???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9109
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Registros de representações semióticas em análise de regressão: Uma proposta de sequências didáticas com uso do software Geogebra
Other Titles: Records of semiotic representations in regression analysis: a proposal for didactic sequences based on the dynamism and interactivity of the GeoGebra software
???metadata.dc.creator???: Silva, Ivani valentim da 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Vaz, Marcos André Braz
???metadata.dc.contributor.referee1???: Cruz, Romildo Pereira da
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Elrismar Auxiliadora Gomes
???metadata.dc.description.resumo???: O objetivo dessa pesquisa foi avaliar a eficiência do software GeoGebra para abordar os conceitos matemáticos contidos na regressão linear simples. Partimos do pressuposto de que o software possui os recursos necessários para auxiliar o aluno na criação de representações dos objetos matemáticos envolvidos nessa análise. Para fundamentar nossas expectativas, quanto aos benefícios ao processo de ensino-aprendizagem que a ferramenta pode trazer, recorremos à Teoria dos Registros de Representações Semióticas, segundo a qual o objeto matemático só pode ser apreendido por meio de representações e que a qualidade e variedade dessas representações são fundamentais para a aprendizagem. A metodologia utilizada foi a Engenharia Didática, através do confronto das análises a priori, e as análises a posteriori, feito após a implementação de uma sequência didática, realizada por meio de um processo experimental, em uma turma da 3ª série do Ensino Médio em uma Escola de Apuí-AM. O contrato didático, segundo orientação dos autores dessa teoria foi o instrumento usado para estabelecer, as responsabilidades e os limites de cada um dos agentes envolvidos no experimento. Os resultados revelaram que o uso do software GeoGebra, articulado com as propostas de ensino apresentadas, pode contribuir para o aprendizado de conteúdos de análise de regressão Estatística. Sua utilização vai além da realização de cálculos dispostos em tabelas, como as planilhas eletrônicas já fazem. Seu diferencial são os recursos que permitem a interação do aluno com o objeto matemático e a conversão da linguagem algébrica para as linguagens de gráficos e imagética, e vice-versa.
Abstract: The objective of this research was to evaluate the efficiency of the GeoGebra software to approach the mathematical concepts contained in the simple linear regression. We assume that the software has the necessary resources to assist the student in creating representations of the mathematical objects involved in this analysis. In order to base our expectations regarding the learning benefits that the tool can bring, we resort to the Theory of Registers of Semiotic Representations, according to which the mathematical object can only be apprehended through representations and that the quality and variety of these representations are fundamental for the Learn. The methodology used was Didactic Engineering, through the confrontation of the a priori analyses, and the a posteriori analyses, made after the implementation of a didactic sequence, carried out through an experimental process, in a class of the 3rd grade of High School in a School of Apuí-AM. The didactic contract, according to Brousseau’s (2008) orientation, was the instrument used to establish the responsibilities and limits of each of the agents involved in the experiment. The results revealed that the use of GeoGebra software, articulated with the teaching proposals presented, can contribute to the learning of Statistical regression analysis contents in an efficient and inclusive way. Its use goes beyond performing calculations arranged in tables, as electronic spreadsheets already do. Its differential is the resources that allow the student to interact with the mathematical object and the conversion from algebraic language to graphics and imagery languages, and vice versa
???metadata.dc.subject.cnpq???: 7.08.04.02-8 Métodos e Técnicas de Ensino
???metadata.dc.subject.user???: Ensino de Estatística
Tecnologias digitais
Ensino-aprendizagem
Contrato didático
Matemática
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: SILVA, Ivani Valentim da. Registros de representações semióticas em análise de regressão: Uma proposta de sequências didáticas com uso do software Geogebra. 2022.93 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9109
Issue Date: 30-Aug-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_IvaniSilva_PPGECH.pdfDissertação2.3 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.