???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9173
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Políticas linguísticas no ensino bilíngue: uma reflexão ecolinguística das línguas em contato em território escolar no Alto Solimões
???metadata.dc.creator???: Santos, Rosinéa Auxiliadora Pereira dos 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Renilda Aparecida
???metadata.dc.contributor.referee1???: Santos, Vera Márcia Marques
???metadata.dc.contributor.referee2???: Oliveira, Alexandre Pontes de
???metadata.dc.contributor.referee3???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee4???: Ferreira, Jarliane da Silva
???metadata.dc.description.resumo???: A tese “Políticas linguísticas no ensino bilíngue: uma reflexão ecolinguística das línguas em contato em território escolar no Alto Solimões” constitui-se em uma pesquisa sobre as políticas linguísticas que norteiam o ensino bilíngue português-ticuna nas escolas indígenas de Betânia. O objetivo visa compreender como o ensino bilíngue está sendo organizado na comunidade indígena Vila Betânia, analisando as políticas linguísticas adotadas no currículo bilíngue/intercultural e os discursos dos profissionais da educação indígena. Trata-se de uma pesquisa qualitativa baseada na construção teórica com caráter multidisciplinar e a base epistemológica partiu da Sociologia Compreensiva e da Linguística Aplicada. A coleta de dados foi feita através de entrevistas, aplicação de questionários e diário de campo. O resultado mostrou que há contradições referentes à execução do ensino bilíngue em Betânia, ocasionados pelos graus de bilingualidade diferenciados em língua portuguesa, visto que eles sentem dificuldades não só em comunicar-se em língua portuguesa, mas também em ensiná-la através dos livros didáticos vindos da SEMED. Além disso, poucos professores têm licenciatura em linguagem e a maioria não tem graduação para lecionar línguas. Portanto, a contradição presente no ensino bilíngue nas escolas em Betânia dá-se pela inadequação didático-pedagógica que trata a língua portuguesa como primeira língua e a língua ticuna como segunda, pois o método utilizado nas duas disciplinas é o da tradução de uma língua para outra.
Abstract: The thesis “Linguistic policies in bilingual education: an ecolinguistic reflection of languages in contact in school territory in Alto Solimões” is a research on the linguistic policies that guide Portuguese-Ticuna bilingual teaching in indigenous schools in Betânia. The objective is to understand how bilingual education is being organized in the Vila Betânia indigenous community, analyzing the language policies adopted in the bilingual/intercultural curriculum and the discourses of indigenous education professionals. This is a qualitative research based on theoretical construction with a multidisciplinary character and the epistemological basis came from Comprehensive Sociology and Applied Linguistics. Data collection was done through interviews, application of questionnaires and field diary. The result showed that there are contradictions regarding the implementation of bilingual education in Betânia, caused by the different degrees of bilinguality in Portuguese, since they feel difficulties not only in communicating in Portuguese, but also in teaching it through textbooks. from SEMED. In addition, few teachers have a degree in language and most do not have a degree to teach languages. Therefore, the contradiction present in bilingual teaching in schools in Betânia is due to the didactic-pedagogical inadequacy that treats Portuguese as a first language and Ticuna as a second language, since the method used in both subjects is that of translating from one language to another. other.
Keywords: Política linguística
Bilinguismo - Amazonas
Educação bilíngue
Indígenas - Educação
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS
CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS
???metadata.dc.subject.user???: Políticas linguísticas
Ecolinguística
Línguas em contato
Ensino bilíngue
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia
Citation: SANTOS, Rosinéa Auxiliadora Pereira dos. Políticas linguísticas no ensino bilíngue: uma reflexão ecolinguística das línguas em contato em território escolar no Alto Solimões. 2022. 187 f. Tese (Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9173
Issue Date: 1-Sep-2022
Appears in Collections:Doutorado em Sociedade e Cultura na Amazônia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_RosinéaSantos_PPGSCA.pdf4.04 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.