???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9078
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: As Políticas Públicas Educacionais Nacionais e suas ações para a Inserção da Diversidade Sexual e de Gênero nas Escolas
???metadata.dc.creator???: Almeida, Daivane Azevedo de 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Leal, Fabiana Soares Fernandes
???metadata.dc.contributor.referee1???: Guizzo, Bianca Salazar
???metadata.dc.contributor.referee2???: Alves, Maria Isabel Alonso
???metadata.dc.description.resumo???: Torna-se importante considerar que a história da humanidade esteve caracterizada por formas de inferiorização e abjeção de alguns grupos. Por sua vez, a Cultura Patriarcal surge com a imposição de que a posição da mulher seja sempre a de inferioridade em relação ao homem. Além disso, desconsidera qualquer condição de orientação sexual, que não seja a heterossexual. Deste modo, é visível cada vez mais a emergência sobre a discussão de que existe Diversidade Sexual e de Gênero e que estas questões precisam ser discutidas na escola, inclusive criação de políticas públicas que apoiem a inclusão do tema Gênero e Diversidade na escola. É nesse sentido que o objetivo desta dissertação é: analisar de que forma são abordadas e organizadas as Políticas Públicas Educacionais Brasileiras no Ensino Fundamental I, relacionadas a questões de Gênero e Diversidade. A pesquisa foi realizada pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades na Universidade Federal do Amazonas, campus Humaitá-AM. Trata-se de uma pesquisa que analisou documentos educacionais nacionais como a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), os Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). Esta pesquisa analisou o conteúdo Diversidade Sexual e de Gênero dentro de tais documentos e suas expectativas sobre a inserção desses temas na escola. Para isto, precisou de uma abordagem qualitativa, do tipo documental com recurso à análise de conteúdo (BARDIN, 2016), com base nas teorias pós-críticas de pesquisa educacional como o campo teórico dos Estudos de Gênero. Referente ao quadro teórico na construção textual antes da análise, contribuíram teoricamente: Santos Filho e Melo (2014), Canabarro (2013), Louro (1997; 2000), Woodward (2000) e Silva (2000). Para análise desses documentos, contamos com os principais teóricos: Dias (2017), Nogueira (2019), Moreira (2019) e Azar e Motta (2020). Como resultados desta pesquisa, temos que a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (BRASIL, 1996), os Planos Nacionais de Educação (BRASIL, 2001; 2014) e a Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018) apresentam iniciativas que são limitadas ao conteúdo escolar regular, adotando em seus textos a promoção da cultura de paz e respeito às diferenças na escola. Tais iniciativas se atrelam à maneira de apresentação do texto desses documentos, na execução e na legitimação do que está escrito. Por fim, ainda existem muitas lacunas nos textos dos documentos nacionais e sua legitimação em Gênero e Diversidade Sexual desde suas elaborações até a forma como se propaga na mídia, sociedade e escola.
Abstract: The history of Humanity has been characterized by forms of inferiorization and abjection of some groups. Patriarchal Culture arises in turn, with the imposition that the position of women is always that of inferiority in relation to men. In addition, it disregards any condition of sexual orientation, other than heterosexual. In this way, the discussion that there is Sexual and Gender Diversity and that these issues need to be discussed at school, including the creation of public policies that support the inclusion of the theme Gender and Diversity in school, becomes increasingly emerging. It is in this sense that the objective of this dissertation is to analyze how the Brazilian Public Educational Policies in Elementary School I, related to issues of Gender and Diversity, are approached and organized. The research was carried out by the Postgraduate Program in Science and Humanities Teaching at the Federal University of Amazonas, campus Humaitá-AM. This is a research that analyzed national educational documents such as the Law of Directives and Bases (BRASIL, 1996), The National Education Plans (BRASIL, 2001; 2014) and the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018). This research analyzed the Sexual and Gender Diversity content within such documents and their expectations about the insertion of these themes in the school. For this, it needed a qualitative approach, of the documentary type using content analysis (BARDIN, 2016), based on post-critical theories of educational research as the theoretical field of Gender Studies and Cultural Studies with some contributions from Studies queer. Regarding the theoretical framework in the textual construction before the analysis, contributed theoretically: Santos Filho and Melo (2014), Canabarro (2013), Louro (1997; 2000), Woodward (2000), and Silva (2000). For the analysis of these documents, we have the main theorists: Dias (2017), Nogueira (2019), Moreira (2019), and Azar and Motta (2020). As a result of this research, we have that the Law of Guidelines and Bases of Education (BRASIL, 1996), The National Education Plans (BRASIL, 2001; 2014), and the National Curricular Common Base (BRASIL, 2018) present limited and timid initiatives, not always very clear. Such initiatives are limited or in the presentation of the text of these documents, in the execution and in the legitimation. Finally, there are still many gaps in the texts of national documents and their legitimation in Gender and Sexual Diversity from their elaboration to the way in which it is propagated in the media, society and school.
Keywords: Identidade de gênero
???metadata.dc.subject.cnpq???: Ciências Humanas
???metadata.dc.subject.user???: Diversidade Sexual
Gênero
Políticas Públicas
Documentos Educacionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: ALMEIDA, Daivane Azevedo. As Políticas Públicas Educacionais Nacionais e suas ações para a Inserção da Diversidade Sexual e de Gênero nas Escolas. 2022. 94f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades), Universidade Federal do Amazonas, Humaitá(AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9078
Issue Date: 8-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Daivane Azevedo de Almeida_PPGECH.pdf766.17 kBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.