???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva, Priscilla Lima da-
dc.creator.Lattes​http://lattes.cnpq.br/9658724872704753eng
dc.contributor.advisor1Torres, Iraildes Caldas-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2677966121712850eng
dc.contributor.referee2Barros, João Luiz da Costa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6129130317451083eng
dc.contributor.referee3Ribeiro, Odenei de Souza-
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/3632397138574065eng
dc.contributor.referee4Almeida, Whasgthon Aguiar de-
dc.contributor.referee4Latteshttp://lattes.cnpq.br/6766948755894257eng
dc.contributor.referee5Barros, Rooney Augusto Vasconcelos-
dc.contributor.referee5Latteshttp://lattes.cnpq.br/5930675218892371eng
dc.date.issued2020-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Priscilla Lima da. Imagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus. 2020. 152f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) -Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2020.eng
dc.identifier.urihttps://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9159-
dc.description.resumoEste estudo assume o propósito de investigar as expressões infantis representadas no brincar e configuradas nos desenhos. A ideia consiste em compreender os processos de construção simbólica nas dimensões culturais e subjetivas. O brincar é visto como um tempo e espaço pertencente à criança e de seu domínio sociocultural e físico-corporeo. Os desenhos são vistos como formas particulares de inscrição das culturas da infância; meios de comunicação das crianças com os seus pares e com os adultos; formas de representação de seus saberes e concepções de mundo; e, também, como expressão de sua imaginação criativa e de sua sensibilidade estética. A metodologia adotada segue a trilha das abordagens qualitativas sem exclusão dos aspectos quantitativos, elegendo o aporte teórico das Ciências Humanas numa tessitura interdisciplinar dos assuntos abordados. A pesquisa de campo foi realizada numa escola municipal da Vila da Felicidade, localizada no bairro do Mauazinho, em Manaus, no Amazonas. Dentre os múltiplos aspectos constatados ficou patente o fato de que é necessário que a Sociologia da Infância estabeleça uma maior aproximação com os processos de constituição das culturas da infância, apontando para o rompimento com os esquemas tradicionalistas de análise fundados nas tendências diretivistas e intervencionistas, que ainda pesam sobre o desenvolvimento infantil. Deve-se considerar, por fim, que as crianças são constructos sociais que se constroem a si próprias, elaborando suas brincadeiras e as formas de brincar, esboçando suas infâncias em diferentes contextos e situações.eng
dc.description.abstractCette étude a pour but d'étudier les expressions des enfants représentées dans le jeu et configurées dans les dessins. L'idée est de comprendre les processus de construction symbolique dans les dimensions culturelles et subjectives. Le jeu est vu comme un temps et un espace appartenant à l'enfant et à son domaine socioculturel et physique-physique. Les dessins sont considérés comme des formes particulières d'inscription des cultures de l'enfance; la communication des enfants avec leurs pairs et les adultes; façons de représenter leurs connaissances et leurs conceptions du monde; et aussi comme expression de son imagination créatrice et de sa sensibilité esthétique. La méthodologie adoptée suit la voie des approches qualitatives sans exclure les aspects quantitatifs, en choisissant la contribution théorique des Sciences Humaines dans un cadre interdisciplinaire des sujets traités. La recherche sur le terrain a été effectuée dans une école municipale de Vila da Felicidade, située dans le quartier de Mauazinho, à Manaus, Amazonas. Parmi les multiples aspects observés, le fait que la science doive établir une approximation plus étroite des processus de constitution des cultures de l'enfance est évident, pointant vers la rupture avec les schémas d'analyse traditionalistes basés sur les tendances directives et interventionnistes, qui pèsent encore sur développement de l'enfant. Enfin, il faut considérer que les enfants sont des constructions sociales qui se construisent, élaborent leurs jeux et leurs modes de jeu, décrivant des enfances avec des contextes et des situations différents.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufam.edu.br/retrieve/60547/Tese_PriscillaSilva_PPGSCA.pdf.jpg*
dc.languageporeng
dc.publisherUniversidade Federal do Amazonaseng
dc.publisher.departmentInstituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociaiseng
dc.publisher.countryBrasileng
dc.publisher.initialsUFAMeng
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazôniaeng
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subject.cnpqOUTROSeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: EDUCACAOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: ANTROPOLOGIAeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: PSICOLOGIA: PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO HUMANOeng
dc.subject.cnpqCIENCIAS HUMANAS: SOCIOLOGIAeng
dc.titleImagens das infâncias nos tempos e espaços do brincar: um olhar para as crianças da Vila da Felicidade, em Manaus.eng
dc.typeTeseeng
dc.contributor.referee4orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5950-6442eng
dc.subject.userCrianças.por
dc.subject.userInfâncias.por
dc.subject.userEscola/Manaus.por
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_PriscillaSilva_PPGSCA.pdf3.45 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.