???item.export.label??? ???item.export.type.endnote??? ???item.export.type.bibtex???

Please use this identifier to cite or link to this item: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente
???metadata.dc.creator???: Lima, Galba Vanderlei Batista 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Costa, Deodato Ferreira da
???metadata.dc.contributor.referee1???: Souto, Caio Augusto Teixeira Martins
???metadata.dc.contributor.referee2???: Noronha, Nelson Matos de
???metadata.dc.description.resumo???: Trata-se de uma pesquisa que visa uma aproximação entre o ensino de filosofia e a perspectiva ética do cuidado de si, tecendo reflexões nessa relação sobre a subjetivação do discurso filosófico. Parte do pressuposto de que o discurso filosófico é subjetivado no meio social complexo e que, fazendo parte da relação saber-poder institui concepções, práticas, normas, tendo efeito disciplinar sobre os indivíduos. O professor de filosofia pode ser o primeiro a ser atingido por essas formas de subjetivação, como também passa a ser um agente dessas produções de subjetividade. A pesquisa procurou saber como o professor subjetiva o discurso filosófico na formação docente e se o professor dispunha de práticas de ascese para subjetivação de um discurso por meio de uma relação consigo mesmo, sugerindo o cuidado de si como forma de resistência aos saberes constituídos na trama saber-poder.
Abstract: It is a research that aims to bring together the teaching of philosophy and the ethical perspective of self-care, weaving reflections in this relationship on the subjectivation of philosophical discourse. It starts from the assumption that the philosophical discourse is subjectivated in the complex social environment and that, as part of the knowledge-power relationship, it establishes conceptions, practices, norms, having a disciplinary effect on individuals. The philosophy teacher may be the first to be affected by these forms of subjectivation, as well as being an agent of these productions of subjectivity. The research sought to know how the teacher subjectifies the philosophical discourse in teacher training and whether the teacher had ascetic practices for subjectivation of a discourse through a relationship with himself, suggesting self-care as a form of resistance to the knowledge constituted in the plot. know-power.
Keywords: Educação - Filosofia
Professores - Formação
Filosofia - Estudo e ensino
???metadata.dc.subject.cnpq???: CIENCIAS HUMANAS: FILOSOFIA: ETICA
???metadata.dc.subject.user???: Ensino
Filosofia
Cuidado de si
Discurso filosófico
Michel Foucault
Language: por
???metadata.dc.publisher.country???: Brasil
Publisher: Universidade Federal do Amazonas
???metadata.dc.publisher.initials???: UFAM
???metadata.dc.publisher.department???: Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-graduação em Filosofia
Citation: LIMA, Galba Vanderlei Batista. O cuidado de si em Michel Foucault: um olhar sobre a subjetivação do discurso filosófico na formação docente. 2022. 130 f. Dissertação (Mestrado em Filosofia) - Universidade Federal do Amazonas, Manaus (AM), 2022.
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: https://tede.ufam.edu.br/handle/tede/9211
Issue Date: 16-Dec-2022
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Filosofia

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação_GalbaLima_PPGFILO.pdf1.51 MBAdobe PDFThumbnail

Download/Open Preview


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.