisa-açãopor
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Hellen Cris de Almeida Rodrigues_PPGE.pdf5.43 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons