???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9094
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Previsão da evasão estudantil em disciplinas introdutórias de programação por meio de mineração de dados sociodemográficos
Other Titles: Student dropout prediction in introductory computer programming classes through sociodemograph data mining
???metadata.dc.creator???: Pereira, André Fabiano Santos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Souto, Eduardo James Pereira
First advisor-co: Carvalho, Leandro Silva Galvão de
???metadata.dc.contributor.referee1???: Pio, José Luiz de Souza
???metadata.dc.contributor.referee2???: Rodrigues, Rosiane de Freitas
???metadata.dc.description.resumo???: A evasão estudantil caracteriza-se como um processo de exclusão do ambiente educacional determinado por fatores motivacionais, estruturais, socioeconômicos, internos e externos às instituições de ensino. A evasão em disciplinas introdutórias de programação, conhecidas como CS1, constitui-se em um desafio frequentemente observado em cursos de ciências exatas e de engenharias. O objetivo deste trabalho é construir um modelo de previsão de evasão de estudantes em disciplinas CS1 destes cursos com uso de dados sociodemográficos, passível de aplicação ainda no início de cada período letivo. A metodologia aplicada foi baseada no processo de mineração de dados CRISP-DM (Cross-Industry Standard Processo of Data Mining), com adaptações ao ambiente educacional, para extração do conhecimento e construção do modelo preditivo de evasão baseada na dimensão sociodemográfica dos estudantes. Com o intuito de validar a metodologia proposta, foram realizados experimentos com dados de ex-estudantes de CS1 dos cursos de ciências exatas e de engenharias da Universidade Federal do Amazonas. A previsão de evasão de estudantes nessas turmas mostrou-se viável, sendo construído um modelo preditivo com uso do classificador AdaBoost facilmente adaptável, permitindo a condução de iniciativas institucionais e pedagógicas mais eficientes de combate à evasão estudantil.
Abstract: Student dropout is characterized as an exclusion process from educational environment determined by motivational, structural, socioeconomic factors, internal and external to educational institutions. Dropout occurrences in introductory computer programming classes, known as CS1, is a challenge often observed in courses in sciences and engineering. The present paper aims to build a student‘s predicting dropout model in CS1 classes of these courses with the use of sociodemographic data and suitable to the application of this model even at the beginning of each academic period. The applied methodology was based on the data mining process CRISP-DM (Cross Industry Standard Process of Data Mining), with adaptations to the educational environment, to extract knowledge and build the dropout predictive model using a student sociodemographic data dimension. In order to validate the proposed methodology, experiments were carried out with data from former students of CS1 from the science and engineering courses at UFAM. The prediction of dropout students in these classes proved to be feasible, being built a predictive model easily adaptable using the AdaBoost classifier, allowing the engagement of more efficient institutional and pedagogical initiatives to combat evasion in an attempt that this probability does not materialize.
Keywords: Evasão universitária
Informática - Estudo e ensino
Mineração de dados (Computação)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS EXATAS E DA TERRA: CIENCIA DA COMPUTACAO: METODOLOGIA E TECNICAS DA COMPUTACAO
???metadata.dc.subject.user???: Previsão de evasão
Evasão estudantil
Introdução à programação
Mineração de dados educacionais
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Computação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Informática
Citation: PEREIRA, André Fabiano Santos. Previsão da evasão estudantil em disciplinas introdutórias de programação por meio de mineração de dados sociodemográficos. 2021. 81 f. Dissertação (Mestrado em Informática) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2021.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9094
Issue Date: 22-Apr-2021
Appears in Collections:Mestrado em Informática

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_AndrePereira_PPGI.pdf3.42 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons