???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9131
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorOliveira, Lucilene Salomão de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3381481063036800eng
dc.contributor.advisor1Martins, Lúcia Helena Pinheiro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6681836743502942eng
dc.contributor.advisor-co1Martins, Ayrton Luiz Urizzi-
dc.contributor.referee1Silva, Antônia Ivanilce Castro da-
dc.contributor.referee2Cavalcante, Katia Viana-
dc.date.issued2022-07-29-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lucilene Salomão de. Pigmentos naturais: colorindo as ciências ambientais. 2022. 79 f. Dissertação (Mestrado em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais) - Universidade Federal do Amazonas, Tefé (AM), 2022.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9131-
dc.description.resumoA importância dos pigmentos para a humanidade é evidente e bem documentada. Embora, esse tema seja tão antigo quanto o surgimento do homem na pré-história, atualmente a crescente sensibilização ecológica vem buscando reutilizar matérias primas naturais como os pigmentos, de modo a diminuir os impactos ambientais. Nesse contexto, considerando que os elementos naturais além dos benefícios ao ambiente e a saúde são potenciais aliados ao processo interdisciplinar, esta pesquisa teve como objetivo principal construir um material didático de práticas interdisciplinares para o ensino contextualizado das Ciências Ambientais com a temática dos pigmentos naturais. Para isso, foi realizado um levantamento identificando fontes conhecidas ou potenciais e a descrição dos processos químicos dos pigmentos naturais. A coleta de dados foi realizada com dez professores/pesquisadores de Institutos e Universidades federais que já desenvolvessem conteúdos sobre o assunto ou alguma atividade prática com pigmentos naturais. Devido às restrições impostas pela pandemia do COVID-19, utilizou-se formulários online através do Google forms e o contato com os participantes através das mídias sociais. Quanto às estratégias metodológicas, a pesquisa mostrou- se predominantemente qualitativa, tipo exploratória com amostragem não probabilística. Dentre os procedimentos, para embasar e atingir os objetivos propostos foram realizadas: pesquisas bibliográficas, documental e pesquisa de campo, usando como técnicas para coleta de dados: questionários abertos, observação direta, diário de campo e registros fotográficos. A partir dos resultados foi possível elaborar o produto educacional “ Manual Intuitivo de pigmentos amazônicos” com práticas interdisciplinares abrangendo fichas informativas de fontes regionais escolhidas pela importância cultural e econômica da região amazônica: açaí, camu-camu, buriti e solo amazônico verticalizando os conhecimentos das fontes para inserção nos conteúdos curriculares de biologia e química do 2o ano do ensino médio, podendo o material ser adaptado a critério ou necessidade do educador e educando, reiterando que o discente pode ser o ator principal de sua aprendizagem, de modo a trilhar o caminho da criticidade e sensibilização de sua sociedade, sendo o docente um mediador e facilitador nesse processo.eng
dc.description.abstractThe importance of pigments to humanity is evident and well documented. Although this theme is as old as the emergence of man in prehistory, currently the growing ecological awareness is seeking to reuse natural raw materials such as pigments, in order to reduce environmental impacts. In this context, considering that the natural elements in addition to the benefits to the environment and health are potential allies to the interdisciplinary process, this research had as main objective to build a didactic material of interdisciplinary practices for the contextualized teaching of Environmental Sciences with the theme of natural pigments. For this, a survey was carried out identifying known or potential sources and the description of the chemical processes of natural pigments. Data collection was carried out with ten professors/researchers from Federal Institutes and Universities who were already developing content on the subject or some practical activity with natural pigments. Due to the restrictions imposed by the COVID-19 pandemic, online forms were used through Google forms and contact with participants through social media. As for the methodological strategies, the research showed to be predominantly qualitative, exploratory type with non-probabilistic sampling. Among the procedures, to support and achieve the proposed objectives were carried out: bibliographic, documentary and field research, using as techniques for data collection: open questionnaires, direct observation, field diary and photographic records. From the results, it was possible to elaborate the educational product "Intuitive Manual of Amazonian Pigments" with interdisciplinary practices covering information sheets from regional sources chosen for the cultural and economic importance of the Amazon region: açaí, camu-camu, buriti and Amazonian soil verticalizing the knowledge of sources for insertion in the curriculum of biology and chemistry of the 2nd year of high school, and the material can be adapted to the criteria or needs of the educator and student, reiterating that the student can be the main actor in their learning, in order to tread the path the criticality and awareness of their society, with the teacher being a mediator and facilitator in this process.eng
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superioreng
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59992/ProdEducacional_Lucilene%20Oliveira_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/59994/Disserta%c3%a7%c3%a3o_LucileneOliveira_PROFCIAMB.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentCentro de Ciências do Ambienteeng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programRede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientaiseng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/-
dc.subjectTintaspor
dc.subjectPingmentospor
dc.subjectQuímica - Estudo e ensinopor
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopor
dc.subject.cnpqCIENCIAS EXATAS E DA TERRAeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS BIOLOGICASeng
dc.titlePigmentos naturais: colorindo as ciências ambientaiseng
dc.typeDissertaçãoeng
dc.subject.userTintas naturaispor
dc.subject.userEnsino transversalpor
dc.subject.userInterdisciplinaridadepor
dc.subject.userSensibilização ambientalpor
dc.subject.userSolo amazônicopor
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons