???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9126
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Análises e percepções no ensino de ciências naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM
Other Titles: Analysis and perceptions in the teaching of natural sciences through emergency remote teaching in times of pandemic in the municipality of Humaitá-AM
???metadata.dc.creator???: Costa, Jéssica Pollyana Celeste Santana 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Lima, Renato Abreu
???metadata.dc.contributor.referee1???: Moura, Oswanda Silava de
???metadata.dc.contributor.referee2???: Menezes, Jorge de Almeida
???metadata.dc.description.resumo???: A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias decretadas pela OMS e o Governo provocaram o fechamento das atividades não essenciais e de vários serviços públicos e privados. Dentre eles, as redes de educação pública e privada da cidade de Humaitá. A presente dissertação trata de uma pesquisa dedicada em analisar as práticas docentes enfatizando as estratégias didáticas adotadas pelos educadores no ensino de Ciências da Natureza, através da modalidade de ensino adotada pelos órgãos educacionais na qual ocorreu a migração do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os protagonistas participantes da nossa pesquisa foram os “docentes” do ensino de Ciências Naturais que lecionaram a disciplina no período de isolamento social na rede estadual e municipal de ensino do munícipio sendo o nosso objeto de estudo voltado para o “ensino remoto” com a articulação das interfaces do cenário vivido durante o período pandêmico (entre 2020 e 2021), procurando analisar quais os desafios e/ou obstáculos enfrentados dentro da realidade das aulas remotas de Ciências no contexto amazônico. A pesquisa foi tratada através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo agregando os aspectos qualitativos e quantitativos, articulando-se pelo viés da abordagem da dialética. Para a coleta de dados selecionamos o uso dos seguintes instrumentos: a) Observação de Campo; b) Mapeamento das escolas que fizeram parte do campo da pesquisa; c) Entrevistas através da aplicação de um questionário on-line (Google Meet/ WhatsApp) e presencial. Os dados foram coletados e analisado pelo procedimento metodológico de interpretação e categorização que a técnica da análise de conteúdo fundamenta. Os resultados da pesquisa nos mostraram as seguintes evidências: dificuldades dos alunos na aprendizagem em relação a leitura e interpretação de texto; exigiu um novo perfil de docente, que precisou se reinventar, e se adaptar as novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se e superando-se em meios aos desafios do ensino aprendizagem no por vir. Contudo, se torna urgente e emergente estabelecer metas para um novo processo de construção de conhecimento a fim de para os alunos com níveis de aprendizado diferentes, tais prática e ações necessitam de fomento das autoridades públicas e órgãos educacionais por projetos que atenuem além das desigualdades sociais as desigualdades de aprendizagem para o ensino de ciências naturais.
Abstract: The COVID-19 pandemic has impacted with changes in the daily lives of people around the world, as a result of social distancing measures that aim to contain the spread of the disease and the collapse of health systems. In the State of Amazonas and, as in other States of Brazil, the health measures enacted by the WHO and the Government caused the closure of non-essential activities and various public and private services. Among them, the public and private education networks in the city of Humaitá. The present dissertation deals with a research dedicated to analyzing teaching practices emphasizing the didactic strategies adopted by educators in the teaching of Natural Sciences, through the teaching modality adopted by educational bodies in which the migration from face-to-face teaching to Emergency Remote Teaching took place (ERE). The protagonists participating in our research were the "teachers" of the teaching of Natural Sciences who taught the subject during the period of social isolation in the state and municipal teaching network of the municipality, with our object of study focused on "remote teaching" with the articulation of the interfaces of the scenario experienced during the pandemic period (between 2020 and 2021), seeking to analyze the challenges and/or obstacles faced within the reality of remote science classes in the Amazonian context. The research was treated through a qualitative approach, of an exploratory-descriptive character, aggregating qualitative and quantitative aspects, articulating through the bias of the dialectic approach. For data collection, we selected the use of the following instruments: a) Field Observation; b) Mapping of schools that were part of the research field; c) Interviews through the application of an online questionnaire (Google Meet/WhatsApp) and face-to-face. Data were collected and analyzed using the methodological procedure of interpretation and categorization that the content analysis technique is based on. The research results showed us the following evidences: students' learning difficulties in relation to reading and text interpretation; required a new profile of teacher, who had to reinvent himself, and adapt to new technologies, new methodologies, transforming himself and overcoming himself in ways to the challenges of teaching and learning in the future. However, it is urgent and emergent to establish goals for a new process of knowledge construction in order for students with different levels of learning, such practices and actions need to be encouraged by public authorities and educational bodies for projects that mitigate beyond social inequalities. learning inequalities for teaching natural sciences.
A pandemia de COVID-19 impactou com modificações no cotidiano das pessoas pelo mundo, em decorrência das medidas de distanciamento social que visa conter o avanço da doença e o colapso dos sistemas de saúde. No estado do Amazonas e, assim como em outros Estados do Brasil, as medidas sanitárias decretadas pela OMS e o Governo provocaram o fechamento das atividades não essenciais e de vários serviços públicos e privados. Dentre eles, as redes de educação pública e privada da cidade de Humaitá. A presente dissertação trata de uma pesquisa dedicada em analisar as práticas docentes enfatizando as estratégias didáticas adotadas pelos educadores no ensino de Ciências da Natureza, através da modalidade de ensino adotada pelos órgãos educacionais na qual ocorreu a migração do ensino presencial para o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Os protagonistas participantes da nossa pesquisa foram os “docentes” do ensino de Ciências Naturais que lecionaram a disciplina no período de isolamento social na rede estadual e municipal de ensino do munícipio sendo o nosso objeto de estudo voltado para o “ensino remoto” com a articulação das interfaces do cenário vivido durante o período pandêmico (entre 2020 e 2021), procurando analisar quais os desafios e/ou obstáculos enfrentados dentro da realidade das aulas remotas de Ciências no contexto amazônico. A pesquisa foi tratada através de uma abordagem qualitativa, de caráter exploratório-descritivo agregando os aspectos qualitativos e quantitativos, articulando-se pelo viés da abordagem da dialética. Para a coleta de dados selecionamos o uso dos seguintes instrumentos: a) Observação de Campo; b) Mapeamento das escolas que fizeram parte do campo da pesquisa; c) Entrevistas através da aplicação de um questionário on-line (Google Meet/ WhatsApp) e presencial. Os dados foram coletados e analisado pelo procedimento metodológico de interpretação e categorização que a técnica da análise de conteúdo fundamenta. Os resultados da pesquisa nos mostraram as seguintes evidências: dificuldades dos alunos na aprendizagem em relação a leitura e interpretação de texto; exigiu um novo perfil de docente, que precisou se reinventar, e se adaptar as novas tecnologias, novas metodologias, transformando-se e superando-se em meios aos desafios do ensino aprendizagem no por vir. Contudo, se torna urgente e emergente estabelecer metas para um novo processo de construção de conhecimento a fim de para os alunos com níveis de aprendizado diferentes, tais prática e ações necessitam de fomento das autoridades públicas e órgãos educacionais por projetos que atenuem além das desigualdades sociais as desigualdades de aprendizagem para o ensino de ciências naturais.
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
???metadata.dc.subject.user???: COVID-19. Estratégias didáticas. Ciências da Natureza. Ensino online
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - Humaitá
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Humanidades
Citation: COSTA, Jéssica Pollyana Celeste Santana. Análises e percepções no ensino de ciências naturais através do ensino remoto emergencial em tempos de pandemia no município de Humaitá-AM. 2022. 72 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades) - Universidade Federal do Amazonas, Humaitá (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9126
Issue Date: 11-Sep-2022
Appears in Collections:Mestrado em Ensino de Ciências e Humanidades

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_JéssicaCosta_PPGECH.pdfANEXOS1.2 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.