???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9086
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Filosofia no ensino médio: a sala de aula como espaço para desenvolver a experiência filosófica como crítica do cotidiano
???metadata.dc.creator???: Batista, Gerson Cruz 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Oliveira, José Alcimar de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Silva, Gimima Beatriz Melo da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Silva, Pedro Rodolfo Fernandes da
???metadata.dc.description.resumo???: O foco deste trabalho investigativo está enquadrado na possibilidade de pensar e desenvolver uma proposta alternativa para o ensino de filosofia no nível médio da educação no país que envolva o conteúdo do pensamento e o exercício do pensar filosoficamente usando a sala de aula de Filosofia como espaço fecundo para o devir da experiência do filosofar mediante a reflexão crítica dos/as jovens em relação ao contexto cultural no qual estão inseridos e, do qual recebem suas influências. Para responder a essa problemática, de que maneira o ensino filosófico no espaço da sala de aula pode se constituir em uma experiência filosófica como crítica do cotidiano, há o desenvolvimento de uma sequência didática como proposta a ser aplicada em sala de aula de Filosofia. Buscamos como base para a fundamentação teórica as contribuições do pensamento de Theodor Adorno, Agnes Heller e Paulo Freire, além de subsídios inestimáveis de outros teóricos expressivos, para ponderar sobre a tarefa da filosofia como reflexão crítica, bem como a importância do ensino filosófico baseado na relação dialógica entre o mundo e os saberes filosóficos desenvolvidos na sala de aula.
Abstract: El enfoque de este trabajo de investigación está encuadrado en la posibilidad de pensar y desarrollar una propuesta alternativa para la enseñanza de filosofía en el nivel medio de la educación en el país que involucre el contenido del pensamiento y el ejercicio del pensar filosóficamente usando el aula de clase de Filosofía como espacio fecundo para el devir de la experiencia del filosofar mediante la reflexión crítica de los/las jóvenes en relación al contexto cultural en el cual están inseridos y, del cual reciben sus influencias. Para responder a esta problemática, de cuál manera la enseñanza filosófica en el espacio del aula de clase puede constituirse en una experiencia filosófica como crítica del cotidiano, hay el desarrollo de una secuencia didáctica como propuesta en ser aplicada en la clase de Filosofía. Buscamos como base para la fundamentación teórica a las contribuciones del pensamiento de Theodor Adorno, Agnes Heller y Paulo Freire, además de subsídios inestimables de otros teóricos expressivo, para ponderar sobre la tarea de la filosofia como reflexión crítica, como también la importância de la enseñanza filosófica basada en la relación dialógica entre el mundo y los saberes filosóficos desarrolhados en el aula de clase.
Keywords: Educação - Filosofia
Filosofia - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Filosofia
Sala de aula
Experiência filosófica
Crítica do cotidiano
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: BATISTA, Gerson Cruz. Filosofia no ensino médio: a sala de aula como espaço para desenvolver a experiência filosófica como crítica do cotidiano. 2022. 94 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9086
Issue Date: 23-Feb-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GersonBatista_PPGFILO.pdf1.57 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons