???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9198
???metadata.dc.type???: Tese
Title: Ensino de literatura: subjetividades docentes, formação inicial e chão de escola em uma região periférica de Manaus
???metadata.dc.creator???: Dantas, Priscila Vasques Castro 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Silva, Iolete Ribeiro da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Barbato, Silviane Bonaccorsi
???metadata.dc.contributor.referee2???: Nunes, Paulo Jorge Martins
???metadata.dc.contributor.referee3???: Zucolo, Nicia Petreceli
???metadata.dc.contributor.referee4???: Barros, João Luiz da Costa
???metadata.dc.description.resumo???: Esta pesquisa se propôs a investigar, tomando a dialogia freiriana como método e partindo de uma abordagem histórico-cultural, se a compreensão crítico-reflexiva é desenvolvida na formação inicial do/a professor/a de literatura de modo a contribuir, quando de sua docência na educação básica, para um ensino de literatura que se faça espaço de reflexão e vozeamento. A perspectiva crítico-reflexiva de construção do saber é aquela em que existe espaço para o questionamento e a reflexão sobre o ordenamento das coisas, o que viabiliza a construção de sentidos e significados. A partir dessa proposta, definiu-se, como sujeito da pesquisa, o sujeito- professor de literatura, o qual foi observado em sua relação com o texto literário na prática docente. Com fundamento nos pressupostos da dialogia freiriana e considerando a abordagem histórico-cultural, os procedimentos adotados para condução da pesquisa e análise dos dados foram a análise documental discursiva, as entrevistas individuais narrativas abertas e a observação participante. O lugar da investigação sobre a formação inicial foi a licenciatura no Curso de Letras – Língua e Literatura Portuguesa – da Universidade Federal do Amazonas. Para a investigação da prática docente, buscaram-se escolas de ensino médio da rede pública estadual de ensino da Coordenadoria Distrital de Educação 05 da Secretaria de Estado de Educação e Desporto. Os sujeitos acompanhados longitudinalmente na pesquisa foram dois, em duas escolas da referida Coordenadoria. A escolha desta Coordenadoria apoiou-se no interesse da pesquisa de investigar o ensino de literatura também em perspectiva geopolítica, em um contexto amazônico urbano e periférico, no qual se insere a Universidade Federal do Amazonas. Os resultados apontaram que o não desenvolvimento, durante a licenciatura, de um olhar pedagógico da formação inicial, apoiado numa perspectiva crítico-reflexiva do ensino de literatura, dificulta o trabalho com o texto literário no exercício da docência. O que se verificou, em campo, é que os sujeitos enfrentam dificuldades para discutir o texto literário a partir do contexto sócio-histórico-cultural, focando o trabalho na conceituação/periodização literária. No desenvolvimento das ações realizadas pela pesquisa, buscou-se dirimir essas dificuldades, estabelecendo-se um trabalho contextualizado do texto literário, desenvolvido a partir da mediação docente pautada no diálogo com os/as estudantes, considerando suas vivências como pontes no processo de construção do pensamento crítico-reflexivo oportunizado pelo trabalho com a literatura. Evidenciou-se, a partir dos resultados, a necessidade de maior alinhamento entre formação inicial e docência na educação básica, o que pode ser viabilizado tanto por meio de ações de pesquisa e extensão quanto pela discussão e reflexão acerca do ensino de literatura durante as aulas das disciplinas de estudos literários na formação inicial, a fim de que se oportunize uma educação literária ativa, fundamentada na criticidade, que colabore para o desenvolvimento da subjetividade.
Abstract: This research aimed to investigate, taking the freirian dialogy as a method and starting from a historical-cultural approach, if the critical-reflective understanding is developed in the initial formation of the literature teacher in order to contribute, during his teaching in basic education, for a teaching of literature that becomes a space for reflection and voicing. The critical- reflective perspective of knowledge construction is one in which there is space for questioning and pondering about the ordering of things, which enables the construction of senses and meanings. Based on this proposal, the subject-teacher of literature was defined as the subject of the research, who was observed in his relationship with the literary text in teaching practice. Based on the assumptions of freirian dialogy and considering the historical-cultural approach, the procedures adopted to conduct the research and data analysis were the discursive document analysis, individual open narrative interviews and participant observation. The place of research on initial formation was the degree in the Letters Course – Portuguese Language and Literature – at the Federal University of Amazonas. For the investigation of teaching practice, high schools of the state public education network of the District Education Coordination 05 of the State Department of Education and Sports were sought. The subjects followed longitudinally in the research were two, in two schools of the aforementioned Coordination. The choice of this Coordination was based on the research interest of investigating the teaching of literature also from a geopolitical perspective, in an urban and peripheral Amazonian context, in which the Federal University of Amazonas is inserted. The results showed that the non-development, during the degree, of a pedagogical view of initial formation, supported by a critical-reflexive perspective of literature teaching, makes it difficult to work with the literary text in the teaching practice. What was verified, in the field, is that the subjects face difficulties to discuss the literary text from the socio-historical-cultural context, focusing the work on the conceptualization/literary periodization. In the development of the actions carried out by the research, sought to resolve these difficulties, establishing a contextualized work of the literary text, developed from teacher mediation based on dialogue with students, considering their experiences as bridges in the process of building critical-reflexive thinking provided by the work with literature. The results showed the need for greater alignment between initial formation and teaching in basic education, which can be made possible both through research and extension actions and by discussing and pondering about the teaching of literature during the classes of literary studies subjects in initial formation, in order to provide an active literary education, based on criticality, which contributes to the development of subjectivity.
Keywords: Professores - Formação
Literatura - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: EDUCACAO
???metadata.dc.subject.user???: Educação
Subjetividade
Amazônia
Formação inicial docente
Ensino de literatura
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Faculdade de Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Educação
Citation: DANTAS, Priscila Vasques Castro. Ensino de literatura: subjetividades docentes, formação inicial e chão de escola em uma região periférica de Manaus. 2022. 312 f. Tese (Doutorado em Educação, Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
???metadata.dc.rights.uri???: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9198
Issue Date: 25-Nov-2022
Appears in Collections:Doutorado em Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_PriscilaDantas_PPGE.pdf22.11 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons